Como saber se uma identidade visual é ruim?

Atualizado: 10 de nov. de 2020

Essa é uma das principais perguntas a respeito da nossa própria identidade visual, afinal, o que é um bom logo ou um péssimo logo ou identidade visual?


Percebe que essa resposta é muito relativa?


É falta de estratégia, de técnica, de criatividade do designer?


Enfim, são N situações que poderíamos listar neste post. Afinal, design não é arte, mas está (MUITO) próximo dela.


Foto por Nugroho Wahyu

Certamente você já deve ter visto uma imagem, um logo, uma fotografia e ter achado ela "cafona", "feia", às vezes sem saber o porquê.


O fato de você olhar uma imagem e achar ela "feia" pode ser associado a 3 fatores principais:


  • Gosto pessoal

  • Falta de senso estético de sua parte

  • Amadorismo, falta de técnica e experiência da pessoa que fez

  • Ou tudo isso junto hahaha



Mas o que torna uma imagem agradável aos nossos olhos?


Isso também é muito relativo, porque também envolve o gosto pessoal de cada um, porém as imagens que agradam a uma grande quantidade de pessoas geralmente possuem:


  • Boas noções de tipografia

  • Boas noções de cores

  • Técnicas, noção de espaço, simetria e hierarquia do design


Ou seja, para você saber se o seu logo é bom ou ruim de verdade, você teria que ter uma boa noção de design ou questionar a um profissional, mas uma coisa que você pode levar em consideração sem precisar de um profissional para averiguar é a frase abaixo:



Lembre-se sempre disso: as pessoas costumam ignorar aquilo que NÃO facilita a vida delas, concorda?

Quantas vezes você entrou em um site para efetuar uma compra mas desiste porque:


  • não acha o botão de comprar

  • ou todo o processo é muito confuso

  • ou o design da página é tão esquisito e amador que faz você ficar um pouco desconfiada se a empresa é real mesmo.


Ai você tá aí pensando, tá mas o que isso tem a ver?


E eu te respondo: TUDO! Afinal tudo é design, até mesmo este texto que você lê é design...


Essa fonte aqui que você está lendo é a Josefin Sans e foi desenhada pelo type designer Santiago Orozco. Viu só? A gente ignora que o mundo é feito de design!



Como saber se o seu logo é ruim?



Como que estão as cores?


Se você não consegue enxergar o seu logo direito pela falta de contraste de cores e, ao imprimir, não fica nada a ver com o que estava no computador.


Sabe aquele designer que te cobrou 70 reais para fazer um "logo aquarelado"?


Pois é, dá nisso. Ele te entrega um arquivo RGB e você imprime e fica todo desbotado, por que será?


E mais uma vez, parem de querer logo em aquarela... Aquarela é para usar em ilustração, não no logotipo gente!

Pior é quando as cores não tem nada a ver com o estilo de trabalho que você faz.