Como saber se uma identidade visual é ruim?
Atualizado: 10 de nov. de 2020
Essa é uma das principais perguntas a respeito da nossa própria identidade visual, afinal, o que é um bom logo ou um péssimo logo ou identidade visual?
Percebe que essa resposta é muito relativa?
É falta de estratégia, de técnica, de criatividade do designer?
Enfim, são N situações que poderíamos listar neste post. Afinal, design não é arte, mas está (MUITO) próximo dela.

Certamente você já deve ter visto uma imagem, um logo, uma fotografia e ter achado ela "cafona", "feia", às vezes sem saber o porquê.
O fato de você olhar uma imagem e achar ela "feia" pode ser associado a 3 fatores principais:
Gosto pessoal
Falta de senso estético de sua parte
Amadorismo, falta de técnica e experiência da pessoa que fez
Ou tudo isso junto hahaha
Mas o que torna uma imagem agradável aos nossos olhos?
Isso também é muito relativo, porque também envolve o gosto pessoal de cada um, porém as imagens que agradam a uma grande quantidade de pessoas geralmente possuem:
Boas noções de tipografia
Boas noções de cores
Técnicas, noção de espaço, simetria e hierarquia do design
Ou seja, para você saber se o seu logo é bom ou ruim de verdade, você teria que ter uma boa noção de design ou questionar a um profissional, mas uma coisa que você pode levar em consideração sem precisar de um profissional para averiguar é a frase abaixo:

Lembre-se sempre disso: as pessoas costumam ignorar aquilo que NÃO facilita a vida delas, concorda?
Quantas vezes você entrou em um site para efetuar uma compra mas desiste porque:
não acha o botão de comprar
ou todo o processo é muito confuso
ou o design da página é tão esquisito e amador que faz você ficar um pouco desconfiada se a empresa é real mesmo.
Ai você tá aí pensando, tá mas o que isso tem a ver?
E eu te respondo: TUDO! Afinal tudo é design, até mesmo este texto que você lê é design...
Essa fonte aqui que você está lendo é a Josefin Sans e foi desenhada pelo type designer Santiago Orozco. Viu só? A gente ignora que o mundo é feito de design!
Como saber se o seu logo é ruim?
Como que estão as cores?
Se você não consegue enxergar o seu logo direito pela falta de contraste de cores e, ao imprimir, não fica nada a ver com o que estava no computador.
Sabe aquele designer que te cobrou 70 reais para fazer um "logo aquarelado"?
Pois é, dá nisso. Ele te entrega um arquivo RGB e você imprime e fica todo desbotado, por que será?
E mais uma vez, parem de querer logo em aquarela... Aquarela é para usar em ilustração, não no logotipo gente!
Pior é quando as cores não tem nada a ver com o estilo de trabalho que você faz.