Por que é importante ter uma identidade visual? 

Todos os anos, milhares de pessoas abrem milhares de novos negócios. Acredito eu, que todos querem ter sucesso em seus negócios, lucrarem e viverem dele, certo?



Alguns evoluem em seus negócios, prosperam e lucram, criando uma carreira empreendedora de sucesso. Outros falham em sua meta.


Longe de dizer aqui que quem falhou está errado ou é incapaz de chegar ao sucesso, mas acredito que é possível enxergar possíveis erros na atitude desta pessoa que falhou.

E onde quero chegar com isso? Uma das principais atitudes que as pessoas têm é de ignorar aquilo que falei no início: milhares de empresas estão sendo abertas todos os anos.


Milhares! Isso fora as que já existem.

E o que fará você diferente dos milhares? Afinal quando estamos iniciando um negócio somos apenas mais um pingo em meio ao oceano.

A identidade?


Uma das coisas que nós podem tornar diferentes do todo chama-se IDENTIDADE. E quando me refiro a identidade aqui, não é identidade visual. É em um conceito geral.


Ter algo de diferente em meio aos outros seres humanos é que fará você se tornar uma pessoa única.


Quer um exemplo do dia-a-dia? Sabe aquela menina diferente que pinta o cabelo de azul?


As pessoas notam sua presença, porque ela é diferente das demais e destoa do "resto".

A identidade faz a gente associar que aquele roxinho especial é o Nubank, que a maçã mordida é a Apple, que a lanchonete é o MC Donald's e não o Burguer King, enfim, percebe isso? (Aliás, como você nota a diferença entre o McDonald's e o Burguer King?)


Se você não tem identidade, torna-se apenas mais um a ter um negócio. Você será mais um em meio ao rebanho.


E se você não têm um diferencial, o único "diferencial" entre o seu negócio e o negócio concorrente é o preço.

Isso derrota qualquer empresa, visto que você deverá manter a sua margem de lucro sempre baixa o suficiente para manter os clientes.


Resultado: falência.


Por isso, ter uma identidade pode fazer (junto a vários outros fatores) a sua empresa decolar. Às vezes o que está faltando é a identidade.

Quais os benefícios de ter uma identidade visual?


Vamos listar alguns dos principais:

  • Credibilidade: as pessoas confiam mais no seu negócio porque ele tem cara de empresa, não de "lojinha da esquina". Fazer a sua identidade visual demonstra o nível de preocupação que você tem em oferecer uma boa experiência ao seu cliente.

  • Reforça a memória do cliente: o cliente se lembrará com mais facilidade quando ver a sua marca e associará os produtos que ele compra à sua marca.

  • Lucro: empresas que são visualmente agradáveis vendem mais, porque demonstram profissionalismo e dedicação.

  • Valorização: seu negócio será mais valorizado com uma identidade visual profissional, pois não será visto como um negócio amador e sem objetivos. A identidade visual reforça que a sua empresa é séria, não é apenas uma "aventura".

  • Posicionamento: quando você tem uma identidade, consegue mostrar melhor para o cliente qual tipo de emoção você quer passar com a sua empresa. Por exemplo, uma empresa de festas de aniversário para crianças deve ter uma identidade visual que remeta ao mundo infantil e que passe essa emoção aos clientes.

Já uma clínica de dentista voltada para o público idoso deve passar uma imagem completamente diferente.

Por isso, é importante olhar para a identidade visual como um INVESTIMENTO e não como um gasto.

Ao investir em identidade visual, você terá o retorno a longo prazo que lhe trará lucro e reputação, portanto não desmereça o projeto de identidade visual, não deixe como mero detalhe em sua lista de investimentos!

A identidade é essencial, crucial e determinante para a vida do seu negócio.


Falando no assunto, recomendo ler alguns dos posts aqui do blog para ficar afiado neste conceito:


Ah e caso você tenha interesse em solicitar um orçamento aqui, não deixe de chamar no WhatsApp ou pela nossa página de contato, será um prazer lhe atender e lhe ajudar.