top of page

Por que é importante ter uma identidade visual? 

Atualizado: há 1 dia

Todos os anos, milhares de pessoas abrem milhares de novos negócios. Acredito eu, que todos querem ter sucesso em seus negócios, lucrarem e viverem dele, certo?




Alguns evoluem em seus negócios, prosperam e lucram, criando uma carreira empreendedora de sucesso. Outros falham em sua meta.


Longe de dizer aqui que quem falhou está errado ou é incapaz de chegar ao sucesso, mas acredito que é possível enxergar possíveis erros na atitude desta pessoa que falhou.

E onde quero chegar com isso? Uma das principais atitudes que as pessoas têm é de ignorar aquilo que falei no início: milhares de empresas estão sendo abertas todos os anos.


Milhares! Isso fora as que já existem.

E o que fará você diferente dos milhares? Afinal quando estamos iniciando um negócio somos apenas mais um pingo em meio ao oceano.


A identidade?


Uma das coisas que nós podem tornar diferentes do todo chama-se IDENTIDADE. E quando me refiro a identidade aqui, não é identidade visual. É em um conceito geral.


Ter algo de diferente em meio aos outros seres humanos é que fará você se tornar uma pessoa única.


Quer um exemplo do dia-a-dia? Sabe aquela menina diferente que pinta o cabelo de azul?


As pessoas notam sua presença, porque ela é diferente das demais e destoa do "resto".

A identidade faz a gente associar que aquele roxinho especial é o Nubank, que a maçã mordida é a Apple, que a lanchonete é o MC Donald's e não o Burguer King, enfim, percebe isso? (Aliás, como você nota a diferença entre o McDonald's e o Burguer King?)


Se você não tem identidade, torna-se apenas mais um a ter um negócio. Você será mais um em meio ao rebanho.


E se você não têm um diferencial, o único "diferencial" entre o seu negócio e o negócio concorrente é o preço.

Isso derrota qualquer empresa, visto que você deverá manter a sua margem de lucro sempre baixa o suficiente para manter os clientes.


Resultado: falência.


Por isso, ter uma identidade pode fazer (junto a vários outros fatores) a sua empresa decolar. Às vezes o que está faltando é a identidade.


Quais os benefícios de ter uma identidade visual?


Vamos listar alguns dos principais:

  • Credibilidade: as pessoas confiam mais no seu negócio porque ele tem cara de empresa, não de "lojinha da esquina". Fazer a sua identidade visual demonstra o nível de preocupação que você tem em oferecer uma boa experiência ao seu cliente.

  • Reforça a memória do cliente: o cliente se lembrará com mais facilidade quando ver a sua marca e associará os produtos que ele compra à sua marca.

  • Lucro: empresas que são visualmente agradáveis vendem mais, porque demonstram profissionalismo e dedicação.

  • Valorização: seu negócio será mais valorizado com uma identidade visual profissional, pois não será visto como um negócio amador e sem objetivos. A identidade visual reforça que a sua empresa é séria, não é apenas uma "aventura".

  • Posicionamento: quando você tem uma identidade, consegue mostrar melhor para o cliente qual tipo de emoção você quer passar com a sua empresa. Por exemplo, uma empresa de festas de aniversário para crianças deve ter uma identidade visual que remeta ao mundo infantil e que passe essa emoção aos clientes.


Já uma clínica de dentista voltada para o público idoso deve passar uma imagem completamente diferente.


Por isso, é importante olhar para a identidade visual como um INVESTIMENTO e não como um gasto.


Ao investir em identidade visual, você terá o retorno a longo prazo que lhe trará lucro e reputação, portanto não desmereça o projeto de identidade visual, não deixe como mero detalhe em sua lista de investimentos!


A identidade é essencial, crucial e determinante para a vida do seu negócio.


Falando no assunto, recomendo ler alguns dos posts aqui do blog para ficar afiado neste conceito:


Ah e caso você tenha interesse em solicitar um orçamento aqui, não deixe de chamar no WhatsApp ou pela nossa página de contato, será um prazer lhe atender e lhe ajudar.


Espero ter solucionado as dúvidas de todos e, caso tenha sobrado alguma dúvida, não deixe de comentar no post abaixo que responderei assim que possível, será um prazer lhe ajudar sempre!

Beijocas e até o próximo post.

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page