Buscar

Como definir o público-alvo de uma empresa?

Você sabe por que ter um público-alvo definido para o seu negócio?


Afinal, qual é a ligação maluca entre reduzir o alcance de clientes a um público mais restrito e vender mais? Oi?


Sim, isso parece um paradoxo a princípio, mas você vai descobrir neste post que é uma das melhores e mais simples estratégias de marketing para se conseguir vender mais e melhor.


Primeiro irei explicar o "porquê" você deve ter um público-alvo definido e depois irei explicar "como". Porque não faz sentido eu querer explicar "como" se você não sabe "porque" fazer, não é mesmo?


Então vamos lá!



O que é público-alvo?


Antes de tudo, o público-alvo é, literalmente, o público que você pretende atingir, isto é, vender os seus produtos e serviços.


Simples assim!



Por que ter um público-alvo definido?


Já ouviu aquela frase que "qualidade é sempre melhor do que quantidade"?


De que adianta você ter 1000 peças de roupa no guarda-roupas se somente 5 delas atendem as suas necessidades com excelência?

Da mesma forma: de que adianta ter 1000 "clientes" se a maioria deles acham seus preços altos demais, não se alinham com a proposta da sua marca, não tem interesse profundo nos serviços do seu negócio, etc.


Percebe que ter todos os tipos de cliente é como querer atirar para todos os lados na pretensão de acertar alguém aleatoriamente?


Se você possui um grupo menor, de pessoas que tem relação com a personalidade da sua marca, a chance de que alguma dessas pessoas faça a compra é muito maior!


E o exemplo que eu posso te dar é aqui mesmo no estúdio.


Seria besteira se eu quisesse atender todos os tipos de negócios, porque eu iria "atirar para todo lado" e acabaria não agradando ninguém, percebe?


Se eu tenho foco em um público feminino, jovem e empreendedor, para mim será muito mais fácil conseguir vender para este público, pois estou conversando com elas da forma que elas gostam, compartilho do mesmo dia dia delas e conseguimos estabelecer uma conexão mais profunda.


Com isso, resulto em uma conexão maior e mais vendas.



Como definir o seu público-alvo?


Definir o seu público pode ser feito de duas formas: ou analisando aquele público que mais engaja nos seus posts e que mais efetuam compras ou partindo de uma proposta da sua marca, que seria o propósito do seu negócio e a sua missão.



Como fazer a análise do seu público?


É só usar o google analytics ao seu favor. Observe o tipo de cliente que entra no seu site / loja virtual, aquele cliente que te segue e sempre comenta nas publicações.


É só cadastrar o seu site ou rede social por lá e conseguirá diversas informações. Se você tem dúvidas de qual público-alvo pretende atender, essas métricas irão lhe ajudar.



E como definir a partir da missão da marca?


Partindo de um propósito para a sua marca existir.


Exemplo: aqui no estúdio o meu propósito é fazer com que mulheres possam se sentir poderosas e independentes, donas de seus negócios.


Era uma coisa que me incomodava.


As pessoas tendem a achar que empresas, mundo financeiro e negócios são coisas de "homem".


E não, não pode ser mais assim! Mulheres são capazes de gerenciarem grandes impérios e mudar o mundo também.


Eu acredito fielmente nisso e essa é o maior propósito da existência do estúdio: mudar a vida de várias mulheres transformando os seus negócios.


Te contei tudo isso para te mostrar que, com um propósito, fica bem mais fácil decidir o público que irá engajar e comprar.


Portanto tenha um propósito, trabalhe bem no seu branding e assim você construirá uma marca forte!



Dica extra: trabalhe a sua persona


Após decidir o público que pretende trabalhar, comece a pensar na sua persona. Não irei me estender neste post pois é um assunto bem extenso, então recomendo ler o nosso post falando sobre persona clicando aqui.


A persona vai te dar ainda mais direcionamento para o seu público-alvo, fazendo-o conversar com um público específico e ainda mais engajado. Corra para ler este post pois irá lhe ajudar ainda mais nesta tarefa.


Espero ter ajudado com este post, aproveita e da uma olhada nos demais posts do blog. Comente, caso sobrar alguma dúvida.


Obrigada por ter lido!

Até o próximo post.

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

Nós

Somos um estúdio virtual localizado em Taboão da Serra -SP, focado em design gráfico e branding para empresas e profissionais autônomas. Acreditamos no potencial da imagem para alcançar o sucesso.

  • LinkedIn - Gabriela Costa
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

© COPYRIGHT 2020 - CNPJ: 31.252.859/0001-11 

A CASA DE LILITH DESIGN STUDIO || FEITO COM  DESDE 2018