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Como criar uma paleta de cores para o meu negócio?

Atualizado: 27 de mar.

Você sabe da importância de se manter uma paleta de cores? A paleta de cores é uma dos fatores que determinam a característica de uma marca.



Quando vemos os tons de laranja e azul royal, logo pensamos no Itaú por exemplo.


E o roxinho do Nubank? Ultimamente as paletas de cores estão se tornando a cada dia mais importantes para a criação de uma identidade visual e, consequentemente uma marca.


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Tags para o Brechó Miuccia Sustentável com paleta que vai de tons de marrom fenty a vermelho tomate

O ideal é que você escolha a paleta de cores e use sempre estas mesmas cores em sua identidade visual, seu escritório ou estúdio / ateliê e tenha um padrão específico de texturas e materiais que remetem a sua empresa.


Assim a sua identidade visual será reforçada constantemente.



Como eu crio minha paleta de cores?


Recomendo que leia nossa categoria da Psicologia das Cores e encontre o tom que mais se encaixe no seu negócio, mas antes vamos ver um resumo das cores principais e você adaptará estes significados abaixo para a criação da sua paleta de cores.


Resumidamente, as cores se organizam da seguinte forma:


VERMELHO - Desperta fome, curiosidade. É a cor da energia. Excelente para restaurantes, fast foods, boates, lugares que exigem ou necessitam um alto fluxo de pessoas.


Se usada demais pode provocar stress, portanto equilibre com tons mais amenos.


AMARELO - Cor lúdica que também desperta a fome, mas auxilia a criatividade e energia, animando as pessoas.


Excelente para lugares que possuem crianças como escolas e creches, restaurantes e lugares que trabalham com a criatividade.


VERDE - Cor calma, harmônica. Excelente para acalmar os nervos e trazer bem-estar. Relacionada a natureza. Adequado para locais que trabalham com o bem-estar, como clínicas, hospitais, spas, etc...


Lugares que precisam de harmonia constantemente.


AZUL - Cor também calma, fria e serena. Assim como o verde, acalma os nervos, traz bem-estar, porém usada com cautela para não despertar tristeza. Também é uma cor sóbria, se usado um azul marinho, por exemplo.


Excelente para tudo que seja relacionado ao mundo infantil, quando usado em tons pasteis e excelente para clínicas, hospitais e escritórios de advocacia quando usada em tons sóbrios, como um azul marinho.


ROSA - Mistura do branco com o vermelho. Traz a energia do vermelho, porém com a pureza do branco. A cor representa delicadeza, leveza, paixão e o mundo feminino.


Excelente para ser relacionada à mulher e ao infantil, mas não representa apenas isso, podendo ser utilizada de diversos tons, desde o pastel até tons mais sóbrios, seguindo a linha de raciocínio da cor azul.


Excelente para ser utilizada em perfumarias, lojas infantis, salões,


ROXO - Cor da prosperidade, luxo, sofisticação e riqueza. Geralmente associada ao mundo espiritual, magia e esoterismo também.


É excelente para locais que trabalham com dinheiro e com o mundo dos bens como bancos, corretoras e imobiliárias por exemplo, mas é excelente para cartomantes, lojas e empresas que trabalham com assuntos esotéricos.


LARANJA - Cor de muita energia, mistura amarelo e vermelho, as duas cores mais energéticas do espectro de cores, portanto tem uma energia dobrada de criatividade e ação.


Excelente para lugares que exigem ação e atividade constante como academias, coworkings, escritórios e lugares que demandam muita capacidade de raciocínio, concentração e energia.


BRANCO - Cor neutra que representa limpeza, pureza e inocência. É a junção do espectro de cores, portanto tem um pouco de todas as características.


Por se tratar de uma cor neutra como o preto e o cinza, é ideal para qualquer tipo de negócio e como uma cor coadjuvante / secundária.


PRETO - Cor neutra que representa mistério, luxo, sofisticação. Diferente do que as pessoas pensam, o preto é uma cor luxuosa excelente em empresas de alto padrão como as grifes.


Em excesso pode deixar o ambiente denso, portanto é necessário haver um equilíbrio e usar o preto com outras cores para dar destaque.


CINZA - Cor neutra incompreendida pelas pessoas, haahhah o cinza é o meio termo entre o preto e o branco, sendo a junção das qualidades de ambos.


O cinza passa altíssima sofisticação ao ambiente sem pesar tanto quanto o preto, sendo uma excelente opção para substituí-lo.


Eu mesma amo preto, mas substituo quase sempre pelo cinza na minha identidade visual porque harmoniza melhor com as outras cores.


Assim como o branco e o preto, deve ser utilizado em junção com outras cores para usufruir do potencial do cinza.


MARROM/BEGE - Cor neutra que transmite segurança, estabilidade, tranquilidade. É excelente para ser utilizada como cor coadjuvante também.


Serve para todos os tipos de negócios, portanto não há uma contraindicação.


A única dica é não utilizar demais para o não pesar muito, pois assim como o cinza, o marrom em excesso passa a sensação de tédio e estagnação.



Não sei combinar cores, e agora?


Recomendo que, se você não sabe combinar cores utilize o Pinterest (aliás nos siga no pinterest @acasadelilith) e pesquise por "color pallete" e o nome da cor que você escolheu.


Exemplo, escolhi o roxo, então eu irei pesquisar "purple color pallete" no Pinterest e ele me dará diversas imagens com tonalidades de cores que combinam com o roxo.


Assim fica mais fácil você escolher aquela paleta que mais te agrada sem ter que se esforçar tanto para escolher a paleta de cores a dedo.


Outra opção seria o Adobe Color. Esta ferramenta da Adobe é excelente para você escolher cores mais sóbrias.


Lá da para escolher cores análogas, contrárias, tons de pastel, dá para fazer upload de uma foto e ele te dará a escala de cores da foto.


Aliás super te recomendo ir no Pinterest, pegar uma imagem legal que você gostou e usar no Adobe Color para poder extrair a paleta de cores da imagem.


Exemplo: sua marca é mais romântica? Procure por imagens que passam essa sensação e extraia as cores das fotos usando o Adobe Color.



Como usar o Adobe Color


É bem simples! É só entrar no site color.adobe.com e ir na opção "extrair tema". Você irá fazer o upload da imagem e pronto! Ele lhe dará uma paleta de cores.


Há algumas opções ao lado que permite fazer paletas mais vibrantes, monocromáticas ou mais suaves. Vá testando até achar uma paleta que lhe agrade.


Como criar uma paleta de cores para o seu negócio
É só escolher uma imagem e usá-la como inspiração

Você poderá escolher também paletas pré-existentes no próprio adobe color, mas aí você precisará se cadastrar.


Você também pode usar alternativas mais "retrôs" e fazer a sua paleta usando o círculo cromático. Explico um pouquinho sobre o círculo cromático logo abaixo:



O circulo cromático


O circulo cromático a uma ferramenta que a maioria dos profissionais de design, moda, publicidade e arte usam para conseguir combinar melhor as cores, saber quais se destacam mais e quais cores ficam apagadas juntas.


Como fazer uma paleta de cores para a minha empresa
Circulo cromático

Para combinar, basta escolher tons que são análogos ou contrários (complementares) ao tom escolhido.


Tons contrários dão mais contraste e as cores parecem mais fortes, como o azul unido ao laranja ou o amarelo unido ao roxo.


Cores análogas são tons que estão próximos daquele tom que você deseja.


Exemplo: eu quero usar o azul, portanto os tons análogos ao azul são tons de turquesa e azul marinho.

Isso pode te ajudar a fazer uma paleta de cores com tons crus, mas se você quer algo mais sofisticado, como tons pasteis ou tons acizentados, é necessário um pouco mais de tempo para encontrar paletas de cores combináveis e harmônicas.



Mesmo assim não consigo achar minha paleta...


Não se preocupe, porque ao criar seu logotipo ou identidade visual, o estúdio faz também uma paleta de cores com base em todos estes parâmetros técnicos ditos acima e muito mais, então você não precisará se preocupar com nada, porque vêm tudo prontinho para usar!


Por isso, se isso for uma tarefa difícil para você, não se preocupe que fazemos para você. É só enviar um orçamento para nosso WhatsApp.


Se quiser conhecer também um pouco sobre o nosso trabalho, não deixe de olhar sobre a nossa metodologia de trabalho.



É isso o post de hoje, espero ter ajudado, espero ter esclarecido pelo menos alguma coisinha. Obrigada por ter lido!


Beijos!

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