top of page

ARTE • DESIGN • DECOR

 

Como criar uma paleta de cores para o meu negócio?

Atualizado: 27 de mar.

Você sabe da importância de se manter uma paleta de cores? A paleta de cores é uma dos fatores que determinam a característica de uma marca.



Quando vemos os tons de laranja e azul royal, logo pensamos no Itaú por exemplo.


E o roxinho do Nubank? Ultimamente as paletas de cores estão se tornando a cada dia mais importantes para a criação de uma identidade visual e, consequentemente uma marca.


Tags personalizadas para brechó online
Tags para o Brechó Miuccia Sustentável com paleta que vai de tons de marrom fenty a vermelho tomate

O ideal é que você escolha a paleta de cores e use sempre estas mesmas cores em sua identidade visual, seu escritório ou estúdio / ateliê e tenha um padrão específico de texturas e materiais que remetem a sua empresa.


Assim a sua identidade visual será reforçada constantemente.



Como eu crio minha paleta de cores?


Recomendo que leia nossa categoria da Psicologia das Cores e encontre o tom que mais se encaixe no seu negócio, mas antes vamos ver um resumo das cores principais e você adaptará estes significados abaixo para a criação da sua paleta de cores.


Resumidamente, as cores se organizam da seguinte forma:


VERMELHO - Desperta fome, curiosidade. É a cor da energia. Excelente para restaurantes, fast foods, boates, lugares que exigem ou necessitam um alto fluxo de pessoas.


Se usada demais pode provocar stress, portanto equilibre com tons mais amenos.


AMARELO - Cor lúdica que também desperta a fome, mas auxilia a criatividade e energia, animando as pessoas.


Excelente para lugares que possuem crianças como escolas e creches, restaurantes e lugares que trabalham com a criatividade.


VERDE - Cor calma, harmônica. Excelente para acalmar os nervos e trazer bem-estar. Relacionada a natureza. Adequado para locais que trabalham com o bem-estar, como clínicas, hospitais, spas, etc...


Lugares que precisam de harmonia constantemente.


AZUL - Cor também calma, fria e serena. Assim como o verde, acalma os nervos, traz bem-estar, porém usada com cautela para não despertar tristeza. Também é uma cor sóbria, se usado um azul marinho, por exemplo.


Excelente para tudo que seja relacionado ao mundo infantil, quando usado em tons pasteis e excelente para clínicas, hospitais e escritórios de advocacia quando usada em tons sóbrios, como um azul marinho.


ROSA - Mistura do branco com o vermelho. Traz a energia do vermelho, porém com a pureza do branco. A cor representa delicadeza, leveza, paixão e o mundo feminino.


Excelente para ser relacionada à mulher e ao infantil, mas não representa apenas isso, podendo ser utilizada de diversos tons, desde o pastel até tons mais sóbrios, seguindo a linha de raciocínio da cor azul.


Excelente para ser utilizada em perfumarias, lojas infantis, salões,


ROXO - Cor da prosperidade, luxo, sofisticação e riqueza. Geralmente associada ao mundo espiritual, magia e esoterismo também.


É excelente para locais que trabalham com dinheiro e com o mundo dos bens como bancos, corretoras e imobiliárias por exemplo, mas é excelente para cartomantes, lojas e empresas que trabalham com assuntos esotéricos.


LARANJA - Cor de muita energia, mistura amarelo e vermelho, as duas cores mais energéticas do espectro de cores, portanto tem uma energia dobrada de criatividade e ação.


Excelente para lugares que exigem ação e atividade constante como academias, coworkings, escritórios e lugares que demandam muita capacidade de raciocínio, concentração e energia.


BRANCO - Cor neutra que representa limpeza, pureza e inocência. É a junção do espectro de cores, portanto tem um pouco de todas as características.


Por se tratar de uma cor neutra como o preto e o cinza, é ideal para qualquer tipo de negócio e como uma cor coadjuvante / secundária.