top of page

O que é branding e qual é a importância do branding em um negócio?

Atualizado: 27 de mar.

Percebi que muitos clientes têm dúvidas a respeito da criação de marca e como ela funciona, então resolvi trazer uma versão mais simplificada e explicar com poucos termos técnicos o que se trata o branding e como é o processo criativo daqui do estúdio para vocês. Vamos lá?



Antes de começar eu gostaria que você pensasse na palavra Apple e tudo que vem na sua cabeça quando você pensa nesta palavra.


Deixa eu adivinhar: você provavelmente pensou em iPhone, tecnologia, status, beleza ou Steve Jobs. Agora, por que essas coisas vem automaticamente na nossa cabeça, mesmo sabendo que Apple significa maçã em português?

Isso é branding!!!


Branding a grosso modo


Sempre falo que o branding está mais próximo do marketing do que do design em si. Designers que trabalham com branding geralmente estão em agências (e ganham bem pra isso), afinal o branding interessa bastante para empresas já consolidadas no mercado e startups.


E sim, custa muito caro um processo de branding, porém o retorno é garantindo e é por isso que muitas empresas vendem.


Já já irei explicar o porquê, mas antes vamos definir a palavra "branding"?

O branding, a grosso modo, é o processo de fazer uma empresa qualquer se transformar em uma marca

Empresa todo mundo pode ter, todos nós podemos abrir uma empresa. Agora ter uma marca é diferente.


Ter uma marca não é apenas ter uma identidade visual (aliás a identidade visual é parte do processo de branding, ou seja, está contida no branding).

O branding é todos os serviços e processos que fazem a sua marca se tornar ÚNICA no mercado. Entre todos esses serviços estão:


  1. Identidade visual (design)

  2. Criação do nome da marca (naming)

  3. Personalidade da marca e estratégias de marketing (como ela se comporta em relação ao seu público alvo).

Esses três pilares eu os considero como essenciais para se ter uma marca bem posicionada. Então o branding vai além do design, ele engloba o marketing e o design, juntos.



Por que ter uma marca?


Eu vou ser bem sincera aqui. Ter uma marca faz total diferença na vida de um negócio. Se você tem uma marca, poderá cobrar muito mais no seu trabalho/produto, porque ele tem não apenas uma qualidade alta, mas tem status envolvido.


Vamos a um exemplo do cotidiano: sabe quando a pessoa fica se exibindo na internet porque ela comprou um Nike de 1000 reais?


Não é pelo tênis, porque em quesito qualidade, existem milhares de tênis excelentes por aí (e todos fabricados no mesmo país do "Nike de 1000": a China). A questão é status, por comprar uma marca que passa o ar de superioridade e glamour.


O preço do tênis também só consegue ser 1000 reais porque ele possui branding envolvido. Se o tênis não tivesse aquele símbolo e a marca da Nike nele, jamais custaria 1000 reais e, se custasse, ninguém iria comprar.


Por que? Porque pessoas pagam pela marca, e não pelo produto.


O processo de branding ou rebranding


Antes de qualquer coisa, eu vou deixar claro aqui que trata-se do processo de branding da Casa de Lilith Studio, não necessariamente é desta forma em todos os estúdios e agências de design.


Aqui também temos outros fatores que tornam o nosso processo criativo um pouco diferente, já que trabalhamos para pequenas empresas, então nosso processo criativo foi adaptado para atender melhor estes clientes.


É um processo lento que leva em média 1 mês ou mais para ficar pronto, portanto o cliente solicitante precisa ter ciência de que seu projeto não sairá na semana seguinte


Aliás, desconfie de projetos entregues em menos de uma semana. Projetos bons e caprichados levam tempo e estudo para serem realizados.


1. Briefing


Aí ai, designers e seus termos técnicos... Que raios é briefing?


Gente, o briefing é um nome chic para formulário de projeto.


O designer necessita de uma espécie de roteiro com o máximo de informações possível sobre a sua empresa.

Dados como o que você faz, quem são as pessoas que compram de você, qual é o propósito da existência da sua marca e todas as perguntas que os clientes acham um saco responder, mas que tem TOTAL impacto no resultado final!


Gente, pense comigo: mais chato do que isso é ter um projeto ruim por falta de informações e demorar o dobro do tempo para ser feito, não é? Além de ferver os miolos do designer, ai, ai, ai...


(Fico P da vida quando isso acontece)


2. Pesquisa e análise de mercado


Com o briefing pronto, iremos fazer uma pesquisa no nicho de mercado da empresa e saber o que as concorrentes delas tem de melhor (e pior) e usar isso como estratégia na criação da marca.

A marca deve ter um posicionamento com base no público alvo da empresa, por isso, fazemos uma pesquisa extensa, voltada para este público, para saber o que eles gostam, que tipo de empresa é a preferida deles, e vamos investigar tudo sobre a empresa mais importante do nicho para tirar aprendizados, pontos fortes e pontos fracos.


Iremos encontrar alguns pontos como, por exemplo:


  • Público-alvo: quem é o grupo de pessoas que a sua empresa irá se direcionar.

  • Persona: dentro destes grupos, iremos investigar quem é o cliente ideal e perfeito para o seu negócio.

  • Linguagem: qual forma a empresa irá se dialogar com seus clientes? Será mais lúdica, mais sóbria, sofisticada, etc. Isso impactará diretamente no resultado da identidade visual


3. Início do processo criativo


É só agora que entra a criação. Se estamos fazendo um branding do zero, iremos fazer a princípio a criação do nome da marca e após isso, entra a identidade visual.

Caso seja um rebranding ou uma atualização, iremos focar naquilo que já consolidou a marca no mercado e iremos aprimorar o que está precisando.


4. Prévias e entrega


As prévias são enviadas (no nosso caso) com base no que foi preenchido no briefing. Isso significa que não enviamos vários modelos diferentes para o cliente aprovar.


Além de deixar o cliente mais em dúvida e confuso, leva mais tempo para fazer e, convenhamos: não há o menor sentido montar várias identidades diferentes após tanta pesquisa, né? Na minha opinião, se existem várias opções "boas", o processo de pesquisa deve ser refeito porque está difuso.


O objetivo aqui é garantir que encontramos a única e melhor identidade visual possível para o negócio. Isso nos garante a originalidade da coisa.

E garanto para vocês que 75% dos clientes aprovam de primeira (ou após pequenas alterações). Então é uma metodologia que funciona bastante por aqui e, em 15 dias úteis, o cliente que responder o briefing com cuidado já recebe as prévias.



Fazer o processo de branding garante o sucesso da sua empresa?


Obviamente nada é garantido, porque o sucesso de um negócio depende de vários e vários fatores.


A quantidade de dinheiro que você tem para investir, o tanto que você gosta a respeito do nicho que atua, o tempo que você tem para se dedicar, as pessoas que podem te ajudar, a experiência que você tem com tal nicho, enfim, uma série de fatores.


Uma empresa requer esforço constante para se manter. Digamos que 50% do sucesso de um negócio é feito de esforço constante e um bom serviço / produto, o restante é da forma como este negócio é divulgado e como ele se mostra ao mundo.


Agora, posso te dizer com propriedade que fazer o processo de branding te trará pelo menos 30% a mais de chance de ter sucesso no seu negócio, porque a voz da marca, a identidade dela e a forma como ela se porta diante o público é que conquista clientes fieis e até fãs.



Por onde começar?


Começe solicitando o seu orçamento por aqui, através do nosso WhatsApp ou pela nossa página de contato e irei entrar em contato com você pelo email ou WhatsApp. A partir daí estabelecemos valores e prazos para entrega.


Será um prazer trabalhar com você. Caso você tenha alguma dúvida, não deixe de perguntar aqui nos comentários ou acessar o faq de perguntas frequentes.


É isso, espero ter lhe ajudado. Te aguardo no próximo post.

Beijos!

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page