O que é branding e qual é a importância do branding em um negócio?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Percebi que muitos clientes têm dúvidas a respeito da criação de marca e como ela funciona, então resolvi trazer uma versão mais simplificada e explicar com poucos termos técnicos o que se trata o branding e como é o processo criativo daqui do estúdio para vocês. Vamos lá?


O que é branding e qual é a importância do branding para pequenos negócios?

Antes de começar eu gostaria que você pensasse na palavra Apple e tudo que vem na sua cabeça quando você pensa nesta palavra.


Deixa eu adivinhar: você provavelmente pensou em iPhone, tecnologia, status, beleza ou Steve Jobs. Agora, por que essas coisas vem automaticamente na nossa cabeça, mesmo sabendo que Apple significa maçã em português?

Isso é branding!!!


Branding a grosso modo


Sempre falo que o branding está mais próximo do marketing do que do design em si. Designers que trabalham com branding geralmente estão em agências (e ganham bem pra isso), afinal o branding interessa bastante para empresas já consolidadas no mercado e startups.


E sim, custa muito caro um processo de branding, porém o retorno é garantindo e é por isso que muitas empresas vendem.


Já já irei explicar o porquê, mas antes vamos definir a palavra "branding"?

O branding, a grosso modo, é o processo de fazer uma empresa qualquer se transformar em uma marca

Empresa todo mundo pode ter, todos nós podemos abrir uma empresa. Agora ter uma marca é diferente.


Ter uma marca não é apenas ter uma identidade visual (aliás a identidade visual é parte do processo de branding, ou seja, está contida no branding).

O branding é todos os serviços e processos que fazem a sua marca se tornar ÚNICA no mercado. Entre todos esses serviços estão:


  1. Identidade visual (design)

  2. Criação do nome da marca (naming)

  3. Personalidade da marca e estratégias de marketing (como ela se comporta em relação ao seu público alvo).

Esses três pilares eu os considero como essenciais para se ter uma marca bem posicionada. Então o branding vai além do design, ele engloba o marketing e o design, juntos.



Por que ter uma marca?


Eu vou ser bem sincera aqui. Ter uma marca faz total diferença na vida de um negócio. Se você tem uma marca, poderá cobrar muito mais no seu trabalho/produto, porque ele tem não apenas uma qualidade alta, mas tem status envolvido.


Vamos a um exemplo do cotidiano: sabe quando a pessoa fica se exibindo na internet porque ela comprou um Nike de 1000 reais?


Não é pelo tênis, porque em quesito qualidade, existem milhares de tênis excelentes por aí (e todos fabricados no mesmo país do "Nike de 1000": a China). A questão é status, por comprar uma marca que passa o ar de superioridade e glamour.


O preço do tênis também só consegue ser 1000 reais porque ele possui branding envolvido. Se o tênis não tivesse aquele símbolo e a marca da Nike nele, jamais custaria 1000 reais e, se custasse, ninguém iria comprar.


Por que? Porque pessoas pagam pela marca, e não pelo produto.