Se você não leu o último post sobre como criar a sua paleta de cores, está perdendo, talvez seja um dos posts mais lidos aqui no blog e eu ensino tudo sobre como criar a sua, do zero!
Recomendo a leitura!
Muita gente que acessou este post me mandou email ou WhatsApp perguntando a respeito da importância da paleta de cores.
Então resolvi fazer este post falando um pouco sobre a (tremenda) importância e impacto que possui uma paleta de cores em uma marca.
Vamos lá?
Antes de tudo, o que é uma paleta de cores?
A paleta de cores é um grupo de cores específicas, bem escolhidas e combináveis entre si, que será parte da identidade visual da sua marca.
Isso é fundamental para estabelecer um padrão do seu negócio, com cores que façam o cliente associar a sua marca sempre que visualizarem seus produtos e mesmo que não vejam o seu logo.
Quer um exemplo? O roxinho do Nubank, por exemplo!
E quando me refiro às cores laranja e azul: o que vem na sua cabeça? Provavelmente veio o Itaú.
Eu poderia exemplificar milhares de empresas que utilizam as cores como parte da sua estratégia de branding, porque usar paletas de cores são extremamente eficazes para a memorização da marca.
Os benefícios de se ter uma paleta de cores específica
Enriquece o branding da marca em diversos aspectos, tornando-se uma estratégia ligada ao design e ao marketing.
Faz a marca se destacar em meio a outras que usam sempre as mesmas cores "sem graça".
Demonstra profissionalismo e seriedade, afinal sua marca possui um padrão específico, o que uniformiza a sua identidade visual.
Ajuda o cliente memorizar a sua marca com maior facilidade.
Transmite ideias, sensações e até as emoções desejadas com as cores, o que induz aos clientes comprarem mais por se identificarem com o seu negócio.
Entre tantos outros benefícios que a sua paleta de cores lhe traz, quando bem feita, é claro!
Uma paleta de cores, para que seja bem feita, é necessário que tenha muito conhecimento a respeito de combinação de cores, psicologia das cores e claro, muito bom senso!
Uma paleta de cores mal feita pode resultar em
Perda de valor da marca, é óbvio. Uma marca mal arquitetada é fadada ao fracasso.
Enfraquece a estratégia de marketing e não consegue conversar com o público-alvo certo, muito menos a persona!
Passa amadorismo, falta de comprometimento e isso afasta possíveis compradores.
Pode desencadear reações e emoções erradas nos clientes, como o exemplo que eu já dei em outro post do uso da cor vermelha em consultórios de dentistas. A cor vermelha nos remete sangue e violência! É uma cor negativa para este tipo de negócio. Deve-se usar cores que tragam segurança e conforto para o cliente.
Faz o seu negócio demonstrar uma personalidade que você não deseja, ou seja, não conversa com a sua missão de marca. Um exemplo interessante é uma marca de roupas para bebês usar uma paleta de cores escuras e frias, como preto e azul marinho.
O que fazer para se ter uma boa paleta de cores?
Primeiro recomendo pesquisar sobre paletas no Pinterest. Lá no nosso Pinterest (@acasadelilith), tem uma pasta só para paletas de cores.
Lá você pode se inspirar um pouco e encontrar diversas ideias que podem se encaixar no seu negócio.
Agora é necessário saber que nem sempre aquilo que você acha bonito ou aquela paleta incrível que você achou no Pinterest é o melhor para a sua empresa e público.
Supondo que você possua uma loja de antiguidades e queira usar uma paleta de cores fortes e muito chamativas.
Não coincide muito com o que você vende, concorda?
A não ser que seus móveis antigos tenham essa proposta inovadora, com cores fortes e diferenciadas, não faz sentido colocar muitas cores em uma identidade visual para um negócio deste tipo, pois não conversa com o produto que se vende.
É necessário ter muito bom senso e lógica para se criar uma boa paleta de cores, caso contrário ou ficará um carnaval completo ou talvez você crie algo previsível demais, sem graça.
Onde criar minha paleta?
Você pode utilizar o adobe color, o color hexa ou a própria pantone para criar a sua paleta de cores, mas ainda assim é difícil porque nem sempre sabemos o que combina mais com nosso tipo de negócio.
Criar uma paleta de cores não é apenas escolher alguns tons que combinam, mas passar uma sensação, uma ideia, uma estratégia de marca e estabelecer um padrão visual que torne a sua empresa um diferencial.
Recomendo que procure um profissional de design (cof cof oi aqui) para criar a sua paleta de cores, porque o designer estuda cor, psicologia das cores, branding, marketing e métodos de combinação que lhe permite a criação de uma paleta original e bem direcionada para seu público-alvo e persona!
Espero que este post tenha sido útil para você.
Beijos!
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