A cor rosa é sempre uma associação muito grande ao feminino e ao delicado, mas você já parou para pensar o porque desta associação?
Ou pelo menos já imaginou o porque, intuitivamente, chegamos a esta conclusão? A cor rosa está ligada também à paixão! E o porquê disso é bem intuitivo, por incrível que pareça.
O que significa a cor rosa?
Tecnicamente, ao desmembrarmos a cor rosa, temos como origem o vermelho e o branco (ou magenta e branco, no caso das impressões). O vermelho (o qual já fiz um post sobre) é uma cor energética, que possui como significado principal a atenção, mas toda essa energia do vermelho é quebrada pela cor branca, uma cor neutra que, aqui no ocidente, representa a paz.
O resultado disso é o rosa, uma cor que tem sua energia, mas ao mesmo tempo passa uma sensação de calmaria, delicadeza e suavidade, características muitas vezes associadas ao comportamento feminino, o que não é necessariamente uma verdade, afinal não é por causa de nosso gênero que automaticamente somos delicadas ou calmas mas, por associação cultural, literária e social que já vem de muito tempo, a gente acabou assimilando o rosa à mulher.
E isso é ruim? Lógico que não! O rosa é uma cor linda que pode representar diversas outras ideias além da feminilidade e delicadeza. Ela também passa uma sensação de pureza quando usada mais clarinha, e de luxo e requinte quando mais escura.
Não a toa a cor da Barbie é o rosa choque, um tom forte, energético que remete à mulher mas sem passar certa inocência, até porque o público-alvo da boneca Barbie não são bebês e sim crianças com mais de 6 anos (até adultos, porque muitos colecionam, homens e mulheres inclusive).
Outro exemplo ótimo é o próprio Instagram, que utiliza o rosa de uma forma matadora e o mistura com duas cores contrárias (o roxo e o amarelo) trazendo ainda mais a sensação energética, sem passar a imagem de pureza ou feminilidade, percebe?
Agora preste atenção em roupinhas de bebê, ou brinquedos para bebê, ou até mesmo em produtos destinados à mamães que estão gestantes, geralmente a cor não é o rosa choque, mas sim um rosa clarinho (não a toa chamado de rosa bebê), um tom que lembra a pureza e ingenuidade de um bebê.
Outro exemplo de bom uso do rosa é em confeitarias e bombonieres, afinal o rosa é uma cor que lembra doces, geralmente os doces possuem cores quentes e lembre-se, as cores quentes causam fome.
Veja que até a concentração de branco interfere na nossa interpretação a cerca do rosa. Ele pode representar também pureza e ingenuidade, independente de gênero, isso é importante ressaltar.
A cor rosa na visão do feng shui
A cor rosa dentro do feng shui pode ser o símbolo do relacionamento, das amizades e, olha que incrível, o rosa também pode ser associado ao social, ao relacionamento em geral, não a toa o instagram possui esta cor também, arrisco dizer que o instagram utilizou feng shui neste logotipo (na verdade, MUITAS das grandes empresas utilizam, inclusive a Apple). E sabe o que é ainda mais legal? O rosa está exatamente na parte correspondente aos relacionamentos no ba guá:
Onde usar a cor rosa?
A gente pode até resumir que o rosa remete à juventude, não é? O rosa é legal para lembrar às pessoas duas coisas, basicamente: ou você trabalha com um público jovem e energético, como é o caso do instagram, ou para remeter ao público infantil, ou talvez ao público feminino, mas tente sempre inovar para não cair no cliché.
É ideal o uso da cor rosa para perfumarias, lojas de roupas femininas, lojas de artigos infantis ou para bebês, boutiques e lojas sofisticadas e delicadas, confeitarias e bombonieres, floriculturas, eu apostaria em uma padaria também, acho digno. Lojas de estética e spas também é uma cor bacana, mas usada com bastante cuidado, afinal a ideia é passar serenidade e calma, não energia intensa.
Eu super acho que o rosa pode substituir muito bem o vermelho em sex shops, boates, casas noturnas e etc, se bem utilizado, passa a mesma ideia da cor vermelha, afinal o rosa não deixa de ser uma descendente da cor vermelha.
É excelente também usar o rosa choque ou rosa escuro para logos de empresas que procuram demonstrar energia, contato, relacionamento, amizades, etc. E não, não vai ficar infantil, muito menos delicado demais, acredite!
Onde NÃO usar a cor rosa?
Acredito que em lugares que a imagem a se passar seja o oposto de tudo isso, como uma empresa mais formal e séria não pega bem, porque passa a impressão de algo mais descolado.
Empresas que precisam ser imparciais, sóbrias e sérias na maioria das vezes como escritórios de advocacia, empresas de engenharia, enfim essas áreas que são mais "quadradas" e conservadoras, um rosa talvez passe a impressão de que a empresa é mais "mente aberta", o que é bem legal se essa for a ideia viu? Aqui não tem regras, apenas indicações. Quebrar as regras também é legal.
Quebre os padrões!
Acho o rosa um tom muito "quebra padrões" se for bem utilizado, então se a ideia é se manter no padrão, não é uma boa cor a ser utilizada. Advogadas, me desculpem, mas se quiserem utilizar rosa em seus logos, usem cores rosas mais próximos do púrpura, mas cuidado com a segunda cor para não ficar muito alegre, afinal não é esta a ideia que você quer passar, você precisa passar seriedade.
O rosa é muito mal visto às vezes, e é uma cor que tem extremo potencial, se for bem utilizada. Acho injusto não dar a importância que a cor merece. Espero ter ajudado você a entender melhor sobre a cor e, se puder, compartilhe este texto com amigos! Conhece alguém que está abrindo uma empresa? Manda pra essa pessoa, ela vai gostar, será de grande ajuda para ela.
Acho que é isso. Espero você na próxima postagem! Obrigada por ter lido! E não deixe de solicitar seu orçamento gratuito caso você esteja à procura de uma nova paleta de cores para a sua nova identidade visual! Envie seu pedido para oi@acasadelilith.com.br ou para nosso WhatsApp (11) 95791 - 4246
É isso, teremos mais cores por aqui, espero que tenha sido útil este guia e que te ajude a montar uma paleta de cores coerente. Ajude outras pessoas a lerem o meu post compartilhando este card no Pinterest. Beijos e até o próximo post!
Comments