A cor rosa é sempre uma associação muito grande ao feminino e ao delicado, mas você já parou para pensar o porque desta associação?
Ou pelo menos já imaginou o porque, intuitivamente, chegamos a esta conclusão? A cor rosa está ligada também à paixão! E o porquê disso é bem intuitivo, por incrível que pareça.
O que significa a cor rosa?
Tecnicamente, ao desmembrarmos a cor rosa, temos como origem o vermelho e o branco (ou magenta e branco, no caso das impressões). O vermelho (o qual já fiz um post sobre) é uma cor energética, que possui como significado principal a atenção, mas toda essa energia do vermelho é quebrada pela cor branca, uma cor neutra que, aqui no ocidente, representa a paz.
O resultado disso é o rosa, uma cor que tem sua energia, mas ao mesmo tempo passa uma sensação de calmaria, delicadeza e suavidade, características muitas vezes associadas ao comportamento feminino, o que não é necessariamente uma verdade, afinal não é por causa de nosso gênero que automaticamente somos delicadas ou calmas mas, por associação cultural, literária e social que já vem de muito tempo, a gente acabou assimilando o rosa à mulher.
E isso é ruim? Lógico que não! O rosa é uma cor linda que pode representar diversas outras ideias além da feminilidade e delicadeza. Ela também passa uma sensação de pureza quando usada mais clarinha, e de luxo e requinte quando mais escura.
Não a toa a cor da Barbie é o rosa choque, um tom forte, energético que remete à mulher mas sem passar certa inocência, até porque o público-alvo da boneca Barbie não são bebês e sim crianças com mais de 6 anos (até adultos, porque muitos colecionam, homens e mulheres inclusive).
Outro exemplo ótimo é o próprio Instagram, que utiliza o rosa de uma forma matadora e o mistura com duas cores contrárias (o roxo e o amarelo) trazendo ainda mais a sensação energética, sem passar a imagem de pureza ou feminilidade, percebe?
Agora preste atenção em roupinhas de bebê, ou brinquedos para bebê, ou até mesmo em produtos destinados à mamães que estão gestantes, geralmente a cor não é o rosa choque, mas sim um rosa clarinho (não a toa chamado de rosa bebê), um tom que lembra a pureza e ingenuidade de um bebê.
Outro exemplo de bom uso do rosa é em confeitarias e bombonieres, afinal o rosa é uma cor que lembra doces, geralmente os doces possuem cores quentes e lembre-se, as cores quentes causam fome.
Veja que até a concentração de branco interfere na nossa interpretação a cerca do rosa. Ele pode representar também pureza e ingenuidade, independente de gênero, isso é importante ressaltar.
A cor rosa na visão do feng shui
A cor rosa dentro do feng shui pode ser o símbolo do relacionamento, das amizades e, olha que incrível, o rosa também pode ser associado ao social, ao relacionamento em geral, não a toa o instagram possui esta cor também, arrisco dizer que o instagram utilizou feng shui neste logotipo (na verdade, MUITAS das grandes empresas utilizam, inclusive a Apple). E sabe o que é ainda mais legal? O rosa está exatamente na parte correspondente aos relacionamentos no ba guá:
Onde usar a cor rosa?
A gente pode até resumir que o rosa remete à juventude, não é? O rosa é legal para lembrar às pessoas duas coisas, basicamente: ou você trabalha com um público jovem e energético, como é o caso do instagram, ou para remeter ao público infantil, ou talvez ao público feminino, mas tente sempre inovar para não cair no cliché.
É ideal o uso da cor rosa para perfumarias, lojas de roupas femininas, lojas de artigos infantis ou para bebês, boutiques e lojas sofisticadas e delicadas, confeitarias e bombonieres, floriculturas, eu apostaria em uma padaria também, acho digno. Lojas de estética e spas também é uma cor bacana, mas usada com bastante cuidado, afinal a ideia é passar serenidade e calma, não energia intensa.
Eu super acho que o rosa pode substituir muito bem o vermelho em sex shops, boates, casas noturnas e etc, se bem utilizado, passa a mesma ideia da cor vermelha, afinal o rosa não deixa de ser uma descendente da cor vermelha.
É excelente também usar o rosa choque ou rosa escuro para logos de empresas que procuram demonstrar energia, contato, relacionamento, amizades, etc. E não, não vai ficar infantil, muito menos delicado demais, acredite!
Onde NÃO usar a cor rosa?
Acredito que em lugares que a imagem a se passar seja o oposto de tudo isso, como uma empresa mais formal e séria não pega bem, porque passa a impressão de algo mais descolado.
Empresas que precisam ser imparciais, sóbrias e sérias na maioria das vezes como escritórios de advocacia, empresas de engenharia, enfim essas áreas que são mais "quadradas" e conservadoras, um rosa talvez passe a impressão de que a empresa é mais "mente aberta", o que é bem legal se essa for a ideia viu? Aqui não tem regras, apenas indicações. Quebrar as regras também é legal.