A cor rosa no logotipo: significado da cor e dicas!

Atualizado: 8 de jul. de 2020

A cor rosa é sempre uma associação muito grande ao feminino e ao delicado, mas você já parou para pensar o porque desta associação? Ou pelo menos já imaginou o porque, intuitivamente, chegamos a esta conclusão? A cor rosa está ligada também à paixão! E o porquê disso é bem intuitivo, por incrível que pareça.


Cor Rosa: Significados, feng shui e como usar a cor rosa no logotipo
A cor rosa foi usada aqui sem pender para infantilidade :D


O que significa a cor rosa?


Tecnicamente, ao desmembrarmos a cor rosa, temos como origem o vermelho e o branco (ou magenta e branco, no caso das impressões). O vermelho (o qual já fiz um post sobre) é uma cor energética, que possui como significado principal a atenção, mas toda essa energia do vermelho é quebrada pela cor branca, uma cor neutra que, aqui no ocidente, representa a paz. 


O resultado disso é o rosa, uma cor que tem sua energia, mas ao mesmo tempo passa uma sensação de calmaria, delicadeza e suavidade, características muitas vezes associadas ao comportamento feminino, o que não é necessariamente uma verdade, afinal não é por causa de nosso gênero que automaticamente somos delicadas ou calmas mas, por associação cultural, literária e social que já vem de muito tempo, a gente acabou assimilando o rosa à mulher. 


E isso é ruim? Lógico que não! O rosa é uma cor linda que pode representar diversas outras ideias além da feminilidade e delicadeza. Ela também passa uma sensação de pureza quando usada mais clarinha, e de luxo e requinte quando mais escura.


Não a toa a cor da Barbie é o rosa choque, um tom forte, energético que remete à mulher mas sem passar certa inocência, até porque o público-alvo da boneca Barbie não são bebês e sim crianças com mais de 6 anos (até adultos, porque muitos colecionam, homens e mulheres inclusive).


Outro exemplo ótimo é o próprio Instagram, que utiliza o rosa de uma forma matadora e o mistura com duas cores contrárias (o roxo e o amarelo) trazendo ainda mais a sensação energética, sem passar a imagem de pureza ou feminilidade, percebe?


Agora preste atenção em roupinhas de bebê, ou brinquedos para bebê, ou até mesmo em produtos destinados à mamães que estão gestantes, geralmente a cor não é o rosa choque, mas sim um rosa clarinho (não a toa chamado de rosa bebê), um tom que lembra a pureza e ingenuidade de um bebê.


Outro exemplo de bom uso do rosa é em confeitarias e bombonieres, afinal o rosa é uma cor que lembra doces, geralmente os doces possuem cores quentes e lembre-se, as cores quentes causam fome.


Veja que até a concentração de branco interfere na nossa interpretação a cerca do rosa. Ele pode representar também pureza e ingenuidade, independente de gênero, isso é importante ressaltar.



A cor rosa na visão do feng shui


A cor rosa dentro do feng shui pode ser o símbolo do relacionamento, das amizades e, olha que incrível, o rosa também pode ser associado ao social, ao relacionamento em geral, não a toa o instagram possui esta cor também, arrisco dizer que o instagram utilizou feng shui neste logotipo (na verdade, MUITAS das grandes empresas utilizam, inclusive a Apple). E sabe o que é ainda mais legal? O rosa está exatamente na parte correspondente aos relacionamentos no ba guá:


Feng Shui: ba guá e significado das cores
Depois leia nosso post sobre feng shui e design


Onde usar a cor rosa?