3 Dicas práticas para encontrar a persona do seu negócio

No post que contei aqui sobre como tripliquei minhas vendas no elo7, falei também que uma das dicas era descobrir a persona. Como o conteúdo é extenso, resolvi fazer um post só para este assunto, que eu juro para você: vai mudar a sua vida como empreendedora(or).



Como eu já citei lá no outro post (recomendo que leia, mesmo se você não possuir loja no elo7, afinal tem muitas dicas lá também), a persona é a grosso modo, é a pessoa perfeita, o cliente ideal para o seu negócio. É tipo o seu cliente dos sonhos, sabe?


Obviamente, estou sendo didática aqui. Persona não é exatamente isto, mas fica com esta ideia na sua cabeça que vai facilitar muito o entendimento, tudo bem?


Recomendo que leia: o que é uma persona e para que serve.


Aqui o objetivo não é explicar o que é uma persona e sim te ajudar a encontrar a sua persona. Recomendo que você leia primeiro o outro post sobre o que é uma persona e depois volte aqui para ler este post, fechou? Vamos para as dicas então!



Trabalhe


A primeira dica para encontrar a sua persona é: trabalhe para várias "personas". Atenda vários tipos de clientes e vá anotando aqueles que você mais se identificou e gostou de atender. Anote também aqueles que você odiou, que foi cansativo, chato ou maçante.


Isso vai te ajudar a entender o que estes clientes possuem em comum entre eles e com a sua empresa e te ajudará a formar uma persona com base nos seus melhores clientes.


Coisas que você pode anotar são:

Idade do cliente, formação (escolaridade), poder aquisitivo, qualidades, defeitos e estilo de vida em geral, o que fazem nas horas vagas, onde moram (bem globo repórter mesmo).


Ah! Aliás teremos aqui um freebie que é um PDF para imprimir. Nele você pode anotar as suas personas com muito estilo! Corre para baixar: clique aqui para pegar o seu (abrirá uma nova guia para você não perder o post).

O que você faz de melhor e com mais vontade?


Supondo que você vende roupas na sua loja. Você fica feliz quando vende uma peça de roupa, mas fica muito mais satisfeita quando vende lingeries ou meia-calças.


Outro exemplo seria você sendo artesã e gostando de trabalhar com convites, mas os convites infantis são o seu maior hobby.


Percebe onde eu quero chegar? O que você mais gosta de trabalhar pode ser também as fontes das suas personas, porque estes serão clientes ideais e você trabalhará até mais feliz, afinal está fazendo o que gosta.


Sendo assim, é possível traçar uma persona com base nos seus atendimentos mais bem sucedidos, só que agora com base nos produtos que você mais gosta de vender.


Serão personas que terão maior riqueza de detalhes porque serão específicas.



Como você vê sua empresa daqui a 10 anos?


Este é um fator importante, porque dependendo de como você se vê a sua persona deverá ser moldada para chegar a este objetivo.


Supondo que eu deseje que A Casa de Lilith seja uma empresa de médio porte daqui a 10 anos, com 50 funcionários e atenderá empresas grandes e pequenas, porém focada ainda no empreendedorismo feminino.


A partir de agora eu já começo a procurar personas que se encaixem com este padrão e objetivo. Um exemplo de persona seria:


Exemplo de Persona - Empreendedora em Ascensão Exponencial

Sandra, tem 32 anos, possui uma marca de acessórios há 8 anos no mercado e, atualmente está passando por uma fase de crescimento exponencial devido a muita divulgação e resenhas no instagram e youtube. Ela é plenamente feliz com seu trabalho, sua empresa e sua família. É casada e possui 2 filhos. Sua única preocupação é profissional: Sandra nota que além dos pedidos serem muitos a ponto dela não dar conta de entregá-los, a identidade visual da sua empresa está ultrapassada não está alinhada o suficiente com seus clientes. Grande empreendedora que é, ela quer investir parte do faturamento em um projeto sofisticado e de altíssimo nível, mas ela não tem muito tempo para pensar nisso, por isso ela procura um estúdio de design capaz de traduzir a sofisticação de suas peças em um redesign da sua marca.


Sim, uma persona tem uma história. Acho a história da persona muito importante, porque aqui encontramos também as dores do seu cliente. Saber as dores dele, o que está difícil para ele no momento é essencial para ajudar a suas vendas.


Essas são as 3 estratégias que tenho para segmentar clientes. Além de criar essas "personagens" eu busco saber onde elas estão, o que fazem, quais são os hábitos delas, porque assim consigo montar estratégias bem definidas. Isso eleva MUITO as chances de venda.


Bom, por hoje é só! Mais uma vez, recomendo que leia primeiro o outro post que citei lá em cima para que você compreenda bem o conceito de persona e use muito no seu négocio.


Espero ter te ajudado em alguma coisa! Se isso aconteceu, não deixa de compartilhar este post nas redes sociais (tem um botãozinho abaixo só pra isso). Compartilhe o card abaixo no Pinterest também e nos siga lá para ficar sabendo das últimas postagens.


É isso, beijo e até o próximo post!



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