Pensando em criar a sua identidade visual e usar o vermelho no seu logo?
Você sabia que existe um estudo sobre como as cores influenciam a mente humana? Já falamos aqui sobre a cor verde e a cor lilás, agora traremos a cor vermelha.
E falando na cor vermelha, iremos falar hoje sobre a influência e o significado que essa cor tem na identidade visual e em um logotipo. Sem rodeios, vamos lá?
Certamente você já deve ter ouvido falar que a cor vermelha é a cor mais chamativa do espectro de cores, além de ser uma cor primária e uma cor que remete ao fogo, é a cor do amor, da paixão e etc.
Mas isso faz mesmo sentido?
Você já se perguntou porque boa parte das sirenes, semáforos e quaisquer sinais de alerta emitem uma cor vermelha?
Ora ora, até a física nos fala que, o vermelho é a primeira cor que conseguimos enxergar porque sua frequência é rápida e mais "forte" que das outras cores.
Lógico que há uma explicação bem científica a respeito, mas deixarei a explicação para quem realmente manja do assunto.
Vou deixar um link do site Só Física a respeito deste tema para não nos estendermos tanto no post.
Vermelho na visão psicológica
Então tecnicamente podemos dizer que o vermelho pode ser associado a rapidez, urgência, atenção, perigo, velocidade, alerta.
Uma série de palavras podem descrever o que o vermelho é capaz de despertar em nós. Essa cor é capaz de despertar a atenção e a fome das pessoas, não a toa é utlizada em diversos logotipos de fast foods e restaurantes.
Gostando nós ou não, as cores possuem sim uma reação psicológica aos olhos das pessoas e a ideia aqui é: usar isso ao nosso favor.
Quando eu digo que o vermelho é a cor que mais chama atenção não significa que você vai usá-la "somente para chamar atenção".
Uma identidade visual deve seguir uma lógica, e isso é importante para que você passe a imagem que deseja que seu público-alvo veja.
A grosso modo, a cor vermelha é indicada para expressar velocidade, força, energia, urgência, atenção e sentimentos como raiva, amor, ódio, etc.
Mas como assim sentimentos?
A cor vermelha pode ser bem utilizada por psicólogos que fazem terapia de casais, porque este profissional trabalha com os sentimentos, assim como pode ser utilizado em uma oficina mecânica sem problemas pois carros passam a imagem de rapidez, adrenalina e velocidade.
Já percebeu que boa parte das empresas que mexem com emoções fortes possuem tons de vermelho em seu logo?
A Coca-cola "quer vender a felicidade" naquele rótulo vermelho, assim como o Mc Donald's diz "amo muito tudo isso".
Resumindo: se você vende ideias, impulsos, sentimentos, vontades, use o vermelho sem medo!
O significado da cor vermelha
Obviamente não deixaria de escrever a cerca da visão do feng shui e do esoterismo sobre a cor vermelha.
Para quem não sabe o que é feng shui, é uma técnica chinesa muito antiga de equilibrar ambientes e coisas, a fim de torná-las energeticamente saudáveis para melhor sobrevivência do homem.
Sabemos pela nossa querida física que tudo no mundo é feito de energia, então não custa nada você tentar o feng shui.
No feng shui, a cor vermelha representa a cor do sucesso e da fama e representa o elemento fogo.
É inclusive a cor da bandeira chinesa.
Então podemos dizer que a cor vermelha também está ligado ao significado de heroísmo, força, coragem, prosperidade e importância.
Na astrologia a cor vermelha é a cor de Marte, o planeta da guerra, de força masculina, isso diz muito!
Onde usar com certeza o vermelho
Super bem-vinda em restaurantes, lanchonetes, motéis, academias, escolas de dança, sex shops, boates, restaurantes e bares, fast foods (e tudo que tiver comida e bebida), empresas de transporte de cargas, empresas de ônibus, oficinas mecânicas, tabacarias, vinícolas, etc.
Onde NÃO usar vermelho
Já sabemos onde devemos usar, agora onde não devemos usar de jeito nenhum: lugares que PRECISAM passar a imagem de serenidade e tranquilidade.
Um consultório de dentista por exemplo. Imagina o paciente já pensando em sangue e, quando chega ao consultório já se imagina em um açougue. Complicado.
Outro grupo que jamais deveria optar pela cor: empresas e profissionais de fisioterapia, spa e yoga.
Não é muito recomendado para quem trabalha com crianças também, mas pode ser misturado com mais cores e ficar menos "irritante".
Então evite ao máximo nestes lugares, mesmo que você dentista ache linda a embalagem da Colgate (que eles misturam com azul para dar uma quebrada) fique longe em prol dos seus pacientes / clientes.
Gostou? Veja as outras postagens sobre cores clicando neste link aqui. Lá tem todas as cores (ou terá em breve).
Por favor, compartilhe este texto para outras pessoas, é só clicar nos botões que ficam no final da postagem e escolher a redes social que deseja compartilhar!
Caso tiver alguma sugestão sobre o assunto, deixe o comentário aqui embaixo.
Beijos e até o próximo post.
Comentários