Você certamente já deve ter ouvido falar sobre branding pessoal nas redes sociais nestes últimos tempos e o quanto isso influencia positivamente no impacto que você e sua função social causam na sociedade.
Dentro do branding pessoal, há diversos leques como a forma de falar e se comportar, as vestimentas, o público-alvo o qual pretende atingir e claro: a identidade visual também!
Se engana quem acha que identidade visual é coisa apenas para empresas e comércios, muito pelo contrário!
É justamente porque você é uma pessoa física que deve procurar estratégias para se destacar dos demais, afinal há no mercado profissionais de mão cheia que trabalham tão bem quanto você.
Esqueça este negócio de "ah, mas o mercado está saturado".
Na verdade qualquer mercado é saturado se a sua meta é se comparar a profissionais medíocres.
Sabe aquelas pessoas que reclamam muito que seu salário é baixo, que ninguém reconhece seu trabalho, mas pouco se move para melhorar suas habilidades e procurar estratégias para se destacar?
Não seja essa pessoa!
Vou te contar uma coisa
O mercado de trabalho do design (minha área) é hiper "saturado"... E isso acontece em todas as profissões.
Os designers geralmente são explorados, ganham mal e se submetem a horas de trabalho exaustivas para ganhar misérias, mas me diga: por que?
Porque não valorizam seu trabalho, não se impõem e o mais crítico: não investem...
Não investem em um bom portfolio, um bom site!
É o famoso casa de ferreiro, espeto de pau.
Mal buscam formas estratégicas de se destacar, não procuram cursos e livros para se aperfeiçoar, ou seja, como diz minha mãe: "morrem na praia".
"Ah, mas eu tô começando só"
Justamente, por que não começar com o pé direito?
Por que a gente subestima tanto nossos sonhos?
Se você ficou no mínimo 4 anos para se formar na faculdade, investiu pesado em cursos, livros, workshops, por que não investir também na sua marca pessoal?
Ponha na sua cabecinha: sua marca pessoal é um investimento base! Não é frufru, muito menos gasto, é INVESTIMENTO!
É a partir dela que você atingirá o seu público-alvo, criará autoridade e consequentemente, venderá mais.
Seu faturamento não aumenta apenas com conhecimento, mas com investimento na parte material também!
Um melhor maquinário
Um bom unboxing dos seus produtos
A boa aparência e conteúdo das suas redes sociais.
Um bom site
Um logotipo único
A papelaria da sua marca toda feita exclusivamente para você
Tudo isso faz parte deste processo e reforça a sua autoridade e profissionalismo.
Sabe quando vamos em um lugar comercial e vemos toda a preocupação que a empresa tem em passar uma boa impressão aos clientes?
É sobre isso!
Sua marca pessoal é um investimento
Ter uma marca pessoal e uma identidade visual de qualidade é mostrar ao mundo que você leva a sua profissão a sério e que você se importa muito em passar uma boa impressão para o seu cliente.