Hoje (graças a todos os seres divinos do universo), os empreendedores estão entendendo a influência gigantesca e o impacto que uma identidade visual é capaz de causar em seu faturamento e lucro. Isso é maravilhoso, pois finalmente estão entendendo a importância do design!
Eu sempre bato nesta mesma tecla aqui: lembrem-se todos os dias o porquê que todo mundo deseja um Iphone. Não é pela funcionalidade em primeiro plano, mas pelo seu design e sua identidade de marca.
Por isso, todo mundo está querendo ter seu próprio logo, sua papelaria personalizada, mas temos que ter alguns cuidados ao solicitar este tipo de arte.
Por isso, para você não jogar o seu dinheiro na lata do lixo eu trouxe aqui os principais erros que você NÃO deve cometer em hipótese alguma, porque é certeza que você vai estar no prejuízo!
Aqui no estúdio você estará vacinado e blindado de qualquer oferta charlatona, vamos lá?
1. Logo feito em gráfica
O que eu atendo de cliente INJURIADO com logotipo pré-pronto feito em qualquer lugar não caberia neste post.
Pior: na maioria das vezes sou eu quem tenho que ouvir as lamentações, mas eu ouço com todo carinho, porque sei que é ruim <3
É aquele ditado né: "O barato sai caro.".
E, na maioria das vezes, sai MUITO caro! Não financeiramente falando, mas pela dor de cabeça que irá lhe causar com tantas coisas que fiz até um post separado para isso...
2. Ir com a moda
É sério, você vai se arrepender. O que eu fiz de logo rosé gold porque a cor estava na moda e cliente bateu o pé para fazer, mesmo com os conselhos, não está escrito.
Fiz até um post falando sobre a tal logo rosé gold.
Olha, eu lucraria horrores falando aqui que o ideal era você seguir a moda, porque lá no futuro você iria me procurar novamente para mudar de logo porque "perdeu a graça".
Mas eu sou honesta e comigo não tem enrolação. Marca não é para seguir moda, é para transmitir uma ideia e passar uma identidade única.
Se você quer se parecer com a empresa tal porque é linda e bla bla blá, o resultado será uma marca linda também, porém sem graça: "a famosa cópia da outra lá".
Convenhamos, ninguém quer parecer a cópia de ninguém, né?
Imagina: anos e anos de empreendimento pra ter a fama de "réplica da fulana de tal". Jamais!
3. Aquarela
O logo em aquarela é a coisa mais linda do mundo.
Eu também sou apaixonada gente, aliás meu maior hobby é pintar em aquarela.
O problema é que: logo em aquarela não é funcional. Sabe aquelas coisas lindas e maravilhosas que não funcionam e só te da dor de cabeça?
É o logo em aquarela. :(
É difícil de editar para usar em outros impressos, é um sofrimento mantê-lo em alta resolução, não dá para aumentar tanto (para fazer um banner, por exemplo) porque ele começa a mostrar a baixa resolução e o resultado é desastroso.
Você vai querer fazer um carimbo, um clichê para hotstamping e será uma luta (experiência própria).
Fiz um hotstamping há uns anos, com um logo em aquarela e ficou horrível... mesmo avisando várias vezes o cliente.
Por isso, recomendo que fujam do logo em aquarela.
Não é nada prático e o resultado pode parecer amador também. No futuro você não vai querer ter um logo em aquarela.
Já percebeu que grandes empresas não usam nada em aquarela? Não é por acaso, nem por moda.
4. Muita informação
Um logo abarrotado de informações, cores, fontes, desenhos, mascotes, molduras, que parece mais uma obra de arte barroca, de tanta informação.
Um logo bom deve ser de preferência com desenhos simples, no máximo 4 cores e deve ficar legível em qualquer resolução, independente se ele vá numa etiqueta de 1 cm ou em um outdoor de um prédio de 30m.
Obviamente nem todo logo deve ser obrigatoriamente minimalista, mas é importante manter a simplicidade para você poder usar em vários lugares diferentes sem ficar amador ou ilegível.
5. Não procurar um profissional decente
Sabe aquele logotipo em PNG que as gráficas rejeitam?
Elas não rejeitam por nada não, é porque com este formato, não dá para fazer absolutamente nada com ele.
Será necessário vetorizá-lo novamente para torná-lo editável e ser possível fazer um letreiro, por exemplo.
E sabe bem como as gráficas costumam mexer na arte né? Daquele jeitinho que a gente odeia.
Por isso, antes de pagar a qualquer um por aí, veja se a pessoa tem portfólio, se ela sabe do que está fazendo e quais são os formatos que ela te entregará o logo assim que terminar o projeto, beleza?
5. Cópias
Eu fico pasma quando o cliente me manda uma foto e diz que quer "um logo igualzinho a esse da foto".
Gente, vocês não tem medo de serem processados não? Porque eu tenho.
Esse eu acho que é o pior erro possível, porque pode te garantir uma série de dores de cabeça.
Plágio é crime! Está na lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e você pode ler na íntegra clicando aqui.
Portanto, JAMAIS você deve copiar um logo que viu por aí na internet, achando que só porque o logo está lá na gringa não irão descobrir.
Não se suje por isso, seja você mesmo, faça o seu plano de negócios e peça um logotipo original, 100% só seu. Você vai ver o quanto é gratificante ter algo que é apenas seu.
Por isso, contrate um profissional sério, mande um orçamento para um estúdio de confiança (cof, cof) e você além de ser bem atendido, sairá feliz, satisfeita(o) e pronta(o) para empreender com toda a felicidade do mundo. :D
Por hoje é só! Não deixe de compartilhar este post se ele te ajudou e comentar, deixar um oi, eu vou amar saber que não estou falando sozinha. <3
É isso, até o próximo post!
Beijo!
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