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O que é uma marca commodity? Algumas dicas importantes para não ser uma commodity

Atualizado: Jul 8

A grosso modo, uma marca commodity é aquela marca que não possui valor agregado e que o único diferencial é, na maioria das vezes, o preço baixo.


O termo commodity na economia é geralmente associado a produtos que são "uniformes" e que não possuem um diferencial, como por exemplo, um saco de farinha de trigo.



Independente de onde tenha vindo este saco, a farinha de trigo é praticamente idêntica, então sua média de preço será determinado pelo mercado internacional.


Isso significa que os consumidores comprarão o saco mais barato, porque não há um diferencial em destaque.

Voltando ao assunto das marcas, quando uma marca é commodity nem sempre é algo "tão ruim assim", porque existem certos setores de mercado que não há muito o que inovar.


Por exemplo: um supermercado, uma gráfica... esses modelos de negócio vendem produtos semelhantes, em grande parte, produtos que também não possuem valor agregado.


Mas isso não significa que o seu negócio deve ser "mais um", pelo contrário!


É possível se diferenciar das outras marcas, mesmo vendendo produtos aparentemente sem valor.


Quando pensamos na grande loja de artigos domésticos MINISO, você percebe que ela é igualzinha a qualquer loja chinesa de artigos made in china, porém ela vende milhares de vezes mais porque ela tem um diferencial.


Se você parar para observar um pouco todos os produtos, perceberá que eles tentam vendê-los como produtos japoneses, o que não é tão verdade, aliás apenas os designers dos produtos são japoneses.


Ao olhar a origem do produto estará lá um pequenino e tímido made in China...


Ué, então qual á diferença entre a MINISO e as demais lojinhas de bugigangas chinesas?

Isso mesmo, ela tem o que todas as outras lojinhas chinesas não tem: valor agregado.


Então temos uma lição a aprender aqui. Os produtos ganham valor se você possui um diferencial e um bom design.


A MINISO é uma marca, não é uma qualquer.

Seus produtos possuem um design característico que define a marca, suas lojas são bonitas e aconchegantes, trazendo uma experiência gratificante ao cliente.


O cliente não se sente em uma lojinha da 25 de março, se sente em uma boutique de supérfluos hahaha!


Então automaticamente este cliente estará disposto a gastar mais, pelo valor agregado e emocional que a marca proporciona.


Realmente seus produtos são lindos e eu como designer, (obviamente) fico apaixonada toda vez que vou lá.


E se você que como eu, valoriza o design, acredita que ele é capaz de transformar uma empresa e torná-la um diferencial, não deixe de fazer isso pela sua empresa também.


É essencial que você priorize a aparência do seu negócio, fazendo uma excelente identidade visual, com um bom designer!


Não deixe de solicitar seu orçamento mandando um email para oi@acasadelilith.com.br ou pelo nosso whatsapp.


E este foi o post de hoje, eu poderia passar o dia citando todos os diferenciais da MINISO, mas esses são os principais.


Não deixe de ler o post "Sinais que a sua marca não tem valor" aqui no blog também. E até o próximo post.


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