Por que você deveria investir na sua embalagem dos correios?

Atualizado: Jul 13

Esses dias fiquei pensando em como melhorar as embalagens das minhas encomendas (no caso as encomendas de vocês, meus queridos clientes 😍).


Eu tenho caixas de papelão que são bem simples e, para ser sincera, elas não tem a menor graça, aí fiquei preocupada né, afinal sou designer GRÁFICA e acredito que eu devo ser o exemplo a ser seguido para outras empreendedoras.


Esta são as caixinhas que enviamos pelos correios daqui do estúdio

Pensando nisso, resolvi criar este post, com todas as mudanças que eu fiz nas embalagens sem que estourasse o orçamento, logicamente, a ideia aqui é manter um padrão estável e um equilíbrio entre os investimentos em identidade visual e experiência do cliente e claro: o lucro!


Afinal a a gente trabalha pra lucrar também, né não?

Eu vou contar para vocês tudo que eu mudei e como isso influenciou positivamente nas minhas vendas, visto que uma embalagem agradável e bonita faz com que os clientes se sintam presenteados (e quem não gosta de presentes né?).


Isso aumenta o engajamento nas redes sociais, afinal se o trabalho é bacana, a identidade visual é fantástica, em uma excelente embalagem, as pessoas tendem a divulgar o seu trabalho (a experiência de compra delas) para outras pessoas.


Isso é um marketing que te custa bem menos e é muito mais eficiente do que anúncios pagos no Instagram.


Agradecimentos


Agradeça! Agradeça o seu cliente pela compra, é importantíssimo que ele se sinta presenteado por ser seu cliente.


Eu sempre falo para minhas clientes do e-commerce para capricharem no cartão de agradecimento.


Faça um cartão bonito, com a identidade visual da empresa, bem especial, com mensagens de impacto e para que a cliente se sinta exclusiva.

Recomendo algo ainda maior: faça uma mensagem de agradecimento por escrito, é muito mais humano e tenho certeza que o cliente vai gostar.

Descontos


Dê facilidades ao seu cliente, principalmente se este cliente for a persona perfeita para a sua empresa (caso você não saiba o que é persona, clique aqui depois de terminar o post), sempre dando algum tipo de benefício, podendo ser um desconto na próxima compra, algum tipo de freebie que a pessoa possa resgatar online, etc.


Essa atitude, assim como o agradecimento que é ESSENCIAL, estreita os laços com o cliente, faz o cliente voltar mais vezes porque se sente acolhido no seu negócio.


Caixa


Obviamente, a embalagem exterior faz toda a diferença. Eu posso dizer que de todos os investimentos aqui, este será o mais alto, afinal as caixas de papelão realmente não são baratos, porém se você vende muito, pode ser um facilitador pra você, porque se a embalagem é bonita o suficiente, você não precisará carimbar e escrever à mão. Fazer uma boa embalagem de papelão com um design interessante pode salvar o seu tempo!

Se você faz uma boa embalagem, bonita, funcional, o cliente tende a guardar para reutilizar, afinal a embalagem é tão boa que dá dó de jogar no lixo, ou seja, o cliente guarda a embalagem e com ela, guarda a sua marca também.

Carimbos


Acho que o carimbo caiu legal no gosto das empreendedoras, porque é uma forma prática de personalização de caixas de papelão genéricas, principalmente pelas artesãs que trabalham com coisinhas feitas a mão e que precisam demonstrar esse aspecto de artesanal em todos os detalhes.


Particularmente, eu tenho meu carimbo para destinatário, porque eu acho mais fácil e ecológico carimbar no papel kraft do que fazer uma etiqueta para cada cliente, alne diss gosto muuuito do acabamento mais rústico!


Se você não tem grana pra ter uma embalagem personalizada, tá no comecinho ainda ou quer um acabamento com aspecto mais rústico e artesanal, te recomendo muito o carimbo.

Mas não qualquer carimbo, faça um bem feito, com o logotipo da sua empresa, bem bonito (de preferência faça com um designer de confiança ou com a gente também, aliás fazemos todos os tipos de carimbos 😊) e carimbe as caixas com o logo.


Só por essa pequena diferença, dará um aspecto muito mais profissional para o seu trabalho do que entregar uma caixa genérica sem graça.

O carimbo é prático e relativamente barato, porque você irá pagar apenas uma vez e depois o único gasto que você terá são com as tintas (que custam em média 3 a 4 reais) ao contrário das embalagens personalizadas que são mais caras e devem ser constantemente compradas.


Recomendo que leia também:

Carimbos: como usar e dicas para usá-los na identidade visual


Cartões de visita


Coloque no máximo 2 cartões de visita dentro da caixa, isso trás credibilidade e ainda ajuda o cliente a te divulgar gratuitamente, porque ele terá um cartão de sobra para dar a um amigo, que poderá ser seu futuro cliente.


Não esqueça: o melhor marketing é o de boca!


Recomendo que leia este também: 5 dicas para o cartão de visita perfeito!


Brindes


Sempre que você tiver um cliente bom, daqueles que sempre compram e sempre pagam bem, dê um brinde a ele, poxa! Considere essa pessoa que valoriza tanto o seu trabalho, que alimenta o seu negócio!


Ela é tão importante quanto qualquer outra parte da sua empresa. Você já parou para notar que sem os clientes o seu negócio não existe? Pois é, passe a valoriza-los, dê alguns brindes (mas brindes bons tá?


Por favor, um lápis bonito, um caderninho, uma caneta bonita, um chaveiro legal, uma garrafinha de água, enfim) e eu tenho certeza que ele se sentirá grato!



Adesivos e Tags


Por fim, não poderia esquecer dos adesivos de remetente e destinatário, que são práticos e uteis para poder enviar o seu pedido.


Aqui no estúdio fazemos um modelo de adesivo que vem o remetente já escrito e, embaixo o espaço com linhas para você escrever o nome do destinatário. Bem fácil, né?


Além dos adesivos, você pode fazer pequenos adesivos com textos legais e mensagens de impacto como "Feito com Amor" ou "Cuidado! Contém amor!".



Papel de Seda


O papel de seda também é uma alternativa eficaz que protege os produtos do bate-bate dos correios e ao mesmo tempo divulga sua marca nos mínimos detalhes.


O papel de seda é extremamente importante para quem trabalha com produtos frágeis como eu por exemplo, que trabalho com papel! :D


Não é recomendado colocar laços ou embalar em papéis de presente, porque é certeza que vai chegar todo estragado ao destinatário, infelizmente. Além disso, os correios não permitem que laços ou barbantes fiquem enrolados nas caixas, porque pode estragar a esteira por onde passam os pedidos.

Enfim, as dicas de hoje foram essas, espero que tenha te ajudado e te dado alguma ideia legal para fazer a sua embalagem brilhar por aí.


Aliás se você precisa de uma identidade visual, não hesite em pedir um orçamento sem compromisso, será um prazer elaborar a sua identidade visual! 😍

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É isso obrigada por ter lido e até o próximo post.

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