top of page

ARTE • DESIGN • DECOR

 

Por que você deveria investir na sua embalagem dos correios?

Atualizado: 27 de mar.

Esses dias fiquei pensando em como melhorar as embalagens das minhas encomendas (no caso as encomendas de vocês, meus queridos clientes 😍).




Eu tenho caixas de papelão que são bem simples e, para ser sincera, elas não tem a menor graça, aí fiquei preocupada né, afinal sou designer GRÁFICA e acredito que eu devo ser o exemplo a ser seguido para outras empreendedoras.


Embalagem dos Correios: como tornar a embalagem mais bonita e profissional?
Esta são as caixinhas que enviamos pelos correios daqui do estúdio

Pensando nisso, resolvi criar este post, com todas as mudanças que eu fiz nas embalagens sem que estourasse o orçamento, logicamente, a ideia aqui é manter um padrão estável e um equilíbrio entre os investimentos em identidade visual e experiência do cliente e claro: o lucro!


Afinal a a gente trabalha pra lucrar também, né não?

Eu vou contar para vocês tudo que eu mudei e como isso influenciou positivamente nas minhas vendas, visto que uma embalagem agradável e bonita faz com que os clientes se sintam presenteados (e quem não gosta de presentes né?).


Isso aumenta o engajamento nas redes sociais, afinal se o trabalho é bacana, a identidade visual é fantástica, em uma excelente embalagem, as pessoas tendem a divulgar o seu trabalho (a experiência de compra delas) para outras pessoas.


Isso é um marketing que te custa bem menos e é muito mais eficiente do que anúncios pagos no Instagram.


Agradecimentos


Agradeça! Agradeça o seu cliente pela compra, é importantíssimo que ele se sinta presenteado por ser seu cliente.


Eu sempre falo para minhas clientes do e-commerce para capricharem no cartão de agradecimento.


Faça um cartão bonito, com a identidade visual da empresa, bem especial, com mensagens de impacto e para que a cliente se sinta exclusiva.

Recomendo algo ainda maior: faça uma mensagem de agradecimento por escrito, é muito mais humano e tenho certeza que o cliente vai gostar.

Descontos


Dê facilidades ao seu cliente, principalmente se este cliente for a persona perfeita para a sua empresa (caso você não saiba o que é persona, clique aqui depois de terminar o post), sempre dando algum tipo de benefício, podendo ser um desconto na próxima compra, algum tipo de freebie que a pessoa possa resgatar online, etc.


Essa atitude, assim como o agradecimento que é ESSENCIAL, estreita os laços com o cliente, faz o cliente voltar mais vezes porque se sente acolhido no seu negócio.


Caixa


Obviamente, a embalagem exterior faz toda a diferença. Eu posso dizer que de todos os investimentos aqui, este será o mais alto, afinal as caixas de papelão realmente não são baratos, porém se você vende muito, pode ser um facilitador pra você, porque se a embalagem é bonita o suficiente, você não precisará carimbar e escrever à mão. Fazer uma boa embalagem de papelão com um design interessante pode salvar o seu tempo!

Se você faz uma boa embalagem, bonita, funcional, o cliente tende a guardar para reutilizar, afinal a embalagem é tão boa que dá dó de jogar no lixo, ou seja, o cliente guarda a embalagem e com ela, guarda a sua marca também.


Acho que o carimbo caiu legal no gosto das empreendedoras, porque é uma forma prática de personalização de caixas de papelão genéricas, principalmente pelas artesãs que trabalham com coisinhas feitas a mão e que precisam demonstrar esse aspecto de artesanal em todos os detalhes.


Particularmente, eu tenho meu carimbo para destinatário, porque eu acho mais fácil e ecológico carimbar no papel kraft do que fazer uma etiqueta para cada cliente, alne diss gosto muuuito do acabamento mais rústico!


Se você não tem grana pra ter uma embalagem personalizada, tá no comecinho ainda ou quer um acabamento com aspecto mais rústico e artesanal, te recomendo muito o carimbo.