Cartão de Visita: qual é o tamanho ideal e tamanhos "padrão"?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Sem dúvidas, posso dizer que o cartão de visitas é uma das formas mais eficazes de se obter o contato de uma empresa.


Mesmo hoje gente, com a internet e o mundo digital em alta, o cartão ainda não perdeu sua eficiência, sendo ainda muito utilizado em encontros presenciais com os nossos clientes.


Eu mesma sempre entrego meu cartão quando saio e converso com outras empresas, gráficas etc.




Por que se preocupar com as

dimensões do seu cartão de visita?


Primeiro porque você precisa pensar um pouco na pessoa que recebe o seu cartão, seja lá um cliente, um funcionário de uma empresa, enfim, alguém de carne e osso vai receber este cartão.


Muitas vezes, este cartão é solicitado, outras vezes, você é que distribui. Isso significa que nem sempre aquela pessoa está interessada no que está escrito ali.


Por isso, se você der um cartão muito pequeno, pode ser que esta pessoa guarde em um lugar e esqueça da existência dele ou talvez ela até perca o seu cartão.


Em contraponto, se este cartão for muito grande, ou ela jogará fora, porque não cabe na carteira ou ela colocará em um livro ou caderno e esquecerá para todo o sempre.


E se este cartão for redondo ou de uma forma muito diferente? É muito provável que as pessoas admirem o formato do seu cartão, mas depois na hora de guardar pode ser difícil também.


Onde estou querendo chegar com tudo isso?


Que o cartão, infelizmente (até eu como designer fico triste em ter que assumir esta realidade) deve ter um tamanho padrão agradável que o torne adaptável às mãos e ao porta cartões do cliente.


É importante pensarmos na ergonomia deste cartão: se ele vai caber na carteira do cliente, se ele chama atenção o suficiente para o cliente olhar para o seu cartão e lembrar do seu trabalho ou o melhor: que ele seja tão bonito e exclusivo que o cliente tenha dó de jogar no lixo.


E essa é a meta de um cartão de visita: permanecer o máximo de tempo com o seu possível cliente, até que um momento ele precisar do seu trabalho e trimmmm, seu telefone tocar ou chegar um email para você! :D

Então para isso, trouxe algumas informações a respeito do cartão de visitas ideal, de acordo com meus estudos de longos anos trabalhando com papelaria, gráficas e claro, design gráfico.



Tamanho 8,5 cm x 5,4 cm

Tamanhos padrão para cartão de visita - Cartão de visita para médica dermatologista acupunturista