Buscar

Cartão de Visita: qual é o tamanho ideal e tamanhos "padrão"?

Atualizado: há 4 dias

Sem dúvidas, posso dizer que o cartão de visitas é uma das formas mais eficazes de se obter o contato de uma empresa.


Mesmo hoje gente, com a internet e o mundo digital em alta, o cartão ainda não perdeu sua eficiência, sendo ainda muito utilizado em encontros presenciais com os nossos clientes.


Eu mesma sempre entrego meu cartão quando saio e converso com outras empresas, gráficas etc.




Por que se preocupar com as

dimensões do seu cartão de visita?


Primeiro porque você precisa pensar um pouco na pessoa que recebe o seu cartão, seja lá um cliente, um funcionário de uma empresa, enfim, alguém de carne e osso vai receber este cartão.


Muitas vezes, este cartão é solicitado, outras vezes, você é que distribui. Isso significa que nem sempre aquela pessoa está interessada no que está escrito ali.


Por isso, se você der um cartão muito pequeno, pode ser que esta pessoa guarde em um lugar e esqueça da existência dele ou talvez ela até perca o seu cartão.


Em contraponto, se este cartão for muito grande, ou ela jogará fora, porque não cabe na carteira ou ela colocará em um livro ou caderno e esquecerá para todo o sempre.


E se este cartão for redondo ou de uma forma muito diferente? É muito provável que as pessoas admirem o formato do seu cartão, mas depois na hora de guardar pode ser difícil também.


Onde estou querendo chegar com tudo isso?


Que o cartão, infelizmente (até eu como designer fico triste em ter que assumir esta realidade) deve ter um tamanho padrão agradável que o torne adaptável às mãos e ao porta cartões do cliente.


É importante pensarmos na ergonomia deste cartão: se ele vai caber na carteira do cliente, se ele chama atenção o suficiente para o cliente olhar para o seu cartão e lembrar do seu trabalho ou o melhor: que ele seja tão bonito e exclusivo que o cliente tenha dó de jogar no lixo.


E essa é a meta de um cartão de visita: permanecer o máximo de tempo com o seu possível cliente, até que um momento ele precisar do seu trabalho e trimmmm, seu telefone tocar ou chegar um email para você! :D

Então para isso, trouxe algumas informações a respeito do cartão de visitas ideal, de acordo com meus estudos de longos anos trabalhando com papelaria, gráficas e claro, design gráfico.



Tamanho 8,5 cm x 5,4 cm


Meu preferido ever! Este é o tamanho clássico do cartão de crédito. É um tamanho ergonômico, porque cabe na palma da mão sem dificuldades, é equilibrado (porque segue conceitos matemáticos em sua estrutura) e tem um tamanho ideal para colocar todas as informações importantes sem ter que espremer tudo com letras pequenas e ilegíveis.



Tamanho 9 cm x 5 cm


Este segundo tamanho é mais popular por ser um tamanho levemente mais largo que o cartão de crédito, isso facilita e muito para colocar textos que não podem sofrer quebras de linha, como o email ou site, por exemplo, além de manter as letras legíveis. Este é muuuito utilizado por mim e por milhares de gráficas (apesar de eu não curtir muito o formato por achar muito longo)!



Tamanho 8 x 5 cm


Modelinho levemente menor. Este é um cartão menos "retangular" e também é excelente para quem tem poucas informações para colocar no cartão.


Na verdade, o certo é colocar poucas informações no cartão por padrão, afinal não é um panfleto né? hahaha!!


Mas tem empresas ou profissionais que só atendem via email ou whatsapp, então não faz sentido fazer um cartão imenso para poucas informações.



Tamanho 5 x 5 cm


Modelo quadradinho, pequeno! Menos desperdício, pois vai menos papel do que os outros, porém nem tanto, porque as pessoas perdem muito fácil, ou seja, é desperdício do mesmo jeito.


Já digo para as clientes que é um modelo muito pequeno para quem quer colocar email, whatsapp, logo e todas as redes sociais possíveis.


Assim como o terceiro modelo, este serve apenas para divulgar um site por exemplo: na frente o logo, atrás o site e só.


Particularmente, não aconselho este modelo de cartão para ser o cartão de visitas principal, porque ele é muito pequeno para colocar mais de 2 informações.


Além disso perde-se muito fácil. Em 2018 eu fui na CASACOR e tinha vários arquitetos com estes cartõezinhos pequenos, uma mais lindo que o outro, porém perdi metade dos que peguei em 1 semana...


Outros tamanhos muito usados: 8,8 x 5,0 cm que é uma variação dos primeiros que eu falei.


Bom, por hoje foi apenas isto.


Espero trazer mais informações a respeito de impressão de cartões, porque sempre me perguntam bastante e acho que escrevendo um post eu consiga explicar melhor para todos.


Recomendo ler também: 5 Dicas para o cartão de visitas perfeito!


Não se esqueça de compartilhar este post e caso você gostou e use Pinterest, poste-o para que mais pessoas tenha acesso a este conteúdo.


Se você tem alguma dúvida e gostaria que eu esclarecesse aqui, não deixe de comentar, será um prazer responder a sua dúvida.


Além de me encorajar a fazer mais postagens.


Beijos!




Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

Nós

Somos um estúdio virtual localizado em Taboão da Serra -SP, focado em design gráfico e branding para empresas e profissionais autônomas. Acreditamos no potencial da imagem para alcançar o sucesso.

  • LinkedIn - Gabriela Costa
  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram

© COPYRIGHT 2020 - CNPJ: 31.252.859/0001-11 

A CASA DE LILITH DESIGN STUDIO || FEITO COM  DESDE 2018