top of page

5 Dicas para o Cartão de Visita Perfeito!

Atualizado: 27 de mar.

Será que cartão de visita perfeito é relativo para cada pessoa?



Eu com minha experiência como designer, sei que existem vários tipos de cartão, alguns maravilhosos, outros nem tanto, mas o que faz um cartão ser o cartão de visitas perfeito?


Tamanhos padrão para cartão de visita - Cartão de Visita Quadrado com UV Local

Trouxe algumas dicas abaixo para que a sua empresa tenha um cartão de visita perfeito, vamos lá?

1. Informações do cartão


Por favorzinho, não polua o seu cartão com um monte de informações desnecessárias. Tem gente que só falta contar a história da empresa no cartão.

Antes de tudo: cartão é para estabelecer contatos e mostrar dados de contato após uma conversa profissional, ou seja, não há necessidade de especificar tanto os seus serviços no cartão.


Cartão de visita não é currículo!

A pessoa que segurou seu cartão provavelmente já sabe do que se trata a empresa e, por isso, deixe apenas as informações principais, exemplo:


"Ciclano - Recursos Humanos" ou "ABC -Advogados Trabalhistas". Assim a pessoa já tem noção do que se trata.

Adicione apenas as redes sociais que você realmente usa e deixe pelo menos um telefone celular ou fixo e apenas 1 um e-mail para contato! Sem exageros!


2. Logotipo


Sim, eu sei. Você ainda acha que logotipo é frescura, mas saiba que muitas vezes o que diferencia sua empresa de uma empresa top de linha é justamente a formalização da identidade visual.


Doi, mas infelizmente é a verdade.

Para um bom cartão de visitas, é necessário ter um bom logo também, então para um cartão profissional e sério, crie seu logotipo e estabeleça a sua identidade visual

Sabe aquele cartão tenebroso com umas fontes estranhas que você já viu por aí nas gráficas? Pois é, não seja essa pessoa!


Faça seu cartão e sua identidade visual com um designer gráfico, pelo bem do seu negócio. Pelo amor de Deus.


3. Tamanho


Outro dia eu fiz um post aqui falando dos tamanhos de cartão de visita mais recomendados para evitar que o seu cartão vá parar no lixão.


Fico triste de ver as pessoas derrubando árvores para imprimir cartões tão feios e inúteis, porque a pessoa logo vê e joga fora.


Serio, isso é bem triste! Às vezes não só porque ele é feio, mas porque é grande demais para caber na carteira, ai que a pessoa joga fora mesmo.

Recomen do ler o artigo falando sobre os tamanhos recomendados dos cartões de


4. Acabamento


Quem nunca pegou aquele cartão básico fino, sem graça, de papel couchê com verniz brilhoso que você mal enxerga o que está escrito por causa do brilho no papel?


Bem mediano, né?

O acabamento do cartão deve ser levado em conta também.


Faça algo mais sofisticado, fuja do padrão com bordas arredondadas ou corte especial, um logotipo em hotstamp (dourado ou prateado, por exemplo), laminação fosca para reforçar o papel, verniz uv localizado nos detalhes para ficar ainda mais bonito.

Aposto que a pessoa custará a jogar no lixo um cartão diferente e original.


Vai dizer que não tem 1 cartãozinho que você deixou de jogar fora porque achou bonito?


5. Gráficas


Quer um conselho pelo bem da sua sanidade mental?


Não faça arte nenhuma em gráfica.

Não caia nessa de "arte por cortesia" ou "arte grátis". Além de te cobrarem o valor da arte embutido no valor da impressão, te entregam um trabalho amador, porque a gráfica nunca terá a dedicação do designer gráfico.


Desculpem gráficas, mas é verdade.

É importante entender a diferença entre gráficas e estúdios de design.


A gráfica não é responsável pela criação de arte e identidade visual, mas sim pela impressão da arte.


Eles pouco se importam se a arte está ou não passando o propósito da sua empresa. O designer sim.

O designer de especializa em transformar o seu negócio através da imagem, usando as estratégias corretas, então recapitulando: designer é para a criação de arte, gráfica é para impressão da arte.

Pois é, essas foram as dicas de hoje. Espero que você saia daqui com um conteúdo a mais e motivada para transformar a sua empresa!


Agradeço muito que tenha lido até aqui.

Se você gostou, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais e pinar o card abaixo no Pinterest para me ajudar a atingir mais pessoas. É isso, obrigada e um beijão! Até o próximo post.


Dicas para o cartão de visita perfeito.

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page