top of page

Qual é o significado da cor roxa em uma identidade visual?

Atualizado: 26 de mar.

Continuando o manual da psicologia das cores e design aqui no blog, trouxe o lilás para ser o próximo. Semana passada eu tinha trazido a cor verde, agora como estou montando um logotipo lilás, escolhi esta cor para ser a segunda.



A cor roxa / lilás / violeta é uma cor muito misteriosa, traz uma sensação de paz e magia para quem a vê.


Isso a gente pode lembrar quando vemos desenhos animados na TV ou quando assistimos filmes de bruxas e magos (ou quando vemos qualquer publicidade relacionada ao Nubank, que escolheu a cor para representar a marca).



Como utilizar a cor lilás ou roxa na identidade visual
Identidade Visual que fizemos para a Dra. Lorraine Atala em 2018


O que significa a cor violeta / lilás / roxa?


Se você não tiver faltado as aulas de física, saberá que cor arroxeada é nada menos que a última frequência que enxergamos do espectro de cores.


Por ser a última cor que chega ao nossos olhos, ela está relacionada a suavidade e principalmente ao último estado da consciência humana, que seria a iluminação, por isso é muito utilizada em escolas esotéricas e relacionadas ao metafísico.


A cor violeta, dentro da crença esotérica, pode significar o úlitmo chakra do espírito, passando tanto a ideia de mistério (pois vamos em busca do desconhecido) quanto a prosperidade, afinal para atingir este último patamar é necessário que haja muita prosperidade em todos os campos da vida.


Para quem não conhece a respeito dos chakras, trouxe essa imagem para que você possa entender melhor o conceito:


Dentro do feng shui, que explicarei o que é em um próximo post, a cor lilás está relacionada a fartura e prosperidade.


É interessante observar que tem muitas empresas de luxo que utilizam esta cor como uma das componentes no logotipo ou em sua identidade visual.


Isso significa que, mesmo que você não acredite em nada de crackras ou de feng shui, deve notar que algumas coisas se repetem a respeito de como as pessoas enxergam e interpretam determinada cor.


E você pode utilizar isso ao seu favor.


Resumo da obra: use a cor roxa para demonstrar iluminação, pertencimento e para passar a sensação de algo superior, de um outro patamar.



Onde usar a cor roxa / lilás


Vemos que essa sensação de "atingir" um determinado patamar pode significar tanto no plano material quanto no plano energético / espiritual.



Portanto é legal para:


  • Lojas de artigos esotéricos.

  • Cartomantes, tarólogas.

  • Empresas que trabalham com o autoconhecimento e a autorealização

  • Coaches e influenciadores digitais que trabalham diretamente com desenvolvimento pessoal.

  • Empresas de grande porte que desejam vender seus serviços para uma classe social mais sofisticada.

  • Empresas voltadas para o público de alto poder aquisitivo como: joalherias, lojas de perfumes importados, carros importados, etc.



Onde NÃO usar a cor lilás / roxa


Creio que não exista necessariamente um local específico que não se deva utilizar a cor lilás, mas creio que em ambientes onde requer impulso, força, atenção constante, talvez não seja uma cor ideal para ser utilizada.


O roxo se adapta mais em conceitos mais avançados e que ligam à intuição, a imaginação e a busca do conhecimento e realização, tenha sempre isso em mente.


E aí já sabe que cor você deverá escolher para sua próxima identidade visual? Sobrou alguma dúvida?


Não deixe de ler os outros posts a respeito das outras cores, que já estão aqui disponíveis!


Se você gostou e gosta deste tipo de conteúdo, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais e comentar o que você achou. ;)


Obrigada por ter lido até a próxima postagem!

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page