top of page

ARTE • DESIGN • DECOR

 

A Cor Verde no Logotipo: significado da cor e dicas

Atualizado: 26 de mar.

Depois da cor vermelha e da violeta (que inclusive é legal você clicar e ler os dois outros posts, que possuem informações importantíssimas a cerca das cores) agora é a vez da cor verde! A cor verde te lembra o que?



Lembrando das aulinhas da escola primária, a gente sabe que o verde é uma cor fria e secundária, isso nos traz a ideia de uma cor mais suave e tranquila do que o vermelho por exemplo.


Inclusive o verde é a cor oposta ao vermelho e sua junção, se não for bem feita, pode se tornar cansativa aos olhos.


Podemos lembrar também da clorofila das plantas, aquele pigmento verde ali nos mostra o quão saudável a plantinha está, se ela começa a amarelar aí já sabe né?


Futuramente falarei sobre o círculo cromático e as suas influências na combinação de cores.


Obviamente a combinação de cores requer um pouco de "técnica", digamos assim, até porque o bom gosto é algo muito relativo e eu não gosto muito desse termo, porque o que não pode ser legal para você pode ser para mim e vice-versa.



O que significa a cor verde


O verde está relacionado sempre ao frescor, à natureza, às plantas e tudo que está ao nosso redor.


É uma cor fria, mas que não nos traz frieza, pelo contrário, é uma cor vibrante, mas que ao mesmo tempo acalma. Talvez o verde seja a cor mais equilibrada que existe ao nossos olhos.


Não à toa é a cor mais presente no ambiente terráqueo em que vivemos, claro que o azul ganha, mas só quando olhamos a terra de fora dela, coisa que não acontece todos os dias, a não ser que você viva no mundo da lua como eu.


Não a toa também as empresas que trabalham com alimentos mais próximos dos vegetais utilizam tanto esta cor em sua identidade visual.


O verde passa aquela sensação de "estou em contato com a natureza" e o fato de estar próximo da natureza vem na nossa mente o conceito de saúde, equilíbrio, relaxamento e meditação.


Já tentou ir a um parque após ter uma semana angustiante?


É um tranquilizante natural ir ao parque, cheirar as plantas e se sentir parte daquele todo. Te traz calma, tranquilidade e um relaxamento que é inestimável.


Tenta ir pelo menos em um final de semana que a sua consciência agradece!



A cor verde na visão do feng shui


Obviamente não poderia deixar de falar do #fengshui e da visão metafísica da cor verde, porque isso inspira muito a gente a criar coisas bonitas e cheias de significado.


Para o feng shui, o verde representa o elemento madeira e o guá da família e da harmonia, porque não só os chineses, mas todo mundo acredita que a família é uma base para a harmonia na vida de todos os seres humanos, até porque somos extremamente sociáveis, e seria impossível vivermos se não em conjunto.


Resumindo, o verde nos traz a sensação de paz, harmonia, saúde, equilíbrio, serenidade mas sem perder o entusiasmo, energia equilibrada que não te anima por fora, mas por dentro, mentalmente.



Onde usar a cor verde?


Eu Gabriela, acho o verde uma cor muito democrática.


Vai bem em muitos lugares, inclusive na decoração e no design de interiores, mas obviamente tem áreas e funções que o verde servirá como uma luva como: SPA'S, clínicas de estética, escolas de yoga e meditação, clínicas médicas especializadas em tratamentos alternativos, farmácias de manipulação e homeopatia, empresas que trabalhem com produtos veganos e vegetarianos, empresas de alimentos e vegetais orgânicos, supermercados que possuem um viés mais saudável e orgânico (lembra do Pão de Açúcar?), pet shops e clínicas veterinárias, enfim, verde é saúde, lembre-se sempre disso.



Onde NÃO usar a cor verde?


Difícil hein!


A cor verde é extremamente democrática, mas creio que não ia ficar muito legal em uma balada, um sex shop por exemplo, é uma cor tranquilizante demais para um ambiente que deve ser energético/excitante, um bar, uma academia, a não ser que ela fosse sustentável (sei lá) e tivesse uns eventos do tipo lá dentro, coisa meio difícil pra quem está indo para uma boate.


Outro lugar que não faz muito sentido é em empresas como uma empresa de carros ou uma indústria de peças de carro, ou uma indústria que fabrica produtos ácidos, corrosivos, que maltratam a nossa natureza.


Aliás ainda não cheguei a ver um logotipo de carro que seja verde... algumas viações de transporte público utilizam, mas é porque elas usam combustível renovável (a base de cana de açúcar) em sua frota de ônibus. 


Enfim, acho que deu para entender um pouco a respeito do verde, e dos seus usos no design e na identidade visual, na decoração, etc.