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Qual é a diferença entre logo e identidade visual?

Hoje vamos falar sobre conceitos! Ainda que a identidade visual tenha sido imensamente difundida pelas redes sociais, muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto, até porque são muitos conceitos relacionados ao design como branding, logo, identidade visual, arte digital, vixe!


Marca D'Água da Cerebrale, identidade visual e branding realizado no início deste ano <3

Por isso, vendo a dificuldade que muitos clientes que me procuram, resolvi fazer um post muito curto e objetivo sobre cada conceito, para que todos possam compreender não apenas o que significa cada um, mas a sua importância e diferencial. Vamos lá?



Logo, logotipo ou "logomarca"


Independente do nome que você conheça, o logo é o símbolo da sua marca. É aquele desenho que vai representar a sua empresa pelo mundo. É como se ele representasse o time que você torce.


Este é o logotipo da Cerebrale, feito no início deste ano e que você já pode conferir no nosso porfólio.

Se eu falo palmeiras, corinthians ou vasco, creio que a primeira coisa que vem na sua cabeça é o símbolo deles, ou seja, o logo! Mesma coisa se você pensar na adidas, nike ou na globo.


Por exemplo: aqui no estúdio, temos a borboleta como nosso arquétipo e símbolo, que você pode conferir no topo do menu. Este é o nosso logo.


E qual é a importância do logo?


Infinita, absoluta! A ponto de passar o dia todo aqui te mostrando os motivos. O logotipo é um atestado de existência. É como um RG, um CPF. Se você não tem esses documentos, você "não existe".


Sim, em aspas, é claro! Porque a gente sabe que você existe sim. A diferença é que você não tem um código que te determina como único! Percebe?


O logotipo é a mesma ideia. É um código visual que irá fazer com que as pessoas se lembrem de seu negócio e notem que a sua empresa existe.


Lembre-se desta frase: quem não aparece, não é lembrado (nem notado).

Se você não busca aparecer com uma imagem consistente, não será lembrado, será apenas mais um em meio a milhões de empresas.


Por isso, em meio ao mundo globalizado e conectado que vivemos, é cada dia mais e mais importante ter um logotipo ÚNICO, interessante e que conte uma história.



E o que é identidade visual?


A identidade visual complementa a imagem do logo. Ela é, é a grosso modo, a aplicação do seu logo no papel timbrado, cartão de visitas, caixas e embalagens.


Uma das partes criadas da identidade visual da Cerebrale foi o cartão de visitas que ficou lindo né?

Até a paleta de cores que você usará para o seu negócio, o formato do seu site, tudo isso é identidade visual.


Querem um exemplo? O Nubank! Que utiliza o tom roxinho magnético em toda a sua identidade visual: aplicativo, site, cartões, timbrados, nos crachás dos colaboradores, enfim, o espírito da marca é "impregnado" em toda a empresa, o que fortalece a sua marca.


Eu mesma, que cliente do Nubank (Nubank me patrocine, nunca te pedi nada), admito que admiro demais a identidade visual do Nubank e acho que é incrível a forma como associamos a cor roxa ao banco.



Qual é a importância da identidade visual?


Nem preciso dizer que é total né?


Depois do exemplo do Nubank, notamos a influência que a identidade visual, quando bem posicionada e aliada a estratégias de marketing, pode proporcionar a uma empresa.


Desde o início, o Nubank tem investido pesado em uma boa identidade visual e um bom branding (explico o que é branding neste post aqui).


Ambos levaram ao sucesso rapidamente, isso é, atrelado a uma ideia "revolucionária" também.



Identidade visual = sucesso


Para ser bem sincera com vocês, as grandes empresas já notaram há tempos a influência de ter um logotipo e uma identidade visual forte e, por isso, a maioria dos escritórios de design trabalham com grandes empresas, o que torna o processo de criação de logo, identidade visual e branding inviável para pequenas empresas.


Mas o objetivo aqui do estúdio é trazer isso com mais facilidade aos pequenos e médios empresários, pois sabemos a importância que uma imagem legal vai ter no sucesso do seu negócio.


Por isso que o nosso estúdio trabalha diretamente com e para os pequenos empreendedores, pois acredito que existem excelentes ideias por aí que são ofuscadas e esquecidas pela falta de uma estratégia legal.


Portanto, invista na sua identidade visual!


Se você realmente quer levar o seu negócio a sério, se posicione como tal, não deixe para "quando sobrar dinheiro".


Este processo que te expliquei é um investimento, então enxergue-o como tal.


Você provavelmente investe em publicidade nas redes sociais, investe em maquinário... então porque não investir naquilo que pode revolucionar a forma como as pessoas enxergam o seu negócio?

Isso vai te fazer crescer financeira e profissionalmente, então não deixe para depois.


Faça um orçamento aqui no estúdio sem compromisso e vamos conversar sobre o assunto: nosso WhatsApp (11) 95791-4246 ou pela nossa página de contato. Estamos de portas abertas para lhe ouvir <3


Espero ter ajudado, esclarecido e tirado todas as dúvidas a respeito, mas caso ainda tenha uma pulga atrás da orelha, sinta-se à vontade para comentar. Será um prazer tirar a sua dúvida (que pode ser a dúvida de muita gente).


O post de hoje é isso, até o próximo post e obrigada por ter lido!

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