top of page

FENG SHUI na Identidade Visual (#1): como usar e algumas dicas!

Atualizado: 27 de mar.

Eu gosto muito de feng shui e aplico as técnicas nos projetos de identidade visual dos meus clientes, porque acredito que boas energias podem ajudar o negócio fluir e se desenvolver melhor.



Mesmo que você não acredite, uma coisa eu te garanto: não te fará mal algum. Então na dúvida, faça! Porque isso pode te ajudar a pensar positivo também.




O que é feng shui?


O feng shui é, a grosso modo e resumidamente, uma crença de que todos os lugares do mundo possuem energia, afinal tudo veio da natureza!


Esta energia (chi) pode ser equilibrada se usarmos os fenômenos da natureza como água, fogo, terra, metal, madeira e o ar a nosso favor, trazendo prosperidade, saúde, riqueza e abundância.


Tudo ao redor possui simbolismos e pode agregar valor ou sugar as energias do ambiente.


Pode ser abordado como uma superstição, até porque não há embasamento científico a respeito, mas pensando que ela pode apenas te ajudar a dar um empurrãozinho não custa nada usar a seu favor não é mesmo?


Eu vou separar esse guia em várias partes. A primeira parte (este post) será a respeito das formas, os próximos eu irei falar a respeito das cores e dos guás, assim fica mais organizado.


Lembrando que não sou consultora de feng shui, sou designer, mas estudo sobre feng shui há alguns anos e aplico nos projetos de identidade visual dos meus clientes.


Eu espero que não só ajude vocês, meus queridos clientes, mas também outros designers que procuram informações como essas e não acham na internet, eis um pouco do que sei aqui, espero que gostem!!




Feng Shui e as Formas


Como na identidade visual trabalhamos diretamente com desenhos, escolhi as formas geométricas a princípio. O feng shui usa as formas geométricas principais como sinônimos de fenômenos da natureza.


As formas principais são triângulo, círculo, quadrado, ondas ou espiral, vejamos alguns dos significados e os melhores usos para cada uma das formas abaixo:



Triângulo - Fogo

Identidade Visual e Feng Shui
Vermelho rosado e triângulos para trazer comunicação

O triângulo é o representante do fogo. Se você notar, uma fogueira geralmente tem forma de triângulo. Representa a criatividade, impulso, energia, vitalidade, atitude, iniciativa.


Acelera o metabolismo, agita e auxilia em tomada de decisões. Já vou adiantando aqui que o fogo é representado pela cor vermelha e pelo número 3, afinal o triângulo tem 3 lados.


É excelente para trazer energia para a sua identidade visual se for uma academia ou um restaurante, um bar, enfim, lugares que necessitam de energia e que tem um fluxo de pessoas se movimentando ou se comunicando.



Mas tenha cuidado para não exagerar! Tudo deve ser equilibrado. Aliás nunca deve ter apenas um elemento só.


Fogo demais pode trazer discussões, brigas, stress, desmotivação e ódio. Então devemos ter muito bom senso. Eu sempre penso na linha vermelha do metrô aqui em SP. Na estação, a identidade visual da linha é (obviamente) repleta de itens vermelhos. Adivinha qual é a pior linha de metrô de SP. Isso mesmo, a vermelha. Sempre tem alguém brigando ou empurrando alguém, muita MUITA gente. Além de ser a maior linha de metrô de SP.


Como podemos usar: podemos montar uma identidade visual com triângulos, um desenho geométrico com diversos triângulos. Podemos usar também apenas a cor, fazendo uma paleta de cores com tons quentes e avermelhados, trazendo a energia do fogo da mesma forma e equilibrando com outros itens para evitar excessos de energia.



Quadrado - Terra

Identidade Visual e Feng Shui
Quadrado traz a sensação de seriedade e comprometimento

Quando você vê um quadrado, pensa automaticamente em algo estável, sério, sóbrio, sólido como um cubo de gelo, por exemplo (aliás quadrado também pode ser sinônimo de alguém conservador, muito "careta", sério demais). É associado ao número 4.


O quadrado é o representante da terra.


A terra é sólida e estável, e sua instabilidade geralmente ocorre por conta de outros fenômenos da natureza como a água, que amolece, vira um lamaçal; o ar (ou vento) que faz uma poeira daquelas e o fogo, que pode amolecer seus minerais e transformá-los em outros tipos de materiais.


Mas sem a influência desses fenômenos, a terra é estável, quieta e serena, além de forte e sólida.


Ela representa estabilidade, recurso material, solidez, estrutura, base, fundamento, tudo que "segura" algo. Representa seriedade, ordem e comprometimento, equilíbrio, rigidez e direção.


É excelente para empresas que trabalham em ramos como direito, medicina, contabilidade, administração, empresas de seguros, etc. Essas áreas precisam muito de estabilidade, solidez e equilíbrio para manter o seu desempenho.


Como podemos usar: adicionar formas quadradas, não só no logo, mas no texto do logotipo, com uma fonte menos arredondada. Podemos usar a cor que representa o elemento terra, como o marrom, terracota e o amarelo. Sendo o marrom a cor da terra e o amarelo a cor do ouro e dos minerais que a compõe.



Círculo - Metal


Identidade Visual e Feng Shui - Cartões de Visita
Círculos e formas orgânicas trazendo fluidez :D

O círculo é o símbolo que mais podemos encontrar na natureza, comparado ao quadrado e ao triângulo.


Quando olhamos para o círculo, logo vem diversos objetos do dia-dia: o relógio, a bola, o pneu do carro, até a própria Terra e o Sol. Isso significa que o círculo representa algo cíclico, que não tem fim.


Se analisarmos o círculo ou uma esfera, ele não possui um começo nem um fim. Também não possui vértices visíveis como o quadrado e o triângulo, na verdade seus vértices são infinitos e impossíveis de contar.


O metal tem uma propriedade muito interessante, que é a de poder ser moldado em diversas formas com facilidade, apenas esquentando o material.


Então podemos dizer que o círculo representa infinito, totalidade, o além, a criatividade, tudo que pode ser moldado, futuro, viagens.


O metal, por ser associado ao ouro, prata e bronze, cobre, além dos minerais, é também sinônimo de riqueza, prosperidade. É literalmente "bola pra frente", com impulso e densidade.


Como podemos usar: podemos utilizar círculos no próprio logotipo, ou fontes circulares ou apenas a cor branca é muito eficaz. acredito que o metal seja benéfico para todos os tipos de negócios (afinal quem abre empresa e não quer lucrar, né?), mas é importante ressaltar que nem sempre o metal é apropriado.


A sua energia é densa e pode sobrecarregar um local que precisa de descanso e serenidade. Acredito que não seria a melhor forma para um spa, por exemplo, um local que necessita ser sereno.


Mas os locais que funcionariam bem com o metal são empresas de tecnologia e hospitais, estúdios e agências, lojas de grife, etc.



Formas Assimétricas - Água


Identidade Visual e Feng Shui: Design Gráfico
Formas orgânicas e a patinha dentro do logo

As formas assimétricas e espirais são as "formas" mais orgânicas possíveis. Está presente em quase toda a natureza, é só lembrar dos caracóis, rosas, até o DNA, as plantas e outros seres vivos.


Também pode representar as coisas "sem forma". A água é um líquido que se adapta ao recipiente (em temperatura ambiente, é claro!) ficando com a forma do copo ou da garrafa.


Pensando assim, as formas assimétricas representam adaptação, vida, direção, movimento e controle, fluidez, trabalho.


A água tem uma propriedade interessante, porque ao mesmo tempo que esta pode ser convidativa, pacífica e alegre com águas cristalinas e calmantes de um rio, pode ser intimidadora em meio ao alto mar profundo e escuro, trazendo melancolia e medo.


Por isso que ressalto mais uma vez: é necessário manter o equilíbrio.


A água mesmo sendo "mole" em seu estado líquido pode, com o tempo, modificar a estrutura de pedras e de um rio apenas com o seu movimento, representando a força de vontade e a sabedoria. Ela pode representar as emoções, que são fluidas.


Como podemos usar: tons de azul e preto. Preto porque a água profunda absorve a luz e não a reflete. Podemos usar formas onduladas, ondas, espirais e formas assimétricas. Podemos usar apenas as formas ou apenas as cores também.



Retangular / Cilíndrico - Madeira


Identidade Visual e Feng Shui
A árvore representando crescimento psicológico, liberdade

A madeira é representada pelo cilindro ou pelo retângulo. Um retângulo porque, quanto maior fica o seu caule, mais longo é o formato do retângulo visto de frente.


Ao observarmos o tronco de uma árvore, podemos notar sua força e a sua busca pela luz, procurando absorver o máximo de luz do Sol.


Suas raízes são longas em busca da água. De todos os fenômenos da natureza, é o único que é vivo.


Traz o significado de expansão, crescimento, início, raiz, sabedoria. Mas em excesso pode causar imobilidade e estagnação, visto que a árvore é um ser vivo, porém preso à Terra.


É excelente para profissões e empresas que trabalham com o interior do ser humano ou com seres vivos, porque a árvore é uma representação do crescimento, tanto interior quanto físico.


É ideal para escolas e clínicas, spas, enfim, lugares que precisam transmitir conforto, paciência e plenitude.


Como podemos usar: podemos usar a própria árvore como referência, mas também podemos usar flores e frutos, folhas ou até mesmo um retângulo ou cilindro. Todos os tons de verde são bem vindos.



Algumas reações positivas dos elementos:

Segundo Nancilee Wydra em seu livro "Feng Shui: O livro das Soluções"


"Do fogo para a terra: restos de fogo produzem terra.
Da terra para o metal: contidos na terra estão os componentes que se combinam para criar os metais.
Do metal para a água: (...) a água exsuda [destila] do metal pela a condensação (...).
Da água para a madeira: a água é o apoio da vida para a madeira.
Da madeira para o fogo: a madeira fornece combustível para o fogo."

Isso significa que você pode e devemos utilizar os elementos que se ajudam em conjunto, reforçando ainda mais a energia destes elementos. Evitem usar em sentido oposto como por exemplo:


"1. O fogo queima a madeira
2. A madeira absorve a água
3. A água corrói o metal
4. O metal absorve a terra para produzir a si mesmo
5. A terra pode apagar o fogo."

Porque aí você irá anular as energias, o que não te trará benefício algum, então fique ligado nessas coisas!



Como criar um logo usando as técnicas de feng shui?


Aqui no estúdio, utilizamos diversas formas utilizando a principal ferramenta do feng shui: o ba guá! O ba guá é uma espécie de gráfico onde temos as áreas correspondentes a cada campo de nossas vidas.


Como utilizar feng shui no logotipo e na identidade visual
O ba gua

Utilizamos as cores, as formas, os elementos e as áreas de cada parte do ba gua, de acordo com o seu tipo de negócio, nicho ou a energia que você pretende atingir com a sua identidade visual.


Portanto eis os benefícios de se usar o feng shui na identidade visual:


  1. É possível criar uma boa paleta de cores, harmoniosa e energeticamente correta

  2. Utilizar das formas que representam cada elemento corretas para se criar um logotipo energeticamente alinhado e visualmente atraente

  3. É possível usar as influencias dos elementos de cada parte do ba gua para influenciar positivamente e atrair este tipo de energia para a sua marca

  4. O principal: atrai sucesso, prosperidade e boas energias para a sua marca



Quero um logotipo usando técnicas de feng shui, é possível?


Sim, aqui no estúdio trabalho diretamente com a criação de identidades visuais harmoniosas e utilizo não somente das técnicas de feng shui como também as técnicas de numerologia e claro, alinhada as técnicas de marketing e design!


Deixo claro que não trabalho com consultoria separada da identidade visual, utilizo as técnicas do feng shui apenas dentro do design gráfico.


Portanto, se você está em busca de uma identidade visual ou logotipo com técnicas de feng shui, está no local certo!


Aqui você pode solicitar o seu orçamento e junto, pedir a sua criação de arte com as técnicas de feng shui, basta solicitar o seu orçamento clicando aqui.


É isso, espero ter ajudado você a entender um pouco sobre como é usada essa técnica milenar dentro da identidade visual.


Um grande beijo e até o próximo post!

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page