5 sinais de que você está precisando de uma nova identidade visual!

Atualizado: Jun 18

Já parou para pensar qual é a primeira impressão que a sua comunicação visual passa para o seu cliente?


Se coloque no lugar dele e imagine você vendendo algo para você mesmo, utilizando de todos os "apetrechos" que você tem.


Você compraria de si mesmo?

Acharia amador demais para comprar?




Uma dica interessante é perguntar ao seu cliente com sinceridade, o que ele acha da identidade visual.


Pergunte qual é o primeiro nome que vem na cabeça quando ele vê a sua marca. Carinho? Amadorismo? Feito à mão? Iniciante? Fundo de quintal?


Bom, dependendo da resposta, você deve começar a repensar na sua estratégia visual.



Você tem o mesmo visual há mais de 10 anos


Se a sua identidade visual está lá parada nos anos 2000... com aqueles efeitos "estranhos" de 3D de baixa resolução e cores esquisitas, sinto-lhe dizer: está ultrapassada e é hora de dar um up!


Bom, sabe o que o cliente pensa a respeito da sua identidade visual? Uma palavra: desleixo.


Sim, uma empresa é como uma pessoa (não a toa chamamos de pessoa jurídica), imagina se a sua empresa fosse uma pessoa tentando vender alguma coisa para alguém todo mal vestido, sujo e com roupas completamente sem nexo uma da outra.


Estranho, né? Pense que é o seu trabalho! É dele que tirará seu sustento. Se você trabalha com isso há anos precisa investir mais para que teu negócio continue sendo rentável.



A imagem não coincide com o que você vende


Imagina uma empresa de lingeries com um logotipo em candy colors ou uma confeitaria com um logo em tons de preto e vermelho. Qual das duas é a confeitaria? E qual é o sex shop?


Ou se você mudou o estilo de produto que você vende mas continua no ramo, faça um redesign. Se você não sabe o que é redesign, temos um post sobre isso aqui.



Você tem vergonha de expor seu logo por aí


Se você tem vergonha de mostrar teu logo para alguém, como é que a pessoa vai descobrir que você existe?


O logotipo é a imagem que associa a sua empresa, logo deve ser estampada sempre onde for possível, para que as pessoas lembrem, lembrem e lembrem.


Aliás lembre-se: o cérebro humano memoriza por repetição, principalmente os adultos! Então mostre esse logo amiga(o), mas faça uma boa identidade visual também.



Seu logo é genérico


Um belo dia, você resolveu montar uma identidade visual para a sua empresa.


Ai você entrou nesses sites de designers freelancers que fazem logotipo por 50 reais ou foi na gráfica logo ali (com o perdão do trocadilho) e comprou um logotipo.


Na hora você pensou no grande negócio que fez, afinal agora a sua empresa tem um desenho só seu, mas assim que você olha para os lados vê milhares de logotipos semelhantes ao seu logotipo na rua, nas redes sociais e em todo lugar.


Pior, o logotipo é sem graça.


Resumindo: de identidade visual não tem é nada.


Identidade visual é auto explicativo. Traz uma identidade para a sua empresa. Se o seu logo é genérico, você não tem identidade nenhuma. Simples assim.



Sua Identidade visual não tem um projeto de branding


Você sabe o que é branding? Se você quer entender mais a respeito, leia o post aqui que escrevi sobre essa arte de transformar empresas em uma marca.



Marca e empresa são coisas bem diferentes, mas isso não significa que elas não andem de mãos dadas.


O branding permite transformar você em uma potência, com significado e originalidade.


Vai por mim, uma das coisas mais importantes hoje em dia é ter diferencial. Hoje todo mundo quer ser empreendedor, tá na moda.


Não há problema nenhum nisso, o problema é você fazer igual a todo mundo achando que vai criar a sua marca.


Então, contrate um bom designer (modesta parte eu posso lhe ajudar) e crie um projeto decente. Poxa, pensa no dinheiro que você tanto investe numas artes sem noção por aí mas que poderia estar investindo em um bom designer.


Prioridades!!!!


Essas são as dicas que eu tenho dito aos meus clientes.


Nem sempre é necessário atualizar a sua identidade visual, mas caso você precise, pode contar com a gente enquanto tiver agenda aberta. Mande uma mensagem na nossa página de contato ou através do nosso WhatsApp.


Só apertar o botãozinho aqui no canto direito. ;)


É isso!

Beijão e até o próximo post.


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