top of page

Para que fazer um logotipo? Para que serve e qual o benefício de se ter um?

Atualizado: 28 de mar.

Se eu falar a palavra "Nike", tente não pensar no símbolo do "swoosh". Se eu falo "Iphone", tente não pensar no símbolo da maçã mordida e ao falar "Coca-Cola" tente não pensar naquelas letrinhas desenhadas em um fundo vermelho.



É praticamente impossível não fazer uma associação visual à uma marca, percebe? E isso é proposital, afinal há muito marketing e muito design envolvido para que uma marca entre na cabeça das pessoas.


O logo torna a empresa conhecida


Sim, isso é um logotipo e é para isso que ele serve: para deixar a sua marca na cabeça das pessoas de uma forma visual. Quer ver a importância de um logotipo em um negócio?



Faça este teste!


Faça este teste: se eu falo a você "mercadinho do seu João" o que vem na sua cabeça? Você pode pensar em um mercadinho de esquina, ou um mercado qualquer ou talvez nada disso porque a associação visual que você tem desta expressão é difusa e mal construída. Em termos técnicos, chamaríamos de uma "commodity".


Muito diferente de quando falamos "Wal-mart". Já vem na sua cabeça a imagem do logotipo, com as cores verde, preto e branco e aquele extenso hipermercado que tem de tudo um pouco.


O logo faz o cliente lembrar que a sua empresa existe. Quando seu negócio possui um logotipo ele passa de "um negócio qualquer" para uma marca. A marca é literalmente auto explicativa, é aquilo que gruda, fica marcado na cabeça das pessoas. Essa é a importância do logo na vida da sua empresa.


Entendeu agora a importância do logotipo na sua empresa? Não seja mais uma empreendedora falida, hein? ;)

Aliás, deixa eu te contar uma coisa: às vezes, alguns clientes entram em contato comigo em busca de uma identidade visual e pedem cartão de visita e tags, por exemplo. Assim que eu passo o orçamento, a pessoa se assusta com o termo "logo" e o seu valor.


Alguns desistem do orçamento por não entenderem o que é um logo (e obviamente por não entender importância dele em uma identidade visual) e outros ficam perguntando para mim: o que é logo ou "por que ele vale tudo isso, é tão caro!"


Logo já penso: esse aí é empreendedor de primeira viagem!



Empreendedores de primeira viagem


Até entendo as pessoas que estão iniciando na vida empreendedora e não estão conseguindo investir em um logo e uma boa identidade visual, mas as pessoas que acham que investir em design é desnecessário, estão colocando seus negócios ao abismo.


O que é um erro fatal, afinal o design torna sua empresa amigável, sedutora para os seus clientes e não menos importante: funcional! Pois como já dizia Steve Jobs:


"Design não é apenas como se parece e o que se sente, design é como funciona"

Design é função (e põe função nisso!). Steve Jobs era um grande apaixonado por design, porque além de um grande inventor era um grande empreendedor. Ele entendia que o design VENDE e MUITO! Por isso, até hoje os seus produtos são sonhos de consumo (lindos e funcionais).


A Apple é o maior exemplo de bom uso do design de tudo! Eles revolucionaram o design de interface de celulares (que antes era muito horrível), no design gráfico e claro, no design de seus produtos, ah e pasmem: é a empresa mais valiosa do MUNDO (por que será não é mesmo?).


O design tem a função de melhorar, facilitar e tornar mais bela a vida das pessoas, por isso, é de extrema importância que sua empresa tenha um bom projeto de design completo: com logo, papelaria e web design!


Se você tá sem grana no momento, espera a situação melhorar e quando sobrar uma grana, invista no design do seu negócio, mas se você tá lucrando e crescendo, é hora de investir pesado na sua identidade visual.


É isto, por hoje é só! Não deixe de solicitar um orçamento personalizado com o nosso estúdio clicando aqui, será um prazer lhe atender e transformar o seu negócio! Não deixe de clicar nos botõezinhos de compartilhamento abaixo e divulgar este post naquele grupo de empreendedoras iniciantes que precisam de dicas para construírem seus impérios.


Beijos e até o próximo post!


Para que fazer um logotipo? Para que serve e qual o benefício de se ter um?

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page