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A "logomarca" precisa MESMO ter um significado?

Será que seu logotipo, (também chamada carinhosamente pelos leigos como logomarca) precisa mesmo ter significado? Aliás o que é significado? Mas primeiro vamos supor que você vende cupcakes há algum tempo e está crescendo as vendas.



Aí você começa a pensar em tornar esse negócio a sua fonte de renda principal. Daí você resolve fazer a sua identidade visual (o que é uma coisa muito positiva)!


Você contrata um designer e este faz a sua identidade visual com um cupcake e o nome "Cupcakes do Seu Nome Aqui".


A questão é: faz sentido fazer uma identidade visual sem significado algum, apenas com um logotipo literal, com o desenho do que você faz e o nome genérico?

E isso pode prejudicar as suas vendas?


Bom, vamos responder por partes: a primeira resposta é não.


Não faz sentido algum você investir em uma identidade visual, pagar caro por ela para se tornar mais uma empresa qualquer no mercado.


Se você quer criar uma identidade visual é porque quer se diferenciar das outras empresas, certo? Pois é!


Não faz sentido nenhum você ter de contratar um designer para fazer a cópia daquilo que você viu e achou lindo em outra confeitaria, sabe por quê?

Porque ninguém quer a imitação, cliente nenhum vai querer a imitação.


Ele quer o original.


Todo cliente, quando vê uma marca, pensa em todos os valores e benefícios que ela agrega a vida dele.


Até mesmo aqueles que compram tênis de réplica da Nike (alô Nike, me patrocina) é porque eles desejam comprar o original, mas não possuem dinheiro pra isso, então eles compram a réplica que possui a marca.


Não importa o tanto que uma lanchonete de esquina imite o Mc Donald's.


O Mc Donald's continuará sendo o preferido e isso não significa que os lanches da lanchonete imitadora sejam ruins, é que simplesmente ela não tem identidade. Resumindo, ela não tem marca.


O que fez o Burguer King atingir a popularidade e se tornar uma opção de fast food, que antes era um monopólio do Mc Donald's, foi justamente seu diferencial: o sabor do hambúrguer é diferente, as campanhas de marketing são inovadoras e inclusivas, o atendimento é mais rápido, o refrigerante é à vontade.


Diferenciais que só o BK possui.

Viu só? Isso é uma marca.



Posso perder clientes com isso?


Se prejudicará as suas vendas?


Não, talvez você se mantenha estável. Isso é bom, porém estabilidade nem sempre é legal para um negócio, ainda mais se você tem anos e anos de mercado.


No mundo do empreendedorismo, estabilidade é sinal de estagnação. Todo empreendedor deseja que seu negócio cresça, não que ele se mantenha estagnado.


Então pode ser que você com a sua identidade visual, continue atraindo a mesma clientela de sempre, ganhando alguns clientes a mais com o novo visual, mas não atrairá uma classe de clientes que desejam diferencial (os que geralmente pagam MUITO mais) e sim preço baixo.



Conselho antes de criar a sua logomarca


O que eu recomendo a você é: faça SIM a sua identidade visual, mas faça com um significado!


Abstraia algo que só você tem de diferente.

Sabe aquele tempero que só você tem? Aquele jeitinho único de criar alguma coisa? Que muitas vezes você acha que é um defeito seu?


Ali está o seu diferencial! Use a seu favor. É o diferente que fará você crescer em meio a tantas outras empresas de esquina.


O grande diferencial entre as empresas de esquina e a empresa crescente é justamente o que elas tem de estranho e inovador, porque desperta a curiosidade.


Pesquise MUITO, se informe, corra atrás de um nome que seja único! Que desperte a curiosidade nas pessoas.


Traga significado para a sua empresa. Recomendo que faça um plano de negócios e que tenha todos os detalhes da sua empresa de uma forma organizada.


Contrate um designer de confiança, que te passe credibilidade, que monte um briefing robusto a fim de tirar o melhor do seu negócio.


Assim é possível criar uma identidade visual brilhante, inovadora, sem ter que se parecer com a confeitaria do vizinho. Invista! Você vai ver os resultados no futuro!



É isso, muito obrigada por ter lido e até o próximo post!


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