Ao iniciar um negócio a gente costuma ficar muito animado e empolgado com a ideia e acabamos por acelerar o processo sem pensar em algumas coisas que, a longo prazo, podem afetar significativamente nosso desempenho ou credibilidade.
São assuntos sérios que devem ser tratados como tal.
E não pense tipo: "ah, mas eu estou iniciando agora, nem sei se dará certo!", porque nunca sabemos do amanhã! É necessário ter responsabilidade sim, desde o início.
E o principal: acreditar SIM, que vai dar certo! Concorda?
Vamos lá?
5. Você já definiu um público-alvo e uma persona?
Eu sei, provavelmente você já deve ter se cansado de ouvir sobre público-alvo e persona.
O instagram, pinterest e linkedin só falam nisso, mas é porque esse processo tem uma enorme parcela de importância e vai impactar diretamente no sucesso da sua marca.
O público-alvo e a persona são FUNDAMENTAIS para se fazer uma boa identidade visual e atingir o cliente certo.
Não irei me estender neste assunto por aqui porque tenho posts bem aprofundados sobre o assunto e você pode conferir nos links acima tá bom, xuxu? ;)
4. O nome da sua marca é original?
Engraçado como a maioria das empresas simplesmente ignora a importância de se possuir um nome original e criativo.
Mal sabem a tremenda dor de cabeça que é brigar na justiça com outra empresa que também tem o mesmo nome para talvez ganhar...
Ou pior, ter um nome que, em outra língua soe como xingamento!
Acredite, isso é mais comum do que se imagina.
Se você não tem uma ideia legal de qual nome colocar na sua marca, talvez seja fundamental contratar um profissional exclusivamente para isso.
O naming é um processo que utiliza técnicas de marketing para conseguir um nome criativo, original e diferente para a sua marca.
Ah aqui no estúdio fazemos o naming junto com o logotipo, não custa nada conhecer nosso trabalho, vem ver! :D
3. O que você pretende atingir com a sua marca?
Essa é aquelas perguntas do briefing que trava alguns empreendedores.
E isso é um sério problema, porque se você não possui um propósito definido, você tenderá a atirar "para todo lado".
Sabe aquela frase de "quem atira para todo lado acerta qualquer coisa"?
Pois é, neste caso, a "qualquer coisa" que você vai acertar é aquele cliente pouco interessado no seu trabalho.
Na maioria das vezes ele só quer saber dos conteúdos gratuitos que você tem a oferecer ou preços baixos e isso é frustrante para uma empresa.
Saber que posicionamento você quer ter é o primeiro passo para se conquistar um bom branding e consequentemente uma excelente identidade visual.
Um bom posicionamento é aquele que a marca tem uma missão maior por trás do produto.
A missão pode ser "empoderar mulheres e poupar o meio ambiente", como é o caso da marca Pantys que busca facilitar a vida da mulher moderna com calcinhas absorventes que duram anos e possibilitam que as mulheres não precisem gastar rios de dinheiro comprando absorventes descartáveis.
Ter uma missão, um objetivo por trás do produto é fundamental para que o seu cliente sinta conexão com a marca, pois caso contrário, ele não verá nenhum diferencial no seu produto, sendo apenas o PREÇO o fator decisivo da compra.