Ao iniciar um negócio a gente costuma ficar muito animado e empolgado com a ideia e acabamos por acelerar o processo sem pensar em algumas coisas que, a longo prazo, podem afetar significativamente nosso desempenho ou credibilidade.
São assuntos sérios que devem ser tratados como tal.
E não pense tipo: "ah, mas eu estou iniciando agora, nem sei se dará certo!", porque nunca sabemos do amanhã! É necessário ter responsabilidade sim, desde o início.
E o principal: acreditar SIM, que vai dar certo! Concorda?
Vamos lá?
5. Você já definiu um público-alvo e uma persona?
Eu sei, provavelmente você já deve ter se cansado de ouvir sobre público-alvo e persona.
O instagram, pinterest e linkedin só falam nisso, mas é porque esse processo tem uma enorme parcela de importância e vai impactar diretamente no sucesso da sua marca.
O público-alvo e a persona são FUNDAMENTAIS para se fazer uma boa identidade visual e atingir o cliente certo.
Não irei me estender neste assunto por aqui porque tenho posts bem aprofundados sobre o assunto e você pode conferir nos links acima tá bom, xuxu? ;)
4. O nome da sua marca é original?
Engraçado como a maioria das empresas simplesmente ignora a importância de se possuir um nome original e criativo.
Mal sabem a tremenda dor de cabeça que é brigar na justiça com outra empresa que também tem o mesmo nome para talvez ganhar...
Ou pior, ter um nome que, em outra língua soe como xingamento!
Acredite, isso é mais comum do que se imagina.
Se você não tem uma ideia legal de qual nome colocar na sua marca, talvez seja fundamental contratar um profissional exclusivamente para isso.
O naming é um processo que utiliza técnicas de marketing para conseguir um nome criativo, original e diferente para a sua marca.
Ah aqui no estúdio fazemos o naming junto com o logotipo, não custa nada conhecer nosso trabalho, vem ver! :D
3. O que você pretende atingir com a sua marca?
Essa é aquelas perguntas do briefing que trava alguns empreendedores.
E isso é um sério problema, porque se você não possui um propósito definido, você tenderá a atirar "para todo lado".
Sabe aquela frase de "quem atira para todo lado acerta qualquer coisa"?
Pois é, neste caso, a "qualquer coisa" que você vai acertar é aquele cliente pouco interessado no seu trabalho.
Na maioria das vezes ele só quer saber dos conteúdos gratuitos que você tem a oferecer ou preços baixos e isso é frustrante para uma empresa.
Saber que posicionamento você quer ter é o primeiro passo para se conquistar um bom branding e consequentemente uma excelente identidade visual.
Um bom posicionamento é aquele que a marca tem uma missão maior por trás do produto.
A missão pode ser "empoderar mulheres e poupar o meio ambiente", como é o caso da marca Pantys que busca facilitar a vida da mulher moderna com calcinhas absorventes que duram anos e possibilitam que as mulheres não precisem gastar rios de dinheiro comprando absorventes descartáveis.
Ter uma missão, um objetivo por trás do produto é fundamental para que o seu cliente sinta conexão com a marca, pois caso contrário, ele não verá nenhum diferencial no seu produto, sendo apenas o PREÇO o fator decisivo da compra.
2. Você está disposta a investir DE VERDADE na sua identidade visual?
Investir em identidade visual é bem diferente de comprar um kit qualquer por aí ou baixar vetores de bancos de imagens, colocar um nome embaixo e pronto, tá feita a identidade visual.
Investir de verdade em identidade visual é fazer tudo que sua marca irá precisar para ter um bom posicionamento: logotipo, papelaria personalizada, redes sociais, site, fotografias de qualidade, um bom corpo de email, tudo isso importa!
E sim, o cliente vai notar se a marca é ou não preocupada com esses detalhes.
O cliente nota TUDO:
O seu site, a forma como você se comunica com os clientes pelos comentários das redes sociais, o cartão de agradecimento, o blog da marca, a forma como você embala seus produtos, as resenhas no google, a aparência do logo, enfim, tudo importa!
Lembre-se que você também é cliente.
O que você costuma notar de outras empresas? A forma como se comunicam com você, como entregam os produtos e serviços, identidade e aparência, etc.
A identidade faz parte do branding e, através da aparência da marca, você conquistará seus clientes e os farão memorizar a marca através do logo, da paleta de cores, as formas. Isso é branding também.
E sim, investir em identidade visual pode até ter um alto custo no início, mas o mais importante é colher os frutos no final!
Então entenda a identidade visual como parte da sua estratégia de marketing e não como um 'frufru'.
1. Perceba se você não está seguindo o fluxo ao invés de buscar originalidade!
Gente, não tá escrito o tanto de solicitações que recebo de pessoas pedindo para eu copiar o logotipo de outra pessoa.
Pedindo para "copiar o estilo de tal marca", porque acha que se fizer igual a marca tal será bem sucedida.
Problemas seríssimos tipo:
Você ficará conhecida não como uma marca relevante, mas sim como "a cópia da marca tal"
Poderá ser processada por plágio por essa mesma marca que você copiou
Pode ser que você caia na onda de ir na modinha que todo mundo tá fazendo e acabar virando mais do mesmo, como por exemplo a brilhante e exclusiva ideia de "criar conteúdo no instagram".
Usar as mesmas paletas de cores pode fazer com que as pessoas confundam o seu conteúdo com o de outra marca que também usa as mesmas cores da moda.
Isso é problemático em tantos níveis que acho que nem caberia todos os motivos neste post.
Saia da bolha amiga! Procure se destacar não naquilo que está saturado, mas por aquilo que você tem de especial.
Você gosta de fotografar?
Tire boas fotos, use isso como parte do seu branding. Escreve bem? Faça posts com bons textos, use isso ao seu favor!
É esquisita? Use isso ao seu favor também, o importante é se destacar por aquilo que você é de verdade e faz de melhor.
Você só não pode ficar enlouquecida porque não conquista seguidores no instagram ou porque quer ficar igual a marca tal. Você não tem que conquistar seguidor, amore.
Tem que conquistar CLIENTES, que COMPRAM de você.
Dane-se se você não tem 10k! Você está vendendo? É isso que importa, o resto é lucro!!!
Espero ter aberto a sua mente para refletir um pouco antes de adquirir a sua próxima identidade visual.
E se você gostou, por favor, ajude uma empreendedora que quer ajudar, COMPARTILHE!
Beijocas e até o próximo post.
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