top of page

O que é persona e como ela pode te ajudar a multiplicar as suas vendas

Atualizado: 27 de mar

Hoje em dia, não basta apenas o empreendedor entender o básico de vendas, ele precisa saber um pouco de marketing também. É com esta preocupação que o estúdio se sente na obrigação de te explicar o que é uma persona.



Antes de tudo: este post é para explicar o que é uma persona, para quem não sabe absolutamente nada de marketing. Pra quem é 100% leigo!


Caso seu objetivo seja encontrar uma para a sua empresa, recomendo que leia nosso outro post quentinho com 3 dicas para encontrar a sua persona.


A grosso modo, o que é persona?


Sabe aquele cliente que você atenderia até de graça, de tão bom que ele é? Aquele cliente dos sonhos, que você deseja que ele esteja sempre por perto?


Isso significa que ele se encaixa perfeitamente com os ideais da sua empresa, porque tanto o propósito do seu negócio quanto o propósito de vida do cliente estão alinhados.


E para você encontrar mais clientes com a mesma personalidade do seu cliente dos sonhos aí, é necessário criar uma persona!


Mais especificamente, a persona é um padrão de personalidade de uma pessoa fictícia (ou não) que pode ser um potencial cliente para a sua empresa.


É a caracterização de um público-alvo ideal para a sua empresa. Quer um exemplo? Vou pegar o exemplo do nosso estúdio para te mostrar:

Exemplo de Persona - Empreendedora Iniciante

Paula, tem 25 anos, é recém formada em veterinária e está trabalhando na sua área em uma clínica. Ela ganha bem, mas não gosta de trabalhar para terceiros. Quer ser dona do seu próprio negócio e está juntando parte do salário para abrir a sua própria clínica. Mora com os pais, por isso ela possui um padrão de vida bom que lhe permite investir mais em sua carreira e, especialmente em seus empreendimentos. Namora e não tem filhos, seu foco neste momento é em construir a sua carreira profissional de sucesso e curtir a sua juventude nas horas vagas.

Esta persona é uma das várias personas que temos. Ela é uma potencial cliente porque seu padrão financeiro, seu estilo de vida e sua formação profissional coincide com o tipo de serviço e valor que o estúdio oferece.

Portanto, esta é uma persona que podemos atrair através de conteúdos, postagens e anúncios que chamem esta persona e feche orçamento conosco.


Posso ter várias personas?


Na verdade deve! Porque nem sempre conseguiremos manter uma empresa com apenas uma persona. As personas podem ser vários tipos de clientes ideais.


A única coisa que você precisa fazer é manter essas personas com um mínimo de coerência entre si, ou seja, no caso do estúdio, minhas personas serão em sua maioria mulheres e 1 persona masculina que tenha um negócio voltado para mulheres.



Por que as personas ajudam a vender mais?


É simples: estabelecendo um público mais fechado, as chances de sucesso com a marca são maiores, porque você trabalha todo um posicionamento específico para aquele público, o que seria muito difícil não atraí-los.


Se eu tenho uma loja de artigos de rock, minha identidade visual, modo de comunicação e posicionamento de marca, será completamente voltado para os fãs de rock e como consequência, atrairei naturalmente os clientes em potencial para minha empresa, que são... adivinha: os fãs de rock.


Por que iria me interessar outras pessoas se não aquelas que compram o meu produto, não é mesmo?


Portanto esta estratégia é FUNDAMENTAL para que uma empresa cresça no mercado e ganhe não apenas clientes, mas seguidores de verdade. É por isso que precisamos investir em marketing e identidade visual quisermos que nossas empresas tenham sucesso.



Como criar a minha persona?


Recomendo que leia o outro post que deixei o link lá no começo: como criar a sua persona. Lá eu expliquei passo a passo sobre como você pode criar a sua, além disso tem os freebies aqui do blog, recomendo baixar, é 100% grátis, só deixar o email e fazer o download.


Se você não entendeu nada, não tem tempo para isso ou não quer se preocupar em ter que criar isso tudo para a sua empresa, é só contratar um estúdio especializado nisso. Nosso estúdio também possui estratégias de marketing aliadas a identidade visual, vai perder essa chance?


Não deixe de mandar um oi lá na nossa página de contato ou por WhatsApp ou pelo email oi@acasadelilith.com.br! Será um prazer lhe atender!


É isso o post de hoje, espero que tenha te ajudado. Se lhe ajudei, peço que compartilhe este post nas redes sociais, o card abaixo no Pinterest (aproveite para nos seguir lá também) e até o próximo post!



O que é persona e como ela pode te ajudar a multiplicar as suas vendas

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page