Gabriela Costa
28 de jan de 20213 min
Atualizado: mar 27
Se você não leu o último post sobre como criar a sua paleta de cores, está perdendo, talvez seja um dos posts mais lidos aqui no blog e eu ensino tudo sobre como criar a sua, do zero!
Recomendo a leitura!
Muita gente que acessou este post me mandou email ou WhatsApp perguntando a respeito da importância da paleta de cores.
Então resolvi fazer este post falando um pouco sobre a (tremenda) importância e impacto que possui uma paleta de cores em uma marca.
Vamos lá?
A paleta de cores é um grupo de cores específicas, bem escolhidas e combináveis entre si, que será parte da identidade visual da sua marca.
Isso é fundamental para estabelecer um padrão do seu negócio, com cores que façam o cliente associar a sua marca sempre que visualizarem seus produtos e mesmo que não vejam o seu logo.
Quer um exemplo? O roxinho do Nubank, por exemplo!
E quando me refiro às cores laranja e azul: o que vem na sua cabeça? Provavelmente veio o Itaú.
Eu poderia exemplificar milhares de empresas que utilizam as cores como parte da sua estratégia de branding, porque usar paletas de cores são extremamente eficazes para a memorização da marca.
Enriquece o branding da marca em diversos aspectos, tornando-se uma estratégia ligada ao design e ao marketing.
Faz a marca se destacar em meio a outras que usam sempre as mesmas cores "sem graça".
Demonstra profissionalismo e seriedade, afinal sua marca possui um padrão específico, o que uniformiza a sua identidade visual.
Ajuda o cliente memorizar a sua marca com maior facilidade.
Transmite ideias, sensações e até as emoções desejadas com as cores, o que induz aos clientes comprarem mais por se identificarem com o seu negócio.
Entre tantos outros benefícios que a sua paleta de cores lhe traz, quando bem feita, é claro!
Uma paleta de cores, para que seja bem feita, é necessário que tenha muito conhecimento a respeito de combinação de cores, psicologia das cores e claro, muito bom senso!
Perda de valor da marca, é óbvio. Uma marca mal arquitetada é fadada ao fracasso.
Enfraquece a estratégia de marketing e não consegue conversar com o público-alvo certo, muito menos a persona!
Passa amadorismo, falta de comprometimento e isso afasta possíveis compradores.
Pode desencadear reações e emoções erradas nos clientes, como o exemplo que eu já dei em outro post do uso da cor vermelha em consultórios de dentistas. A cor vermelha nos remete sangue e violência! É uma cor negativa para este tipo de negócio. Deve-se usar cores que tragam segurança e conforto para o cliente.
Faz o seu negócio demonstrar uma personalidade que você não deseja, ou seja, não conversa com a sua missão de marca. Um exemplo interessante é uma marca de roupas para bebês usar uma paleta de cores escuras e frias, como preto e azul marinho.
Primeiro recomendo pesquisar sobre paletas no Pinterest. Lá no nosso Pinterest (@acasadelilith), tem uma pasta só para paletas de cores.
Lá você pode se inspirar um pouco e encontrar diversas ideias que podem se encaixar no seu negócio.
Agora é necessário saber que nem sempre aquilo que você acha bonito ou aquela paleta incrível que você achou no Pinterest é o melhor para a sua empresa e público.
Supondo que você possua uma loja de antiguidades e queira usar uma paleta de cores fortes e muito chamativas.
Não coincide muito com o que você vende, concorda?
A não ser que seus móveis antigos tenham essa proposta inovadora, com cores fortes e diferenciadas, não faz sentido colocar muitas cores em uma identidade visual para um negócio deste tipo, pois não conversa com o produto que se vende.
É necessário ter muito bom senso e lógica para se criar uma boa paleta de cores, caso contrário ou ficará um carnaval completo ou talvez você crie algo previsível demais, sem graça.
Você pode utilizar o adobe color, o color hexa ou a própria pantone para criar a sua paleta de cores, mas ainda assim é difícil porque nem sempre sabemos o que combina mais com nosso tipo de negócio.
Criar uma paleta de cores não é apenas escolher alguns tons que combinam, mas passar uma sensação, uma ideia, uma estratégia de marca e estabelecer um padrão visual que torne a sua empresa um diferencial.
Recomendo que procure um profissional de design (cof cof oi aqui) para criar a sua paleta de cores, porque o designer estuda cor, psicologia das cores, branding, marketing e métodos de combinação que lhe permite a criação de uma paleta original e bem direcionada para seu público-alvo e persona!
Espero que este post tenha sido útil para você.
Beijos!