Você já se perguntou qual é o momento certo para começar a investir pesado no seu negócio?
Não me refiro a simplesmente comprar um material mais caro e diferente, mas começar a investir para ver retorno a longo prazo, como a identidade visual da sua empresa, por exemplo.
Alguns irão responder que assim que começamos a pensar no negócio, já podemos investir.
Outros dirão que é melhor investir quando estiver dando lucros, mas investimento não deve ser baseado em opiniões e sim em estatísticas.
Estatísticas que dependem muito do tipo de negócio que você tem.
E é por isso que é tão importante contratar um profissional para que o processo seja o mais estratégico possível.
Investir ou não?
Não serei doida e te dizer aqui que você deve começar investir obrigatoriamente agora, porque além de eu ser mentirosa, estaria sujando a minha reputação como profissional, porque:
Cada negócio possui um orçamento diferente, perspectivas diferentes e objetivos também diferentes.
Tudo isso deve ser levado em consideração antes de começar a investir.
Agora, um investimento que sempre é interessante para todos os negócios, sem exceção é a identidade visual aliada, antes de tudo, ao branding.
Digo isso com propriedade, porque vejo o impacto não apenas nos negócios dos meus clientes, mas no meu também, afinal antes de ser uma designer, sou empreendedora e utilizo o branding ao meu favor.
Com certeza eu não teria tantos clientes legais e maravilhosos como eu tenho se a minha marca tivesse um aspecto amador.
Aliás você nem estaria lendo este post, concorda?
Você iria pensar que trata-se de um charlatão tentando roubar seu dinheiro e provavelmente não daria uma segunda chance para mim.
Todos nós somos muito visuais
Nós compramos os produtos nem sempre porque são úteis, mas porque chamaram nossa atenção visualmente. São bonitos e encantadores e possuem um diferencial.
E é ai que mora a oportunidade de fechar muitos negócios!
Você, ao investir em uma identidade visual profissional e original, está abrindo as portas para pessoas curiosas em saber um pouco mais da sua marca que encanta visualmente.
É um pensamento intuitivo de que: se a marca é atraente, profissional e estratégica, provavelmente seus produtos também devem ser bons, percebe?
Quando investir em uma identidade visual?
Antes de você correr doido para começar, leia este post até o fim pois vou te esclarecer vários pontos importantes.
Para você investir, não é simplesmente ir em um designer e começar a fazer um logotipo sem qualquer objetivo.
É necessário, antes de tudo, saber o qual é o propósito da sua marca, ou seja, aonde você deseja chegar com ela.
Se você ainda não sabe qual é o propósito da sua marca, será muito difícil estabelecer uma boa identidade visual.
Portanto, se você não sabe nem ao menos onde que pretende chegar com o seu negócio, aqui vai um conselho muito sincero: nem comece fazer a sua identidade visual!
Irá jogar dinheiro fora, porque ela perderá o sentido se não estiver aliada a um propósito.
O que fazer antes disso, então?
Comece pelo branding. O branding é nada mais que estabelecer o propósito da sua marca, a missão, o seu cliente perfeito.
É como criar um personagem, que tem cores, gostos e uma forma de falar.
Uma boa marca é vista não apenas pela identidade visual, mas por um compilado de sensações, emoções e comportamentos que transmitem um ideal.
O branding é o que fará a sua empresa se transformar em uma verdadeira marca. A identidade visual é a segunda parte do branding, que é responsável por dar a cara do negócio.
Eu já escrevi um post aqui no blog sobre branding e a importância dele e você pode conferir clicando aqui.
Podemos dizer, a grosso modo, que o branding faz o espírito do negócio, a sua aura. Enquanto isso, a identidade visual faz a cara e a estrutura física do negócio.
Quando você pode mudar a identidade visual?
Entretanto, se independente do tempo que a sua empresa está aberta sua empresa:
Já tem nome definido
Já tem um plano de negócios definido.
Estabeleceu o público-alvo e a persona que pretende atender
Tem um propósito e uma missão definida
Possui um bom branding
Você já pode começar a criar a sua identidade sem problema algum, afinal sua empresa já está bem posicionada, mesmo que você tenha criado o seu negócio há pouco tempo.
Quando reformar a sua identidade visual?
Você tem uma empresa que possui o seguinte cenário:
Ter muitos anos de atuação no mercado
Ser consolidada e ter uma cartela de clientes estável
Rendimento estável
Ter um bom branding
Porém, ela precisa de pelo menos 1 dessas ações abaixo:
Dar uma cara mais moderna a ela
Aumentar o faturamento
Reforçar a identidade da marca
Mudar o público-alvo e a persona
Mudar totalmente o ramo de atuação
Segmentar o nicho do negócio e tornar mais específico
Melhorar a reputação da empresa após acontecer algum problema
Neste caso precisa de um redesign aliado a um rebranding (caso a identidade visual da empresa já seja forte e boa o suficiente).
Eu explico sobre rebranding e redesign aqui. Não irei me estender para o post não ficar ainda mais longo.
E quando você não deve de forma alguma investir?
Se a sua empresa se encontra no seguinte cenário:
Não tem estratégia alguma
Não sabe ao certo o rumo que irá tomar
Não tem público-alvo ou persona definida
Não tem missão, propósito ou diferencial que a torne relevante
Volte ao começo e comece traçar suas metas e objetivos. Caso você tenha muita vontade de ver o seu negócio se consolidar, será necessário investir em branding.
De preferência com alguém que entenda muito bem do assunto! E não, não precisa ser aqui no estúdio, só se você sentir que será o nosso estúdio o escolhido para transformar o seu negócio.
O que será o maior prazer para mim!
Quero fazer! Por onde começar?
Se você tiver interesse em fazer o seu processo de branding aliado a identidade visual, não deixe de conferir nossos pacotes e opções de kits aqui no site.
Tenho certeza que alguma delas irá se encaixar na sua realidade.
Se você deseja apenas o processo de branding, sem a identidade visual, recomendo que procure uma agência de marketing especializada, pois lá o foco é apenas estratégico, não visual.
O que recomendo é: fazer ambos com o mesmo profissional, visto que a estratégia visual estará aliada com a estratégia de marketing também.
O projeto ficará muito mais forte, original e criativo.
Espero MUITO ter ajudado, sanado as dúvidas e caso não respondi alguma dúvida que você tenha, comente no post abaixo, será um prazer lhe responder!
Um beijo, muito obrigada por ter lido e até o próximo post.
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