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Por que devo criar a identidade visual da minha empresa?

Você já se perguntou qual é o momento certo para começar a investir pesado no seu negócio?



Não me refiro a simplesmente comprar um material mais caro e diferente, mas começar a investir para ver retorno a longo prazo, como a identidade visual da sua empresa, por exemplo.


Alguns irão responder que assim que começamos a pensar no negócio, já podemos investir.


Outros dirão que é melhor investir quando estiver dando lucros, mas investimento não deve ser baseado em opiniões e sim em estatísticas.


Estatísticas que dependem muito do tipo de negócio que você tem.


E é por isso que é tão importante contratar um profissional para que o processo seja o mais estratégico possível.



Investir ou não?


Não serei doida e te dizer aqui que você deve começar investir obrigatoriamente agora, porque além de eu ser mentirosa, estaria sujando a minha reputação como profissional, porque:


Cada negócio possui um orçamento diferente, perspectivas diferentes e objetivos também diferentes.


Tudo isso deve ser levado em consideração antes de começar a investir.


Agora, um investimento que sempre é interessante para todos os negócios, sem exceção é a identidade visual aliada, antes de tudo, ao branding.


Digo isso com propriedade, porque vejo o impacto não apenas nos negócios dos meus clientes, mas no meu também, afinal antes de ser uma designer, sou empreendedora e utilizo o branding ao meu favor.


Com certeza eu não teria tantos clientes legais e maravilhosos como eu tenho se a minha marca tivesse um aspecto amador.


Aliás você nem estaria lendo este post, concorda?


Você iria pensar que trata-se de um charlatão tentando roubar seu dinheiro e provavelmente não daria uma segunda chance para mim.



Todos nós somos muito visuais


Nós compramos os produtos nem sempre porque são úteis, mas porque chamaram nossa atenção visualmente. São bonitos e encantadores e possuem um diferencial.


E é ai que mora a oportunidade de fechar muitos negócios!


Você, ao investir em uma identidade visual profissional e original, está abrindo as portas para pessoas curiosas em saber um pouco mais da sua marca que encanta visualmente.


É um pensamento intuitivo de que: se a marca é atraente, profissional e estratégica, provavelmente seus produtos também devem ser bons, percebe?



Quando investir em uma identidade visual?


Antes de você correr doido para começar, leia este post até o fim pois vou te esclarecer vários pontos importantes.


Para você investir, não é simplesmente ir em um designer e começar a fazer um logotipo sem qualquer objetivo.


É necessário, antes de tudo, saber o qual é o propósito da sua marca, ou seja, aonde você deseja chegar com ela.


Se você ainda não sabe qual é o propósito da sua marca, será muito difícil estabelecer uma boa identidade visual.

Portanto, se você não sabe nem ao menos onde que pretende chegar com o seu negócio, aqui vai um conselho muito sincero: nem comece fazer a sua identidade visual!


Irá jogar dinheiro fora, porque ela perderá o sentido se não estiver aliada a um propósito.



O que fazer antes disso, então?


Comece pelo branding. O branding é nada mais que estabelecer o propósito da sua marca, a missão, o seu cliente perfeito.


É como criar um personagem, que tem cores, gostos e uma forma de falar.


Uma boa marca é vista não apenas pela identidade visual, mas por um compilado de sensações, emoções e comportamentos que transmitem um ideal.


O branding é o que fará a sua empresa se transformar em uma verdadeira marca. A identidade visual é a segunda parte do branding, que é responsável por dar a cara do negócio.


Eu já escrevi um post aqui no blog sobre branding e a importância dele e você pode conferir clicando aqui.


Podemos dizer, a grosso modo, que o branding faz o espírito do negócio, a sua aura. Enquanto isso, a identidade visual faz a cara e a estrutura física do negócio.

Quando você pode mudar a identidade visual?


Entretanto, se independente do tempo que a sua empresa está aberta sua empresa:


  1. Já tem nome definido

  2. Já tem um plano de negócios definido.

  3. Estabeleceu o público-alvo e a persona que pretende atender

  4. Tem um propósito e uma missão definida

  5. Possui um bom branding


Você já pode começar a criar a sua identidade sem problema algum, afinal sua empresa já está bem posicionada, mesmo que você tenha criado o seu negócio há pouco tempo.



Quando reformar a sua identidade visual?


Você tem uma empresa que possui o seguinte cenário:


  • Ter muitos anos de atuação no mercado

  • Ser consolidada e ter uma cartela de clientes estável

  • Rendimento estável

  • Ter um bom branding


Porém, ela precisa de pelo menos 1 dessas ações abaixo:


  • Dar uma cara mais moderna a ela

  • Aumentar o faturamento

  • Reforçar a identidade da marca

  • Mudar o público-alvo e a persona

  • Mudar totalmente o ramo de atuação

  • Segmentar o nicho do negócio e tornar mais específico

  • Melhorar a reputação da empresa após acontecer algum problema


Neste caso precisa de um redesign aliado a um rebranding (caso a identidade visual da empresa já seja forte e boa o suficiente).


Eu explico sobre rebranding e redesign aqui. Não irei me estender para o post não ficar ainda mais longo.



E quando você não deve de forma alguma investir?


Se a sua empresa se encontra no seguinte cenário:


  • Não tem estratégia alguma

  • Não sabe ao certo o rumo que irá tomar

  • Não tem público-alvo ou persona definida

  • Não tem missão, propósito ou diferencial que a torne relevante


Volte ao começo e comece traçar suas metas e objetivos. Caso você tenha muita vontade de ver o seu negócio se consolidar, será necessário investir em branding.


De preferência com alguém que entenda muito bem do assunto! E não, não precisa ser aqui no estúdio, só se você sentir que será o nosso estúdio o escolhido para transformar o seu negócio.


O que será o maior prazer para mim!


Quero fazer! Por onde começar?


Se você tiver interesse em fazer o seu processo de branding aliado a identidade visual, não deixe de conferir nossos pacotes e opções de kits aqui no site.


Tenho certeza que alguma delas irá se encaixar na sua realidade.


Se você deseja apenas o processo de branding, sem a identidade visual, recomendo que procure uma agência de marketing especializada, pois lá o foco é apenas estratégico, não visual.


O que recomendo é: fazer ambos com o mesmo profissional, visto que a estratégia visual estará aliada com a estratégia de marketing também.


O projeto ficará muito mais forte, original e criativo.


Espero MUITO ter ajudado, sanado as dúvidas e caso não respondi alguma dúvida que você tenha, comente no post abaixo, será um prazer lhe responder!


Um beijo, muito obrigada por ter lido e até o próximo post.

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