O que é um moodboard e qual é a sua importância no branding?

Atualizado: Set 11

As imagens falam mais do que mil palavras, concorda? E se você pudesse resumir seu negócio em imagens, cores, cheiros e formas, você conseguiria?


O fato de pegarmos um aglomerado de fotos e colocarmos em um quadro chama-se moodboard, conhecido também como painel semântico ou prancha de temperamento.


É literalmente isso um moodboard: um quadro que relata um estado de espírito e sensações em imagens.


Através das imagens, conseguimos entender a mensagem com muita clareza e muita riqueza de informações!


A repetição de algumas informações podem nos mostrar que há um certo padrão que pode nos render informações valiosas e o mais importante: uma personalidade.


É é aqui que está o pulo do gato e o porquê que o moodboard é uma ferramenta indispensável no processo de branding.


Observe a imagem abaixo. Este é o moodboard atual da Casa de Lilith Studio.

Moodboard do estúdio: envolve um pouco de tudo! Moda, design, fotografia, arquitetura, plantas...

É um quadro que mostra muito bem o temperamento monocromático, modernista, urbano e fashionista do nosso estúdio, concorda? Há também uma certa repetição de informações que você pode notar se olhar com mais atenção.


Há um contraste muito forte entre as cores, as formas.


Há muito rosa mas há muito preto e cinza com bastante coisa rústica e crua no meio. Percebe essas sutilezas?


Para quem entende um pouco de decoração, percebeu que eu sou a louca do design escandinavo! Sou totalmente apaixonada mesmo.


E você também notou que essa imagem te passa uma sensação, concorda? Algumas das sensações que podemos relatar é de:


  • Feminilidade e empoderamento feminino

  • Muita modernidade, bastante referências de formas geométricas, minimalismo e exagero ao mesmo tempo.

  • Referências fashionistas

  • Rebeldia e atitude

  • O paradoxo entre a feminilidade de "mocinha" e a atitude de uma mulher ousada. O rosa e o preto traz muito essa sensação.

  • Juventude!

  • Criatividade

  • Energia


E uma série de outros sentimentos que temos ao olhar imagens que possuem coisas em comum e fazem conexões entre si.



A importância do moodboard


O moodboard é uma das partes mais importantes dentro do design, da arquitetura, do marketing e publicidade e eu acredito que seja um dos principais processos ao criar uma marca!


Conseguir fazer um moodboard coerente é fundamental para saber que tipo de personalidade tem a sua marca.

Se você não consegue fazer um moodboard com a sua marca, isto é, se você não consegue enxergar a sua marca visualmente em objetos, coisas, cores ou formas, infelizmente você não está fazendo branding ou se está fazendo, não está fazendo da forma correta. :(


Obviamente, a identidade visual está contida no branding, mas se você não consegue visualizar a sua marca como uma pessoa, infelizmente você está fazendo errado...


O fato da marca possuir uma personalidade e podermos enxergar isso através de um quadro de imagens é uma das provas de que você está fazendo o branding da forma correta.



Como usar o moodboard para estabelecer o padrão da sua marca?


Já lhe adianto que não é fácil criar o seu moodboard, mas não é impossível. Você mudará de opinião diversas vezes e faz parte do processo.


Aliás o processo de branding não é linear... você nunca estará 100% satisfeita(o) com a personalidade da marca. Criar a marca é como criar uma personagem, com ideias, sentimentos, voz, cores e formas.


Até você chegar em um consenso de tudo isso demora mesmo.


Não a toa o "branding" já diz tudo! Branding é algo que nunca acaba! Só acaba quando a marca morre.


Por isso, vou te dar algumas dicas aqui para você começar a pensar em quais sensações você pretende passar com o seu negócio.


Usando perguntas simples, (tão simples que você achará ridículas) você irá ter uma noção maior do que deseja passar com a sua marca.



Como saber se o meu moodboard é coerente?


  • Há um padrão de informações que se repetem como cores, formas, elementos no geral.

  • A paleta de cores combina com as imagens.

  • Você tem uma sensação ao olhar o moodboard. Ele te passa um sentimento assim que você o vê.

  • Você consegue encontrar um padrão da sua marca em qualquer coisa: banheiros, casas, objetos, decoração, fotos, pessoas, roupas.


É um processo meio difícil, concordo. Aliás é onde os clientes param no processo criativo, porque o moodboard requer muita reflexão.


Por isso, recomendo que faça vários moodboards, até encontrar um que fale aquilo que você deseja expor.


Procure muitas inspirações, assista a filmes, leia livros e coisas que acha interessante e, a partir daí você consegue estabelecer melhor o que deseja e que tipo de mensagem pretende passar com a marca.



Cuidados ao fazer um moodboard


Obviamente a gente não tá livre de unir coisas aleatórias, aliás é até saudável você misturar coisas diferentes, principalmente quando nos referimos a uma marca.


O diferencial está justamente naquilo que as outras marcas não possuem.

Se você aposta em diferenciais, você tem muito mais chance de atrair as pessoas pela curiosidade do que fazendo mais do mesmo, portanto não tenha medo de ousar.


Dicas para fazer um bom moodboard


Coloque imagens que conversam entre si, como se você criasse um personagem e este personagem possui cores que lhe agradam, objetos, desenhos, decorações, etc.


Isso é fundamental para que você possa criar um padrão e estabelecer uma identidade visual e uma voz original e estável na sua marca.



Fazendo o seu moodboard online


Não teria aqui outro site melhor do que o Pinterest para fazer o seu quadro de inspirações, pois lá além de poder salvar as fotos que foram pinadas você pode pinar as suas próprias fotos e inspirar mais pessoas.


Eu uso muuuito o Pinterest, inclusive, siga-me lá clicando aqui, posto diariamente sobre design e dicas de empreendedorismo, finanças e produtividade.


É isso por hoje, espero ter lhe ajudado e para minhas já clientes, espero também ter ajudado vocês a fazer o moodboard da marca de vocês. <3


Obrigada por ter lido.

Beijão e até o próximo post! ;)

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