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Saiba porquê você deveria investir pesado em unboxing!

Atualizado: 27 de mar

Certamente você já deve ter ouvido por aí a importância de se investir em identidade visual.



Saiba por que você deveria investir pesado em unboxing
Nossas caixinhas


Aqui no blog sempre bato (literalmente) na mesma tecla, porque a identidade visual torna uma empresa muito mais atraente aos olhos do cliente e, consequentemente, isso provoca mais vendas!


E não apenas isso: agrega valor ao seu produto e a sua marca, tornando-se mais valiosa e interessante.


Convenhamos: o que é melhor?


Você receber aquele pacote que parece até um presente de tão bonito ou um mero saco com uma PLP colada escrito "destinatário fulano de tal" envolvida em um monte de plástico-bolha?

Você concorda que a primeira é muito mais interessante, certo? Espero que sim, hahaha!


Enfim, o que eu quero que você entenda é que nós, seres humanos, somos extremamente visuais e sinestésicos.


Somos atingidos emocionalmente por aquilo que nos atrai pelos nossos sentidos, seja pelo paladar, pelos olhos, pelo cheiro ou pelo toque.


Aí você pergunta: tá, mas e daí?


E daí que é aí que está o pulo do gato!


Lembra que todo mundo te fala que para você agregar valor a sua marca você precisa ter um diferencial?


Então, é sobre isso! Que tal usar os sentidos e as sensações para transmitir essa mensagem aos seus clientes?


  • Seja pelo paladar, colocando balinhas ou brindes comestíveis

  • Pelo olfato, colocando um perfume suave e gostoso (como a Melissa faz com seus sapatos que cheiram a chiclete)

  • Pelos olhos, com cartões de agradecimento incríveis, cartões de visita e tags com acabamentos e cortes maravilhosos, seja metálicos, coloridos e visualmente atraentes.

  • Pelo toque, com aquele papel suave ou áspero, pelo material ou pelos relevos da sua caixa de correio.


Enfim, dei aqui apenas 1% das milhares de opções que você pode atacar através do seu unboxing.



Por que investir em unboxing, mesmo no início do seu negócio?


  • Agrega MUITO valor a marca! As pessoas ficam curiosas de saber o que tem dentro daquela caixinha tão bonita, concorda? E se você está no início, vai fazer publicidade gratuita pra você. Toda vez que levo minhas caixinhas para o correio, o pessoal fica perguntando onde fiz, o que vendo, acham chic, hahaah!

  • Seus clientes se sentirão tentados a divulgarem gratuitamente a sua marca pelos stories ou nas redes sociais, de tão felizes que eles ficam com suas compras e suas experiências.

  • Cria um vínculo maior entre a empresa e o cliente, já que trata-se de um processo de pós compra, momento ideal para você dar aquele cupom de desconto especial, mandar um obrigada, escrever uma cartinha a próprio punho, enfim, demonstrar que você realmente se importa com seu cliente e agradecer.

  • O unboxing faz parte do branding! Engana-se quem pensa que a parte do pós venda é desnecessária. Pelo contrário, é aí que você precisa pegar pesado em passar uma excelente impressão, porque se você quer pedir um preço alto e dar uma "porcaria", seu cliente se sentirá traído e terá aquela impressão de que gastou mal o seu dinheiro.

  • Faz o cliente sentir que pagou muito barato! É uma falsa sensação de que aquele produto é tão valioso e incrível que até parece barato visto ao preço que foi pago, porque veio tudo tão bem arrumado e tão lindo!

  • Fortalece sua identidade visual. Mega importante, porque se a gente faz todo o processo da criação do logotipo, cartão de visita, paleta de cores, submarca, entre tantas outras coisas, porque não fazer também as suas embalagens, papel de seda e cartões de agradecimento? São itens tão importantes quanto seu logo!


O que não pode faltar no seu unboxing para ele ser perfeito!


  • Sua identidade visual base: não adianta você investir em lindas caixas, papel de seda e tantos outros itens lindos se você não possui uma identidade visual básica e feita exclusivamente para a sua marca.


Antes de unboxing, crie um logotipo, tenha uma paleta de cores exclusiva e única, tenha uma submarca, a partir daí você pode criar o seu unboxing completo. Aliás, conheça um pouco deste kit clicando aqui!


Sem esse kit inicial fica difícil ter uma boa proposta de unboxing, porque não terá um padrão a ser seguido.


Agora se você já possui a sua identidade visual base, dá uma olhada nestes itens abaixo que serão fundamentais para você criar o unboxing mais incrível do mundo!


  1. Caixa de correio ou saco de postagem com um design personalizado: esta é fundamental para atrair seus clientes assim que eles receberem a encomenda em casa. A experiência de compra começa justamente neste momento! Atenção: NÃO escolha aquelas caixas de papelão quaisquer direto na gráfica, faça o design da sua caixa com um designer gráfico e depois imprima na gráfica, ok?

  2. Papel de seda estampado: um belíssimo papel de seda estampado ou até mesmo um papel de seda liso, sem logo ou desenhos (padronagens), mas que seja no tom da paleta de cores da sua marca ficará a coisa mais linda.

  3. Cartão de agradecimento: esse aqui é fundamental, essencial e a parte mais legal de quando recebemos um presente! Portanto, capriche no cartão de agradecimento, é ele quem fará a conexão do seu cliente com a sua marca se tornar mais forte e emocional.

  4. Tag: se você está entregando um produto, CAPRICHE na tag. De verdade, se puder fazer uma tag maravilhosamente linda, com acabamento em hotstamping, um corte diferente e, claro, com um designer gráfico, faça! Vai agregar muito valor a sua marca.

  5. Manual de uso ou certificado: é legal que neste momento você já deixe tudo explicado para o seu cliente, portanto capriche no folder, coloque um pequeno manual de uso da peça ou produto e se mostre disponível para ajudá-lo no pós compra, caso ele venha a ter algum problema.

  6. Lacre anti-violação: fazer um lacre anti-violação pode valorizar muito o seu pedido e demonstrar ainda mais profissionalismo, passa segurança para o seu cliente e o acabamento fica muito melhor do que aquele horror de fitas adesivas em tudo.


O que você deve EVITAR a fazer no seu unboxing...


Não mande cartões de visita se você já mandou outro item que possui seus dados de contato ou mande apenas o cartão de visita com os dados.


Muito papel também pode irritar o seu cliente. Não mande brindes aleatórios, pelo amor!


Se você pretende mandar um brinde, que pelo menos ele seja muito bonito e interessante e que tenha a ver com o seu negócio.


Não faz o menor sentido mandar um copo de brinde se você não trabalha com bebidas, por exemplo.


Também não faz sentido mandar uns brindes aleatórios com o seu logotipo, só para dizer que é um brinde. Os clientes sentem quando trata-se apenas de um marketing sem noção.


Pense consigo mesmo: o que eu iria gostar de receber caso eu fizesse uma compra em uma empresa semelhante à minha?

Se coloque no lugar do seu cliente! Pense que receber certos brindes pode ate soar ofensivo e de mau gosto, portanto se não for mandar algo relevante, nem mande.


Evite também mandar aqueles itens que já caiu de moda faz tempo, como calendários, garrafas, vasilhas ou chaveiros a não ser que você seja uma empresa de agendamento, de água, de plásticos ou de chaves, aí faz sentido, hahaha!


Pegue leve também no excesso de logo em tudo! Fica feio e parece meio desesperado. Tenha bom senso! Equilíbrio é tudo.


Além disso, evite usar muita fita adesiva e muitos plásticos!


Muitos clientes se incomodam com os excessos de plásticos e pela dificuldade de abrir o pedido. Isso também pega mal e estraga a caixinha.


Claro, precisamos fechar bem a embalagem para não violarem, mas vale a pena investir em um lacre anti-violação.


Aliás, quando você chegar aos correios, não permita que o atendente encha sua caixinha de fita adesiva, porque ela chegará na casa do cliente horrorosa. Hahahhaha!


Muitos clientes gostam de guardar seus produtos nas caixinhas, por isso evite a fita adesiva ao máximo.



E agora, como crio um excelente unboxing?


Essa parte preciso ser bem sincera!


Apenas um bom designer gráfico pode fazer isso com muita propriedade, pois nas gráficas, a maioria das caixas são pré-prontas, por isso, o resultado pode ser decepcionante e ficar muito amador.


Aliás, não faça a sua identidade visual apenas em gráficas. Eu falo um pouco sobre isso aqui no blog e você pode conferir clicando aqui neste link.


Por isso, recomendo que procure um designer de confiança (alô!) e trabalhe muito bem nesta parte, tão bem quanto você já deve trabalhar nas redes sociais, porque o unboxing vai te proporcionar muita valorização.


Juro para você! Seu negócio é visto com outros olhos quando o investimento é feito da forma correta.


Suas caixinhas irão se destacar das demais e você será reconhecida de longe!


Lembra das caixinhas da Tiffany & Co. com aquela cor inconfundível? Pois é! Capriche no visual, não é bobeira, é investimento!


Enfim, espero ter clarificado um pouco a respeito do mundo do unboxing.


Se este post lhe ajudou, por gentileza, compartilhe com mais pessoas, com suas amigas, mostre para elas que é necessário investir em uma boa identidade visual desde o começo, para iniciar com o pé direito.


Obrigada por ter chegado até aqui, aliás, está no caminho certo.

É estudando que chegamos lá. ;)

Beijos!


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