Por que não fazer a sua identidade visual em gráficas?

Alguns empreendedores, ao abrirem seus negócios, tendem a pensar demais com a emoção, principalmente quando trata-se de um sonho de longo prazer que está sendo realizado, por isso, muitos tendem a sofrer as consequências mais tarde.


Por que não fazer minha identidade visual em gráficas
Foto por Olya Kobruseva

Seja gastos supérfluos e desnecessários no começo da jornada ou com investimentos furados e mal planejados em alugueis, mobiliário, maquinário, etc.


E com a identidade visual não é diferente.


Na verdade, a identidade visual sempre é aquele investimento que é visto como um gasto. Por isso, ele é posto em último lugar na lista e sempre pouco ou mal planejado.


E isso é muito problemático.


Sabemos que a identidade visual está aliada ao branding e faz parte de uma estratégia de marketing para que a empresa seja bem reconhecida no mercado, seja original e o mais importante: seja cativante!


O design, principalmente quando aliado ao marketing, tem essa capacidade de cativar as pessoas de forma visual e emocional, fazendo com que os clientes se identifiquem com a marca e, consequentemente, compre mais!


Essa é a estratégia que todas as grandes empresas e marcas utilizam.


Tá, mas o que gráficas tem a ver com isso?


Tudo! E vou lhe dizer o porquê. Atendo muitos clientes que relatam terem feitos as suas identidades visuais sem nem ao menos terem pesquisado sobre.


Aí vem a questão: como é que você investe em algo que você não sabe nem como funciona?

É como investir em um objeto que você nunca viu na vida, sem saber para que ele serve e como funciona. Faz sentido isso?



Pesquise antes de começar!!!


Por isso, aqui vai o conselho: pesquise muito antes de criar sua identidade visual.


Aprenda o que é um logotipo, o que é branding, leia sobre o seu nicho de negócio e, quando você for fazer a sua identidade visual, terá muito mais chances de dar certo.


Aproveite que aqui no blog tem tudo sobre identidade visual. Aqui respondo todas as dúvidas dos meus clientes e leitores.




Por que não fazer a sua identidade visual em uma gráfica?


Muitos clientes relatam também que ao fazerem suas identidades visuais procuraram gráficas e não os profissionais de design para criarem a identidade da marca.


Aí notei também que muitos não sabem a diferença entre gráficas e designers gráficos. Para a maioria é um sinônimo.


Isso também é muito problemático! Por que?


Por que gráfica serve para imprimir, não para criar.

Os profissionais do setor gráfico são operacionais, isso significa que o trabalho deles é físico e técnico. O que eles fazem é ajustar a imagem na impressora, prensar e trabalhar na impressão de papeis, estampas, tecidos e outras coisas.


Resumindo, são eles que imprimem tudo que você vê por aí.


Já o trabalho de criação é unicamente do designer gráfico.


É para isso que existe essa profissão! Unicamente para projetar, desenhar e criar imagens como logos, sinalização, impressos, fontes e basicamente 90% de tudo que você vê no seu dia-dia.


Essa é a profissão do designer.