top of page

Saiba porquê você deve registrar a sua marca o quanto antes!

Atualizado: 27 de mar.

Esse post precisou sair depois de em uma mesma semana eu receber 2 mensagens de clientes antigos alegando que haviam perdido suas marcas e precisariam começar tudo do zero.


Gente, imagina a tristeza!



Você passar anos e anos se dedicando para criar uma empresa e marca sólida, com clientes, redes sociais, site e toda a papelaria impressa e no final descobrir que não poderá usar mais a marca, pois uma outra empresa registrou a marca na sua frente e o pior: em menos de 1 mês de criação!


Porque você poderá ser processado caso continue utilizando o mesmo nome em suas redes sociais.


Isso é muito sério, portanto aqui vai um alerta, inclusive para aqueles que fazem o naming aqui no estúdio.


Após a entrega do projeto, não podemos mais nos responsabilizar pelo registro, porque essa parte deve ser feita EXCLUSIVAMENTE pelo titular da marca, ou seja, por você que é dono dela ou um advogado / empresa do setor jurídico especializada em registros.


O designer ou estúdio criador da sua marca só terá a credencial de fazer a mediação do registro se houver algum advogado que trabalhe com este tipo de serviço (alô, advogados, bora fazer uma parceria aí?)!



"Ain, mas nem sei se meu negócio vai dar certo"


Gente, aqui vai um mega conselho: a gente não pode fazer as coisas no chute, sem esperar que vai dar certo.


Se você está insistindo no projeto, a chance dele dar certo é alta, a não ser que seja uma coisa muito sem noção ou um projeto muito sem graça.


Portanto, mesmo que você não saiba se irá continuar com ele daqui a uns 5 anos, convém registrar a marca, porque isso lhe garante 10 anos de uso, sem plágios, sem processos e prejuizos!


O que você prefere: pagar uns 400 reais pelo registro e ficar de boa ou perder uma ação judicial de 1 mil ou mais e ter que gastar com a nova identidade visual da sua marca + novo nome porque não registrou antes?

Percebe que, ainda que você não saiba se pretende ficar com a marca no futuro, vale a pena você registrar a sua marca.


Ainda não está convencido?



Alguns dos motivos para você registrar a sua marca


  1. Você terá garantia de que ninguém irá te plagiar, pois o seu registro impede o mal uso do nome e do logotipo por outras empresas ou charlatões por aí.

  2. Uma marca registrada passa maior credibilidade e profissionalismo, o cliente percebe isso e isso pode lhe render uma maior valorização da marca!

  3. Sua empresa tem maior chances de conseguir um user verificado no instagram, consegue remover "cópias" indevidas do google e redes sociais com muito mais facilidade, porque você pagou por isso.

  4. Impede que você seja processado e a perda da sua marca, impedindo também prejuízos e gastos desnecessários com a justiça.

  5. Quanto mais cedo você registrar, mais rápido fica para sua marca ser registrada. Quanto mais empresas correm atrás do registro, mesmo que de setores diferentes, fica mais difícil de conseguir o registro e ele pode demorar até anos para sair.


Ou seja, se o seu interesse é realmente ter uma empresa, ser empresária e bem sucedida, convém registrar o seu nome o mais rápido possível.



O registro de marca é diferente do registro de direitos autorais


Eu fiz um post falando apenas sobre isso aqui no blog e você pode conferir clicando aqui.


O registro de direitos autorais é o que fazemos aqui no estúdio, porque o logotipo é de nossa autoria e temos o direito de fazer este registro.


Aqui no estúdio, todos os logotipos são registrados, então você já sai daqui com 50% do processo realizado. Aí a parte do nome fica com você!


Aliás, vem conhecer o nosso portfolio, não custa nada e você pode fazer já o seu logotipo 100% autoral e registrado judicialmente. Isso te dá uma garantia enorme!


Espero que tenha sido esclarecedor para você.


Ah não se esqueça de seguir o estúdio lá no Pinterest para você sempre ficar sabendo das últimas postagens.


Obrigada por ter lido!

Beijo!

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page