Se eu disser para vocês que nós designers comumente não entregam os trabalhos de identidade visual, mas sim desistem deles, vocês acreditariam? E sim, isso é real!
Para falar verdade, dificilmente estamos plenamente satisfeitos com a nossa identidade visual e a dos nossos clientes, então mexemos até um ponto que a gente olha e pensa: "se eu continuar mexendo não irei acabar nunca".
Aí a gente entrega!
Por isso que eu falo que o processo da criação da marca é contínuo.
Ele não tem começo, meio e fim. Ele só tem o começo e o processo, que assim como nós, muda durante os anos, adota uma nova postura e visual ao passar dos anos.
E o fim é só quando a gente MORRE. Assim como nós, é como se a sua marca tivesse uma vida!
Ela nasce a partir do momento em que você a cria e, a partir daí, você vai moldando e atualizando com o passar dos anos.
Se você for uma pessoa muito agitada e que se entedia fácil como eu, provavelmente deve acordar alguns dias querendo mudar e atualizar tudo: roupa, decoração, cabelos.
Com a marca vai acontecer o mesmo. Vai chegar um momento que ela não passa mais a mensagem que você gostaria que ela passasse. Você vai sentir que não se identifica mais com ela.
Eu por exemplo: criei este estúdio com 21 anos de idade. Hoje tenho 24 e, de lá para cá, muito do que eu pensava mudou...
Consequentemente, mudei também a identidade visual do estúdio e a proposta da marca, porque não me cabia mais a identidade visual que eu usava.
Ou seja, a gente precisa se atualizar com o tempo, porque senão ficamos obsoletos!
As coisas estão mudando o tempo todo, se você não toma postura para mudar e se atualizar, ficará para trás.
Não, não estou falando aqui que você precisa usar as roupas da moda ou renovar a identidade visual da sua marca para aquele rosa com laranja porque todo mundo tá fazendo... Isso não é branding.
Isso é seguir modinhas e você está fazendo MUITO errado!
Estou falando de se atualizar, de entender que o mundo está em constante transformação e que devemos aprender e se adaptar às mudanças.
Mas sem perder a sua essência. Isso também é branding!
Ou seja, nós estamos em constante evolução de nossa personalidade e aparência. Com a sua marca deve acontecer a mesma coisa, caso contrário você para no tempo! Fica ultrapassada!
Quando você precisa renovar a sua identidade visual?
Resumidamente, irei listar aqui abaixo algumas das situações que eu recomendaria um redesign de marca completo.
Se você criou a sua marca muito jovem e hoje pretende amadurecer a marca visualmente para que ela coincida com os novos produtos.
Se você tem uma marca que antes era para um público-alvo e agora você quer atingir outro completamente diferente do primeiro.
Você usa uma identidade visual feita há muitos anos, a ponto de parecer que você parou no tempo. Sabe aquelas empresas qu