O logotipo precisa MESMO ter um significado?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Será que seu logotipo precisa mesmo ter significado? Aliás o que é significado?


Mas primeiro vamos supor que você vende cupcakes há algum tempo e está crescendo as vendas.


Aí você começa a pensar em tornar esse negócio a sua fonte de renda principal. Daí você resolve fazer a sua identidade visual (o que é uma coisa muito positiva)!


Você contrata um designer e este faz a sua identidade visual com um cupcake e o nome "Cupcakes do Seu Nome Aqui".


A marca precisa de um significado?
O seu logotipo é a forma não verbal de deixar a sua marca na sociedade

A questão é: faz sentido fazer uma identidade visual sem significado algum, apenas com um logotipo literal, com o desenho do que você faz e o nome genérico?

E isso pode prejudicar as suas vendas?


Bom, vamos responder por partes: a primeira resposta é não.


Não faz sentido algum você investir em uma identidade visual, pagar caro por ela para se tornar mais uma empresa qualquer no mercado.


Se você quer criar uma identidade visual é porque quer se diferenciar das outras empresas, certo? Pois é!


Não faz sentido nenhum você ter de contratar um designer para fazer a cópia daquilo que você viu e achou lindo em outra confeitaria, sabe por quê?

Porque ninguém quer a imitação, cliente nenhum vai querer a imitação.


Ele quer o original.


Todo cliente, quando vê uma marca, pensa em todos os valores e benefícios que ela agrega a vida dele.


Até mesmo aqueles que compram tênis de réplica da Nike (alô Nike, me patrocina) é porque eles desejam comprar o original, mas não possuem dinheiro pra isso, então eles compram a réplica que possui a marca.


Não importa o tanto que uma lanchonete de esquina imite o Mc Donald's.


O Mc Donald's continuará sendo o preferido e isso não significa que os lanches da lanchonete imitadora sejam ruins, é que simplesmente ela não tem identidade. Resumindo, ela não tem marca.


O que fez o Burguer King atingir a popularidade e se tornar uma opção de fast food, que antes era um monopólio do Mc Donald's, foi justamente seu diferencial: o sabor do hambúrguer é diferente, as campanhas de marketing são inovadoras e inclusivas, o atendimento é mais rápido, o refrigerante é à vontade.


Diferenciais que só o BK possui.

Viu só? Isso é uma marca.



Posso perder clientes com isso?