Como fazer um modelo de negócios (canvas) + PDF gratuito

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Vamos aprender um pouquinho mais sobre empreendedorismo hoje? Aproveitando um pouco desta quarentena para aprimorar e tornar os nossos negócios cada dia melhores, afinal, o que mantem um negócio de pé em meio a crises como esta pandemia a qual estamos passando é organização e, sim, ele mesmo: o modelo de negócios!


Modelo de Negócios Gratuito
Nosso modelo de negócios é muito chic

Antes de tudo, não entre em pânico, não ache que o seu negócio vai falir! É hora de ter pensamento positivo, respirar fundo e cuidar de si mesmo. É apenas uma fase pela qual todos nós iremos passar e que com união tudo será possível de resolver.

Por isso, para acalmar um pouquinho os corações de vocês, trouxe mais uma vez, um conteúdo gratuito para, feito com muito carinho e estudo, para auxiliar quem está aí parado pensando demais nos problemas e pouco na solução, bora lá?



O que é um modelo de negócios?


Um modelo de negócios, também chamado de canvas é uma versão resumida do plano de negócios, que futuramente pretendo trazer uma postagem contando em detalhes.


Um plano de negócios é um documento onde ficará todos os dados da sua empresa: desde sócios e capital investido até estratégias de marketing, canais de divulgação, os produtos que você pretende vender, enfim, uma infinidade de coisas.



E qual é a importância disso tudo?


O principal objetivo do modelo de negócios é justamente avaliar se vale ou não a pena investir neste negócio.


Vejamos: se você possui uma ideia de negócio e coloca todos os gastos no papel antes de começar a abrir a empresa efetivamente, é muito mais seguro do que se você for fazendo tudo "na doida", percebe?


Além disso, caso o seu projeto seja viável, você terá todo o plano de negócios organizado, o que te dá mais estruturas para seguir com o seu empreendimento.


Baixe o seu canvas lindinho clicando aqui.


Como montar o modelo de negócios passo a passo



1. Atividades-chave


Nesta parte devemos colocar as atividades do negócio de forma muito resumida (de preferência em palavras-chave). Por exemplo, aqui na Casa de Lilith, fazemos identidade visual, branding e impressão de papelaria. Simples assim!



2. Recursos principais


Os recursos são os materiais essenciais que você precisa para fazer o seu negócio funcionar. São aqueles recursos que se não existirem, seu negócio não funciona. Vamos a um exemplo daqui do estúdio: preciso de 1 computador, 1 impressora, material de desenho básico e internet. Se eu não tiver esses materiais, não consigo trabalhar.



3. Propostas de valor