Estes dias fiquei pensando em um cliente que tinha um trabalho muito bacana e muito talento para se comunicar.
Ele estava a abrir uma conta no instagram, mas digamos que este cliente era meio "mão de vaca" e tinha dificuldades em entender que era necessário investir um pouco mais no visual para que tivesse sucesso no negócio.
Quando ele chegou até a mim, perguntou se eu podia fazer apenas o logotipo e algumas coisas como redes sociais e cartões de visita, mas mesmo fazendo o investimento, ficou relutante em fazer o investimento completo.
Obviamente porque ele estava começando e não saberia se iria dar certo, mas e se eu te disser que isso é um tiro no pé? Principalmente quando você possui potencial, mas não investe o suficiente por receio de dar errado.
Então, pensando nisso, resolvi escrever este post, porque eu imagino que a maioria dos empreendedores quando iniciam seus negócios, possuem receio de dedicar uma verba para investir em itens indispensáveis como:
Ferramentas de trabalho
Identidade visual e branding
Impressos e embalagens
A maioria pensa que são itens dispensáveis, pouco importantes para as vendas, mas eu posso te garantir que a partir do momento que você muda a sua forma de pensar e entende que estes itens acima são fatores decisivos para um cliente adquirir seus produtos e serviços, você vai entender o motivo pelo qual investir é necessário e precisa ser feito no início da sua jornada.
Investir é fundamental!
Atualmente, abri um outro negócio para me dedicar a minha segunda profissão e, de cara eu percebi a importância que o investimento e dedicação ao negócio são itens fundamentais para que você alcance o sucesso ainda mais rápido.
É lógico, você precisa entender que o seu sucesso não virá do dia para a noite, ok? Será necessário:
Muita paciência
Muita resiliência, principalmente quando as coisas não saem como o esperado
Entender que o investimento feito só voltará daqui a alguns meses, dependendo da situação, até anos
Persistência constante.
Nestes últimos 2 anos eu percebi que o que é mais importante quando temos um negócio não é somente os nossos grandes feitos, mas sim a nossa persistência em mantê-lo, mesmo quando a situação não está das melhores, como está sendo agora em 2021.
Não jogar tudo para o alto e manter a calma é a tarefa mais difícil de cumprir e é essa atitude a que fará o seu negócio se manter de pé.
Se você "jogar tudo para o alto" e esperar o dinheiro vir para poder investir em maquinário ou em um site, por exemplo, há altas chances de que você desanime no meio do percurso, pois os resultados irão demorar para aparecer.
Quando você investe pesado, você não só se motiva a trabalhar mais naquilo (afinal você gastou dinheiro, né?), como também enxerga os resultados mais rápido.
Portanto, o que eu quero passar aqui para você é: invista!
Se você acredita no potencial do seu negócio, não tenha medo, vá fundo na sua ideia, procure negócios de sucesso para se inspirar e siga em frente.
Sabemos que a situação não é das melhores atualmente, mas nunca foi tão necessário investir como agora!
Investir é o que lhe dará estrutura para se manter de pé daqui a alguns anos.
Portanto, investir em:
Novas formas de divulgação
Novos canais de atendimento
Maquinário que facilite a sua vida como empreendedor, seja computadores, máquinas ou softwares
Novas formas de entrega de seus produtos ou novas formas de oferecer os seus serviços
Um bom branding, uma excelente identidade visual para captar e apaixonar novos clientes
Encurtar e tornar mais humano o seu atendimento em um momento onde a empatia é fundamental!
E o fato de ter me preparado emocional e financeiramente para o ano de 2021, pois já sabia que este seria um ano incerto, usei 2020 para me inspirar com novas ferramentas, oferecer outros tipos de serviços além dos que eu oferecia, investi em cursos e aprendizados e continuo investindo aqui todos os dias, seja com conteúdo ou com dinheiro!