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Por que minha marca não cresce?

Atualizado: 27 de mar.

Quando criamos um negócio, desejamos que ele cresça, progrida conforme o tempo, certo? Afinal ninguém quer lutar por anos para manter um negócio meia boca.



Posso te garantir que, infelizmente, na maioria das vezes que um negócio não prospera, é por falta de conhecimento daquele que gerencia, ou seja, você empreendedor.


Claro que às vezes estamos em situações as quais não temos o menor controle, como foi o caso da pandemia que pegou de "surpresa" a maioria das pessoas.


Mas veja bem, em muitos casos (não estou dizendo todos, mas uma maioria) de negócios que fecharam as portas porque foram pegos de "surpresa" eram aqueles que não se modernizaram durante todos estes anos.


Sim, eram empresas de décadas, algumas até tinham mais de 50 anos de existência.


Fiquei pasma de ver que, em plena era do ifood havia alguns restaurantes que sequer tinham um método de entrega a domicílio! Nem mesmo pelos apps. Isso é assustador.


Escolas que não tinham outro meio de contato com os alunos que não fosse presencial. Lojas de roupas que não tinham UMA loja virtual... Gente, essas pessoas pararam no tempo.


E isso é triste, na verdade... Como uma empresa, em plena era da internet, escolhe depender apenas de 1 fonte de clientes?


Estamos na era da informação, onde tudo que procuramos é pela internet.


Atire a primeira pedra aquele que nunca pesquisou um endereço no google, nunca fez uma compra pela internet nos dias de hoje?


E aonde eu quero chegar com isso?


Longe de culpar todos os comerciantes pelas suas próprias falências, longe mesmo, sinto que a maioria realmente não tinha condições de investir um pouco a mais...


Esta é uma realidade a qual é difícil admitir que sim: temos uma parcela de culpa nisso.


Portanto, é necessário ressaltar que:


Colocar a culpa na crise não resolve nossos problemas, apesar dela influenciar negativamente em nossos negócios. É necessário se reinventar.



Empreender é mudar o tempo inteiro


Para ser um bom empreendedor, é necessário ser empático, moderno e criativo! Perceber as oportunidades que surgem através das novas tecnologias é essencial para se ter sucesso.


Não adianta ter apenas um visual bonito, reputação de anos no mercado e tradição se você não se moderniza e se adapta com o tempo.


Aliás, a palavra "tradição" virou sinônimo de conservadorismo, algo que se tornou obsoleto porque não acompanha a evolução do mundo.


Deixe as tradições para a cultura, para a danças, para a culinária, para as religiões. No meio dos negócios, a famosa tradição é bem mal vista nos dias de hoje.


Para empreender, é necessário entender que teremos que estar em constante evolução, reciclando-se o tempo inteiro.


O que hoje você está fazendo e dando certo, provavelmente amanhã não dará mais.

E longe de ser pessimista, esta é a realidade de todos, independente do nicho.


É só observar que o mundo está mudando o tempo todo. A cada hora vemos uma nova proposta tecnológica, um novo remédio dali, uma nova formulação para um polímero acolá.


Aliás você já viu que daqui a 10 anos algumas profissões provavelmente não irão existir mais? Pelo menos não da forma que conhecemos...



Você precisa ser empata


Não estou dizendo aqui que você precisa ser uma Madre Teresa da empatia o tempo todo.


O que eu quero dizer é que você precisa entender que sua empresa trabalhará para outras pessoas e que antes de você vender o seu produto, precisa entender como pode facilitar a vida desta pessoa.


E pessoas tem sentimentos, medos, anseios, necessidades.


São seres humanos que precisam de serviços que tragam melhoria em suas vidas, não importa o nicho de negócio.


Ignorar isso é um completo suicídio do seu negócio.


É fundamental você entender que quem vai usar o seu produto é uma pessoa que cria expectativas a respeito dele, que pode até mesmo imaginar um futuro bri