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Como criar uma marca relevante?

Essa é uma das perguntas que mais recebo no dia a dia!


Afinal criar uma empresa é muito fácil, mas e a marca?

Como tornar o meu negócio não apenas uma empresa qualquer, mas sim uma referência no nicho que este está inserido?





É aí que entra o propósito do branding. O branding é a bola da vez. Todas as startups tornaram o branding popular porque é este quem é capaz de tornar uma empresa uma verdadeira marca.


E branding é um processo que pode levar a vida inteira do negócio! O branding não é como um processo de identidade visual que se faz em 15 dias e está pronto.


Entretanto, não se desespere, pois irei lhe explicar brevemente o que é branding.



Mas afinal, o que é branding?


O branding é muito mais do que uma identidade visual: é uma estratégia de marketing.


O branding proporciona uma personalidade ao seu negócio, de forma que assim que a pessoa veja um post, um comercial, um produto, de cara saiba que pertence a sua marca.


Se engana quem acha que o branding é apenas a identidade visual. Na verdade, a identidade visual é apenas uma das diversas estratégias que tornam uma marca única.


Apenas algumas das principais formas de branding para você ter uma ideia:


  • De caráter visual: identidade visual, cores e formas

  • De caráter auditivo: jingles, músicas, formas de se comunicar, sons característicos

  • De caráter social: o posicionamento da empresa, suas bandeiras e causas, sua missão.


Um exemplo icônico: Harley Davidson


A Harley Davidson, por exemplo, possui o som da sua moto único!


Para vocês terem noção do quanto isso faz parte da marca da empresa, a Harley chegou a patentear esse som, para que nenhuma outra moto possa soar como uma Harley Davidson.


Portanto, assim que você ouvir o som da moto, saberá qual moto está passando, mesmo sem vê-la. Até hoje, não encontrei uma forma mais genial de se deixar uma marca do que essa.



Identidade Visual


Outro muito eficaz também é o de formas e cores, afinal quando se vê cores e formas, principalmente se elas destoarem e serem bem diferentes, conseguimos gravar com mais facilidade e rapidamente associar a marca.


Ao olhar a imagem abaixo, se você já viu nossos pins no Pinterest, provavelmente associará rapidamente esta imagem abaixo com o estúdio.



Por que? Por causa das cores, dos elementos usados, da tipografia que sempre mantenho a mesma.


Isso torna uma marca literalmente relevante na mente da pessoa, afinal, o objetivo principal marca é ficar na mente da pessoa desde a primeiro contato.


É aí que entra a importância da identidade visual para atingir o público como uma marca e não apenas como uma empresa qualquer.


Com o tempo a pessoa, ao ver novamente, irá se lembrar de que aquela marca já lhe é familiar, porque sua identidade visual é uniformizada.


Portanto, investir em branding e identidade visual é fundamental. Não há como fugir desta parte.



Exponha-se


Não literalmente, mas exponha o seu negócio da forma correta, é claro. Deixe as pessoas descobrirem que ele existe.


Não há clientes sem público, portanto mostre a sua ideia para as pessoas!


Uma pessoa precisa ver a mesma marca pelo menos 7 vezes para que ela seja memorizada.

Você deve estar pensando: "ué, mas isso é tão óbvio". Olha, e se eu te falar que eu tinha muita vergonha de expor o meu trabalho? Você consegue acreditar?


Eu morria de medo de ser julgada por aqueles designers mais velhos e chatos (para não dizer "insuportáveis") que se acham melhor do que todo mundo porque ele é um sucesso no behance e fez pós no exterior enquanto eu ainda estou terminando a faculdade de design, apesar dos anos de experiência que tenho, pois fiz outros cursos de design também.


Se subestimar por "não ganhar biscoitos dos outros" ou por ter vergonha do seu produto ou serviço não vai pagar os seus boletos nem vai fazer você se tornar o melhor profissional do mundo, portanto apareça!


E tem outra coisa: se você nunca tentar, nunca vai conseguir, concorda? Então dê uma bicuda nos julgamentos e não aceite julgamentos de quem nunca teve nada na vida.



Seja ÚNICA, exclusiva!


Eu sei, você lendo assim deve pensar: "poxa, mas tudo isso é MUITO óbvio"!


Não, não é tão óbvio quanto parece.


Basta você olhar as empresas concorrentes com você e verá que todo mundo tem uma identidade visual parecida, posta quase as mesmas coisas no instagram e nas redes sociais...


Até os textos se parecem. Personalidade? Zero! Todos fazem as mesmas coisas, falam as mesmas coisas, aff entediante, né?


POXA! Como assim você quer ser diferente copiando as receitas dos demais?

Tenha uma forma diferente de se dialogar, sendo você mesmo, fazendo naturalmente. Não tenha medo de ousar um pouco!


Lógico, a gente se apoia naquilo que dá certo, mas não significa que estagnar-se é uma boa ideia.


Só se você fala muito palavrão, aí se contenha um pouco (eu falo de montes, mas evito aqui porque sobrecarrega o post, sabe como é).


Mas de resto tá liberado! Eu gosto de conversar aqui como se tivesse falando com um amigo, aliás lhe considero um amigo, então aqui tudo é muito natural e isso faz parte da minha marca.


Eu não quero que a pessoa sinta que esteja conversando com uma empresa chata, com um telemarketing e todo aquele atendimento chato e robótico. Somos pessoas e precisamos de um atendimento humanizado.


Essas são algumas das dicas para você começar aplicar no seu negócio. Resumindo:


  • Branding

  • Identidade Visual

  • Se mostrar ao mundo

  • Ser diferente


Acho que se você tiver pelo menos 2 das 4 já está em um bom caminho.

Bom, o post de hoje foi isso, espero ter lhe ajudado e te dado novas ideias, te inspirado, enfim, mudado a sua vida de alguma forma.


Obrigada por ter lido até aqui e até o próximo post.

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