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6 Dicas que eu usava para vender 3 vezes mais no elo7!

Para quem não sabe, A Casa de Lilith começou no elo7 (obrigada elo7, pela força!). Sim, eu comecei por lá vendendo convites e adesivos de confeitaria para festa. Nada a ver com o que eu faço hoje, né?



Ainda tenho meu perfil lá, como vocês podem ver, mas não utilizo-o mais, atualizo de vez em quando, porque ainda recebo muuuitos orçamentos por lá, mas porque passei a receber muitos mais orçamentos pelo instagram e pinterest, além do google, claro!


No começo eu tinha muita dificuldade em fechar um negócio, principalmente porque eu não tinha a menor ideia de como fazer isso.


Eu percebia também que era muito difícil convencer o cliente de que meu trabalho era bom porque eu não tinha avaliação alguma, portanto o primeiro passo foi: capturar avaliações para aumentar a minha reputação, afinal quem é que vai confiar em alguém que não possui avaliação alguma né?



Como capturar avaliações então?


Então aqui está a primeira dica: abaixe o valor de venda a princípio e capture o máximo de avaliações positivas que você conseguir. No começo isso servirá de "investimento"!


Até porque futuramente você poderá recuperar o valor "perdido" aumentando o preço dos seus produtos, porque as pessoas terão mais confiança de comprar de você.


Isso me ajudou muito, porque tinha avaliações a respeito do preço, qualidade do atendimento e agilidade na entrega (tudo que um cliente deseja na vida, né?).



Aumentando as visitas


Depois minha segunda estratégia foi melhorar o posicionamento das meus produtos. Eu percebia que recebia muito poucas visitas, então a princípio tornei a sacrificar um pouco mais os ganhos em troca de estar nas primeiras páginas do elo7!


Aumentando a exposição dos produtos e colocando na opção "Plus" eu obtive muito mais retornos e orçamentos, desta vez não interessados apenas no produto que estava sendo anunciado, mas sim em pedidos personalizados, que me davam muito e muito mais ganhos e de quebra recuperava os "investimentos" na opção Plus.



Melhorando as descrições


Outra tática que adotei depois (deveria ter usado mais ao meu favor antes) eram as descrições. Entenda que o google possui um robozinho que rastreia tudo que você escreve na internet, a grosso modo, este é o famoso SEO.


É uma excelente forma de obter visitas provenientes do google através da pesquisa.


Se você vende um "cartão de visita em papel kraft" é necessário que esta informação esteja na página do produto que você está vendendo e no elo7 possuímos uma área para descrever o produto e outra área para colocar tags do produto.


Esta área é importantíssima e deve ser altamente explorada. Tente especificar ao máximo o seu produto, coloque as regras de compra, enfim TUDO o que o cliente quer saber.


Isso vai te evitar passar horas no chat respondendo as mesmas dúvidas todos os dias e de quebra eleva as suas visitas provenientes do google.


Fora que a sua lojinha parecerá muito mais profissional do que uma loja que não deixa informações de frete, pagamento e entrega para os clientes.

Equipamento


Fotos claras, nítidas e bem tiradas, com uma câmera. Nada de câmera de celular. Eu sei que nem todo mundo pode investir em uma semi profissional, mas se você cogita ter um e-commerce de sucesso, é importante investir em equipamento de qualidade.


E quando falo equipamento de qualidade, leia-se qualidade, não "marca".

Eu mesma não tenho um Imac da vida, mas investi um computador bom, novo, com uma placa de vídeo e processador de alta qualidade que supre minhas necessidades.


Além disso investi em uma câmera profissional e uma lente 50mm que não é das melhores e mais profissionais do mundo, mas me ajuda muito e me traz muito retorno! E não vivo sem minha cinquentinha! <3



Marketing


Engraçado se não fosse trágico, né? Quando comecei a vender no elo7, não tinha identidade visual alguma, nenhuma estratégia. Tudo foi bem improvisado no começo (em casa de ferreiro, o espeto é de pau).


Até porque naquele momento eu não tinha ideia de quem era meu público-alvo ou qual era a minha persona, eu estava em uma fase de testes, não tinha nada a perder, não é mesmo?


Eu só comecei a pensar em uma boa identidade visual quando comecei a segmentar, anotar e perceber quais eram os meus melhores clientes, quem pagava melhor e quais eram os tipos de trabalhos que eu mais gostava de fazer, ou seja, quando eu descobri as minhas PERSONAS.


Essa é uma das dicas que mais irá te ajudar a vender, porque a partir do momento que você descobre a sua persona, você trabalhará melhor, mais rápido e ganhará muito mais do que se você "atirar para todo lado".


Recomendo que leia meu outro post sobre o que é persona e outro post aqui sobre como descobrir a sua persona clicando aqui, não irei me estender muito neste assunto aqui por que não é o objetivo deste post, mas sério, este assunto vai mudar a sua vida!


Leia com sangue nos olhos!


Identidade Visual


Por fim melhorei a minha identidade visual. Como eu trabalho com isso, para mim não teve custo algum, tirando o tempo em que passem em frente ao computador desenhando e escolhendo paletas de cores, além do desgaste emocional para achar algo que me agradasse.


Mas isso teve uma influência cavalar em cima dos meus resultados e vendas. Comecei a vender por um valor muito maior, visto que minha loja tinha um aspecto mais confiável do que as outras, meus produtos estavam sempre em primeiro lugar nas pesquisas e eu tinha avaliações positivas, produtos com fotos claras e limpas, etc.


Ter um logo próprio, ter um cartão de visitas que a cliente recebia no pós-venda, um cartão de agradecimento bem feito, um bom atendimento focado na persona, enfim, tudo isso contribuiu para que este estúdio crescesse e se tornasse o que ele é hoje.


Para muita gente pode parecer pouca coisa, mas só quem é empreendedor sabe o quanto é gratificante ver seu negócio tomando forma aos poucos, a cada dia. ♥


Por isso, se você tiver um sonho, não o deixe morrer porque "não tem dinheiro para realizá-lo". Não dê desculpas para não realizar o seu sonho.

Corra atrás daquilo que te faz feliz. É isso que me move e me faz persistir aqui até hoje, inclusive ajudando outras empreendedoras fazerem o mesmo.


Espero que este post tenha te ajudado, afinal adoraria ter ouvido isso antes de começar! Se você gostou, não deixe de compartilhar nas redes sociais e no Pinterest (nos siga lá) para me ajudar. Caso tenha alguma pergunta


Obrigada por ter lido e até o próximo post!



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