Para quem não sabe, A Casa de Lilith começou no elo7 (obrigada elo7, pela força!). Sim, eu comecei por lá vendendo convites e adesivos de confeitaria para festa. Nada a ver com o que eu faço hoje, né?
Ainda tenho meu perfil lá, como vocês podem ver, mas não utilizo-o mais, atualizo de vez em quando, porque ainda recebo muuuitos orçamentos por lá, mas porque passei a receber muitos mais orçamentos pelo instagram e pinterest, além do google, claro!
No começo eu tinha muita dificuldade em fechar um negócio, principalmente porque eu não tinha a menor ideia de como fazer isso.
Eu percebia também que era muito difícil convencer o cliente de que meu trabalho era bom porque eu não tinha avaliação alguma, portanto o primeiro passo foi: capturar avaliações para aumentar a minha reputação, afinal quem é que vai confiar em alguém que não possui avaliação alguma né?
Como capturar avaliações então?
Então aqui está a primeira dica: abaixe o valor de venda a princípio e capture o máximo de avaliações positivas que você conseguir. No começo isso servirá de "investimento"!
Até porque futuramente você poderá recuperar o valor "perdido" aumentando o preço dos seus produtos, porque as pessoas terão mais confiança de comprar de você.
Isso me ajudou muito, porque tinha avaliações a respeito do preço, qualidade do atendimento e agilidade na entrega (tudo que um cliente deseja na vida, né?).
Aumentando as visitas
Depois minha segunda estratégia foi melhorar o posicionamento das meus produtos. Eu percebia que recebia muito poucas visitas, então a princípio tornei a sacrificar um pouco mais os ganhos em troca de estar nas primeiras páginas do elo7!
Aumentando a exposição dos produtos e colocando na opção "Plus" eu obtive muito mais retornos e orçamentos, desta vez não interessados apenas no produto que estava sendo anunciado, mas sim em pedidos personalizados, que me davam muito e muito mais ganhos e de quebra recuperava os "investimentos" na opção Plus.
Melhorando as descrições
Outra tática que adotei depois (deveria ter usado mais ao meu favor antes) eram as descrições. Entenda que o google possui um robozinho que rastreia tudo que você escreve na internet, a grosso modo, este é o famoso SEO.
É uma excelente forma de obter visitas provenientes do google através da pesquisa.
Se você vende um "cartão de visita em papel kraft" é necessário que esta informação esteja na página do produto que você está vendendo e no elo7 possuímos uma área para descrever o produto e outra área para colocar tags do produto.
Esta área é importantíssima e deve ser altamente explorada. Tente especificar ao máximo o seu produto, coloque as regras de compra, enfim TUDO o que o cliente quer saber.
Isso vai te evitar passar horas no chat respondendo as mesmas dúvidas todos os dias e de quebra eleva as suas visitas provenientes do google.
Fora que a sua lojinha parecerá muito mais profissional do que uma loja que não deixa informações de frete, pagamento e entrega para os clientes.
Equipamento
Fotos claras, nítidas e bem tiradas, com uma câmera. Nada de câmera de celular. Eu sei que nem todo mundo pode investir em uma semi profissional, mas se você cogita ter um e-commerce de sucesso, é importante investir em equipamento de qualidade.
E quando falo equipamento de qualidade, leia-se qualidade, não "marca".
Eu mesma não tenho um Imac da vida, mas investi um computador bom, novo, com uma placa de vídeo e processador de alta qualidade que supre minhas necessidades.
Além disso investi em uma câmera profissional e uma lente 50mm que não é das melhores e mais profissionais do mundo, mas me ajuda muito e me traz muito retorno! E não vivo sem minha cinquentinha! <3
Marketing
Engraçado se não fosse trágico, né? Quando comecei a vender no elo7, não tinha identidade visual alguma, nenhuma estratégia. Tudo foi bem improvisado no começo (em casa de ferreiro, o espeto é de pau).
Até porque naquele momento eu não tinha ideia de quem era meu público-alvo ou qual era a minha persona, eu estava em uma fase de testes, não tinha nada a perder, não é mesmo?
Eu só comecei a pensar em uma boa identidade visual quando comecei a segmentar, anotar e perceber quais eram os meus melhores clientes, quem pagava melhor e quais eram os tipos de trabalhos que eu mais gostava de fazer, ou seja, quando eu descobri as minhas PERSONAS.