5 perguntas que podem te ajudar no processo de branding do seu negócio
Atualizado: 18 de mai. de 2021
Você já tentou diversas vezes construir uma marca sólida e com personalidade mas sente que nunca atinge a mensagem que gostaria de passar?

Essa sensação é comum em quem está iniciando um negócio há pouco tempo e não tem ideia do público que pretende atingir.
Se você não sabe que público-alvo pretende atingir, volte 5 casas (!).
O público-alvo é uma das primeiras coisas que precisamos decidir ao criar uma marca. Como é que essa marca irá se comunicar se ela não pertence a lugar nenhum?
Atirar para todo o lado é a mesma coisa que nada.
Portanto, antes de qualquer coisa, estabeleça que público-alvo pretende atingir e depois disso, decida quem será a persona.
Recomendo este artigo para você começar: como definir o público alvo de uma empresa?
Com esses 2 decididos, volte para ler este post, pois assim fará mais sentido para você e te ajudará de verdade.
Vamos começar?
Pegue papel e caneta (recomendo, pois escrever à mão estimula a criatividade e as conexões) ou abra o seu Word e copie e cole as seguintes perguntas abaixo.
Eu respondi cada uma delas para que você possa ter uma ideia do que deverá fazer e você verá como é fácil decidir essas respostas quando já se tem um público-alvo e uma persona definidas.
Pergunta 1: se a sua marca fosse uma pessoa, quem seria?
Não é fácil separar o joio do trigo, pois nem sempre aquilo que gostamos como "pessoa" é a melhor referência para usarmos na nossa marca.
Tipo eu usar o Neymar aqui como inspiração... oi????
Por isso, precisamos ser coerentes e escolher pessoas que tenham a ver com o nosso nicho ou área de atuação.
Se você atua na área do esporte, talvez o Neymar seja uma boa opção, percebe?
Portanto, se minha marca fosse uma(s) pessoa(s), sem dúvidas seria uma mistura doida da Sophia Amoruso, Ariana Grande e Coco Chanel.
As três possuem personalidades fortes e, mesmo que a Sophia Amoruso tenha seus defeitos, é uma mulher muito inteligente, ousada e inspiradora.