top of page

ARTE • DESIGN • DECOR

 

5 perguntas que podem te ajudar no processo de branding do seu negócio

Atualizado: 27 de mar.

Você já tentou diversas vezes construir uma marca sólida e com personalidade mas sente que nunca atinge a mensagem que gostaria de passar?



Essa sensação é comum em quem está iniciando um negócio há pouco tempo e não tem ideia do público que pretende atingir.


Se você não sabe que público-alvo pretende atingir, volte 5 casas (!).

O público-alvo é uma das primeiras coisas que precisamos decidir ao criar uma marca. Como é que essa marca irá se comunicar se ela não pertence a lugar nenhum?


Atirar para todo o lado é a mesma coisa que nada.


Portanto, antes de qualquer coisa, estabeleça que público-alvo pretende atingir e depois disso, decida quem será a persona.


Recomendo este artigo para você começar: como definir o público alvo de uma empresa?


Com esses 2 decididos, volte para ler este post, pois assim fará mais sentido para você e te ajudará de verdade.



Vamos começar?


Pegue papel e caneta (recomendo, pois escrever à mão estimula a criatividade e as conexões) ou abra o seu Word e copie e cole as seguintes perguntas abaixo.


Eu respondi cada uma delas para que você possa ter uma ideia do que deverá fazer e você verá como é fácil decidir essas respostas quando já se tem um público-alvo e uma persona definidas.



Pergunta 1: se a sua marca fosse uma pessoa, quem seria?


Não é fácil separar o joio do trigo, pois nem sempre aquilo que gostamos como "pessoa" é a melhor referência para usarmos na nossa marca.


Tipo eu usar o Neymar aqui como inspiração... oi????


Por isso, precisamos ser coerentes e escolher pessoas que tenham a ver com o nosso nicho ou área de atuação.


Se você atua na área do esporte, talvez o Neymar seja uma boa opção, percebe?


Portanto, se minha marca fosse uma(s) pessoa(s), sem dúvidas seria uma mistura doida da Sophia Amoruso, Ariana Grande e Coco Chanel.


As três possuem personalidades fortes e, mesmo que a Sophia Amoruso tenha seus defeitos, é uma mulher muito inteligente, ousada e inspiradora.


(Aqui não estou levando em consideração os defeitos pessoais de cada uma, afinal todos nós temos muitos defeitos. Perceba que estou levando em consideração a personalidade.)


Compactuo bastante do que a Sophia usa com relação a visual e gostos musicais, portanto é uma inspiração de moda pra mim.


E Chanel também não fica atrás.


Apesar de suas inclinações pouco progressistas das quais não gosto, foi uma mulher de extrema importância para o mundo da moda pela sua personalidade e sua criatividade.


Sua marca é icônica e atemporal até os dias de hoje! Não se pode negar que ela era uma mulher incrível.


Já Ariana Grande é uma cantora contemporânea e uma boss lady fantástica e que traz muito bem a atmosfera de mulher poderosa e segura de si.


É só ver os clipes dela que você vai notar. ;)



Pergunta 2: se a sua marca fosse um filme ou série, qual seria?


Se a minha marca tivesse a aparência de um filme, provavelmente seria um filme bem fashionista como O Diabo Veste Prada e a série Girlboss.


Já percebeu que eu sou apaixonada por Girlboss, né? Pois é. Amo séries e filmes fashionistas ou com temáticas ligadas ao empoderamento feminino.


Tudo que conecte o mundo criativo com empreendedorismo e o universo feminino me cativa e é essa atmosfera que eu quero trazer para o estúdio.



<