top of page

Vale a pena usar Wix?

Atualizado: 28 de mar

Tem um site no Wix e precisa de um design personalizado, profissional e único para o seu negócio? Então leia até o final porque este post é para você. Aqui irei falar um pouco a respeito da Wix, preços para a criação de sites, dicas e a minha experiência com a Wix. Vamos lá?



O que é a Wix?


É uma plataforma de hospedagem de sites (assim como o Wordpress por exemplo), mas a grande vantagem em relação ao Wordpress é que, segundo as divulgações da empresa, VOCÊ MESMO pode fazer o seu próprio site.


E é verdade.


Você mesmo pode se inscrever no Wix, pagar o preço do domínio, pagar o preço da hospedagem e já começar a montar o seu site, escolhendo alguns temas pré prontos ou criando o seu do zero, sem precisar saber absolutamente nada de programação.


O resultado prometido: site perfeito, fácil de editar, extremamente profissional.


Até aí tudo bem. Seus olhos brilham, você faz a compra da hospedagem, email, domínio e está tudo pronto.


O que esquecem de te falar é que o site é sim facilmente editável, mas não necessariamente seu site será profissional e perfeito como falam no anúncio.


Primeiro porque, cá entre nós, não é todo mundo que tem facilidade em organizar informações, combinar cores e fazer o trabalho de um designer sem nunca ter feito isso antes na vida, certo?


Então em 99% dos casos o resultado é frustrante se você não é um designer ou se não tem facilidade para o design. Seu site fica parecendo um site qualquer, feio e sem graça.


  1. Agora entendam: não estou subestimando a capacidade de ninguém, mas eu, como profissional da área e como usuária do Wix (inclusive este site está hospedado no Wix no momento deste post), muitas vezes encontro problemas em mexer na plataforma, na maioria das vezes por ser limitada demais para o que eu preciso como usuária avançada e profissional de web design.

  2. Também não estou apedrejando o Wix (senão não estava aqui hahaha). Temos que ponderar e notar que, o que é básico demais para mim, pode não ser para você, portanto deixarei aqui minhas observações durante este 1 ano de uso e recomendo que tirem suas próprias conclusões, beleza? :)


Pontos Positivos


1. É muito fácil de mexer. Realmente você edita um site como se estivesse mexendo no Paint.


Com o mouse você consegue puxar, mover, redimensionar e tem várias opções para mudar as fontes, cores e formas dos elementos.


Além disso, os modelos pré-prontos são bonitos e você consegue modificar estes modelos e criar o seu site em cima deles.


2. É prático para quem não quer um site muito complexo. Muitas vezes você é empreendedora solo e não tem tempo de ficar criando site... só quer um site sem muito fru-fru porém atraente para colocar seus serviços.


O wix é uma mão na roda para isso.


3. Você não vai precisar mexer com códigos! Acho que para quem gosta mais de design do que programação é um sonho (no meu caso eu gosto de mexer no código mesmo hahaha), então você vai fazer tudo no editor, sem precisar escrever 1 código sequer.


4. Você paga um pacote que vem tudo. O que eu acho mais eficiente no Wix é que você já paga domínio, hospedagem, email e serviços de uma vez só.


É pratico! Então depois de pago você terá acesso a tudo isso de uma vez sem precisar de DNS e códigos que você não entende nada.


Você já vai ter loja virtual, blog, formulários e aplicativos como o FAQ, que particularmente acho muito eficiente.


5. Tem ferramentas úteis e de simples configuração. É possível pegar uma galeria de fotos, arrastar para o site e facilmente configurar o tamanho, posicionamento das fotos, editar, cortar fotos, mudar o filtro, etc.


As ferramentas de SEO também são muito fáceis de mexer.



Pontos Negativos (para quem procura algo mais avançado)


1. A plataforma é muito "básica" para o valor que se paga. Não é possível colocar um sistema de comentários diferente, como o Disqus por exemplo, além disso não é possível usar apps externos sem dar problemas no site.


Claro né gente, mais uma vez: o que é básico para mim, pode não ser básico para você, tudo depende do que você precisa em uma plataforma.


Se você quer uma loja virtual com mais de 200 produtos por exemplo, corra do Wix.


Se você quer um site com funções muito complexas (tipo um site muito interativo), também não é uma boa ideia.


Mas se você quer um porfolio simples, sem muitos detalhes, ou uma pequena lojinha, o Wix pode te ajudar muito, porque é mais fácil de editar do que ficar mexendo no Wordpress para hospedar 5 páginas.



2. Não pode mexer nos códigos. Para quem é webdesigner, ter acesso ao CSS e o HTML de um site é de extrema importância para seu bom funcionamento e a sua aparência.


Não podemos adicionar sequer um código no site, o que é muito frustrante, mas isso não impede a criação de um bom site!


3. Editor de sites muito pesado. Pensem que eu trabalho todos os dias editando sites e todo dia tenho que dedicar varios gigas da minha memória RAM para o site da Wix... pois é.


4. Sistema Responsivo é muito ruim! Não é possível modificar praticamente nada na versão mobile, apenas ocultar alguns elementos, mexer na página e mudar o tamanho das fontes dos textos.


De resto não é possível adicionar nada... triste.


O outro problema é que sabemos que vida do empreendedor é muito corrida!


Pouco tempo falta para se preocupar com serviços complexos, como o da criação de sites para divulgação dos seus serviços e produtos, por exemplo.


Por isso, o trabalho do designer é de extrema importância para trazer profissionalismo e eficiência nas suas vendas.


"Ah, mas meu sobrinho consegue fazer pra mim de graça."

Seu sobrinho pode até saber fazer, mas jamais (entenda isso) será como um profissional na área, que entende de estratégia, marketing e sabe adaptar cores, formas e textos para cada tipo de negócio.


Lembre-se: investimento baixo, resultados medíocres.


Portanto, INVISTA NA SUA EMPRESA! Nada de ser pão duro se você quer crescer na vida, ok?


Por isso, se você já possui um site no Wix e precisa de um design exclusivo, eficiente e profissional mas tá sem tempo para isso, a gente também faz!


Não deixe de solicitar orçamento na nossa página de contato ou através do nosso WhatsApp (11) 95791 -4246.


Bom, por hojé é isso!


Espero ter ajudado você a ponderar a sua escolha. Na dúvida, teste!


Nunca saberemos se aquilo é bom ou não para nós se não testarmos. É possível criar uma conta na Wix e fazer um site grátis. ;)


Não deixem de compartilhar o post para que mais pessoas possam lê-lo!

Beijos a todas(os) e até o próximo post!

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page