Como escolher um nicho de negócio e lucrar com ele!
- Gabriela Costa

- 10 de nov.
- 4 min de leitura
Se engana quyem pensa que vender para todo mundo é a forma mais eficaz de sucesso para um negócio.

Provavelmente você já ouviu falar naquela frase "Quem atira para todos os lados acerta em qualquer coisa" e essa frase se aplica muito bem a essa situação.
Muitas pessoas começam seus projetos sem uma direção clara e perde o sentido no meio do processo, o que pode levar a falência da empresa.
Se você tem alinhamento, metas e objetivos bem traçados desde o início, você vai ser capaz de prever situações, saber onde e no que apostar e tenho certeza que sua marca vai deslanchar com maior sobriedade e constância do que iniciando em "qualquer coisa".
E é isso que eu vou ensinar para você neste post. Leia com carinho e salve ou compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho, releia sempre que sentir necessidade.
O autoconhecimento é a chave
O ponto de partida para escolher um nicho é olhar para dentro de si mesmo. Quando você trabalha com algo que realmente gosta, a motivação e o comprometimento aumentam, o que faz toda a diferença no longo prazo.
Então pegue papel e caneta e faça o seguinte exercício:
Liste suas paixões: hobbies, temas que você gosta de estudar, atividades que te deixam animado.
Avalie suas habilidades: o que você sabe fazer bem? Quais competências você já desenvolveu?
Identifique temas e assuntos nos quais você tem interesse, mesmo que não tenha tanto conhecimento, o interesse é a ferramenta chave para identificar potenciais nichos.
Tendências de mercado e demanda
Depois de identificar suas paixões, é hora de entender o que o mercado está buscando, dentro dessas paixões que listou.
Por exemplo, se você listou que gosta de culinária e confeitaria, quais são as tendências de mercado do momento?
Procure tendências do assunto que você julga ter interesse
Observe mudanças no comportamento do consumidor
O aumento do interesse por produtos veganos nos últimos anos abriu oportunidades para negócios focados em alimentação, cosméticos e moda vegana. Seria a confeitaria vegana uma solução para você?
Claro que é apenas um exemplo, mas você pode utilizar esse tipo de pesquisa para entender onde você pode solucionar problemas dos consumidores, unindo aquilo que gosta de fazer com o que o consumidor precisa.
Resumindo: não é somente escolher um nicho que você gosta, mas posicionar a marca num nicho que também tem potencial para crescer e gerar lucro real.
Encontrando lacunas
Depois que se escolheu as tendências dentro do nicho que você gosta, é hora de encontrar as "falhas" ou lacunas deste mercado.
Sei que é irresistível ir para onde tem a marior demanda, porque aparentemente essa demanda maior indica mais vendas e mais procura, mas pense que essa demanda pode representar um mercado muito saturado e pode dificultar as suas chances de crescer dentro deste mercado.
Você vai procurar um problema que é muito pouco solucionado ou que existem poucas empresas atendendo aquele problema.
Para isso, é necessário estudar a concorrência para descobrir onde você pode se destacar.
Identifique os principais concorrentes no nicho escolhido.
Analise seus pontos fortes e fracos.
Procure por necessidades dos clientes que não estão ou estão sendo muito pouco atendidas.
Por exemplo, se o mercado de produtos para pets está cheio de opções, talvez haja uma lacuna para produtos personalizados ou serviços exclusivos, como cuidados para animais com paralisia.
Encontrar essas lacunas permite que você ofereça algo único, aumentando suas chances de sucesso e tendo a chance maior de se tornar referência no nicho.
Público-alvo e suas necessidades
Sabendo agora o tema que você gosta e as necessidades dentro deste tema que você escolheu, agora é necessário saber também quem são os seus consumidores, pois isso é tão importante quanto saber o que vender.
O público-alvo define como você vai comunicar, precificar e entregar seu produto ou serviço. Você precisa entender como conversar com essa clientela que está em busca desse seu produto.
Defina o perfil do cliente ideal: idade, localização, interesses, desafios.
Entenda as dores e necessidades desse público.
Pense em como seu negócio pode resolver problemas ou melhorar a vida dessas pessoas.
Por exemplo, se seu nicho é educação online para adultos, seu público pode precisar de flexibilidade e conteúdos práticos, afinal é um público que trabalha, provavelmente já possui filhos e tem demandas mais intensas, ou seja, você precisa pensar nas necessidades deste grupo e a forma como eles procuram produtos e serviços que se encaixem na agenda deles.
Conhecer o público ajuda a criar uma oferta que realmente faça sentido e gere valor.
Testando e validando o nicho escolhido
Antes de investir tempo e dinheiro, é importante testar se o nicho escolhido tem potencial real.
Às vezes, o produto o qual você quer investir está em alta, mas não permite estabilidade e isso pode te levar à falência. Um exemplo?
Quem se lembra da paleta mexicana que foi um sucesso por um tempo e, do nada, desapareceu?
Por isso, tenha em mente que, embora seja algo que tenha uma demanda no momento, não necessariamente significa que seja algo de fato duradouro.
Para testar se seu produto/serviço tem saída:
Crie um protótipo ou versão mínima do seu produto ou serviço.
Use redes sociais, grupos e fóruns para apresentar sua ideia e coletar feedback.
Faça pesquisas rápidas com potenciais clientes para entender o interesse.
Considere lançar uma campanha de pré-venda ou crowdfunding para medir a aceitação do público antes de inaugurar o negócio.
Por exemplo, se você quer abrir uma loja online de acessórios artesanais, pode começar vendendo para amigos e familiares ou em feiras locais para validar a demanda.
Peça avaliações sinceras do que está bom e o que precisa melhorar. Isso vai te poupar muito tempo e dinheiro.
Agora, é hora de colocar essas dicas em prática e dar o primeiro passo!
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