O poder do design no lucro de um negócio
- Gabriela Costa

- 19 de ago. de 2025
- 3 min de leitura

Certamente, você já teve que lidar com uma empresa onde o ambiente é sujo, desorganizado, mal diagramado, questionou o preço dos produtos ou serviços e pensou:
"nossa, mas com toda essa desorganização tá cobrando muito alto" ou "acho que não vale o preço que cobra".
Você já se questionou o porquê disso?
Por que entramos em alguns comércios e aceitamos pagar mais caro pelos produtos enquanto em outros só de entrar, já desistimos de comprar?
O valor sempre está associado ao quanto de esforço o dono da empresa coloca em marketing e o mais importante: a qualidade!
Seja qualidade do produto ou qualidade no atendimento. Mas ainda assim, existe 1 ponto que diferencia os negócios: a beleza e funcionalidade do negócio!
Quem domina esse ponto consegue se destacar ainda mais em meio a tantas pessoas querendo abrir um negócio e eu vou te mostrar porque isso pode te diferenciar e sair na frente dos concorrentes. Vamos lá?
Por que o design pode ser a chave para a sua marca prosperar?
A maioria dos clientes compram por se interessar visualmente pela marca. Isso significa que um visual atraente pode fisgar a atenção e criar uma conexão com a sua empresa com mais facilidade do que com uma aparência amadora e desagradável.
Empresas com uma boa aparência passam uma primeira boa impressão de cara! Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? Neste caso, você tem apenas 1 chance de fazer o seu cliente se interessar na sua marca. É pegar ou largar.
Se o seu concorrente é mais "bonito", o seu cliente vai preferir o seu concorrente, pode acreditar.
Quando temos funcionalidade e design associados, nós facilitamos a vida dos nossos clientes. Seja com um flyer bem organizado, um cartão de visitas com informações relevantes e fáceis de encontrar, uma caixa e embalagem agradável, tudo isso ajuda a nossa marca a se destacar.
Design não é gasto, é investimento!
Quando você olha para o design como empreendedor, normalmente pensa que ajustar a aparência é a última preocupação.
Você acha que o importa é a qualidade do produto/serviço, mas a verdade é que o design pode ser o melhor investimento que você pode vir a fazer, pois, em longo prazo, mudar toda a sua marca visualmente pode:
Confundir a sua clientela. Nós como seres humanos somos muito visuais. Mudar a marca depois do "sucesso" pode afetar a percepcão do seu cliente e fazer ele não reconhecer a marca.
Vai ser MUITO mais caro mudar depois
Quando você for fazer a identidade visual da sua marca após o sucesso, pode ser muito mais caro por conta da quantidade de coisas que você vai ter que mudar de uma vez.
Vai por mim, 9 anos de experiência com este mundo do design para negócios e posso lhe garantir que fazer um design completamente novo em meio ao caos de muitos clientes pode ser extremamente estressante e complicado, pois você vai ter que:
Mudar centenas de páginas de produto na maioria das vezes
Notificar clientes sobre a mudança (eles precisam saber que você mudou)
Mudar todas as suas redes sociais
Vai ter que renovar a marca no inpi (isso é caro)
Mudar e imprimir TODA a papelaria novamente (isso doi no bolso inclusive kkkkk)
Fora outros milhares de motivos que eu passaria o dia todo citando para você. Então, quer uma dica de quem vive na pele essa realidade todos os dias?
Faça a identidade da sua marca enquanto é tempo. Invista pesado nisso e você vai começar a ver o quanto os resultados vão melhorar.
Qualquer dúvida que surgir sobre o assunto, comente abaixo! Será o maior prazer lhe ajudar!




É incrível como um bom design pode simplificar até os conceitos mais complexos. Lembro quando estava ensinando minha irmã sobre diversificação de criptoativos. Ela entendia a teoria, mas na prática, na hora de ver o portfolio, ficava perdida com os valores em diferentes moedas. Foi então que criei uma planilha automatizada para ela. O pulo do gato foi integrar uma API que puxava a cotação em tempo real, de forma similar ao que faz o serviço de bnb to usd do https://paybis.com/pt/bnb-to-usd/0.0067/. Ver o valor total em reais, atualizado e com um design clean, fez com que ela finalmente "clicasse".