Trends de design: muito cuidado ao aderir as tendências na sua marca!
- Gabriela Costa

- 13 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de nov.
Sabe aquele look lindo do Canva gratuito que você não paga 1 real e usa como sua marca? Você sabia que você está empobrecendo a sua marca e isso faz com que os clientes vejam seu negócio como "barato" ou inferior por causa dessa escolha.

Análise ao usar uma cor "do momento"!
Quando eu pensei em aderir um misto do rosa quartzo e o peach na identidade visual da Casa de Lilith eu já sabia que essas cores estavam na moda, mas eu queria inicialmente passar sobriedade e delicadeza, então eu coloquei essa cor na paleta como secundária, sendo minhas cores principais o cinza, branco, preto e marrom, cores sóbrias e que combinam com a minha personalidade e a personalidade INICIAL do estúdio.
Mas o estúdio foi crescendo e eu passei a perceber que essa cor não refletia o meu estilo e personalidade real.
Eu estava sóbria e contida demais e isso não combina com a minha personalidade e estilo de design. Eu sou dramática, moderna, fashionista, gosto de cores escuras ou fortes.
Então resolvi mudar para algo mais moderno, colorido e "minimalista" quando se refere a fontes, textos etc. Ou seja, usei a trend de design para adaptar aquilo que se encaixa com a minha missão.
Ou seja, mudar não é um problema, usar a cor da moda também não, mas é necessário entender o contexto da sua marca e perceber o que não está ornando bem com a mensagem que pretende passar.
Eu posso usar "a cor da moda"?
Até aí não há nada de errado usar alguns trends de design ou a cor pantone que está na moda. O problema começa quando TODO mundo usa essa cor e o pior: em logotipos extremamente padronizados e sem um diferencial.
Sem falar que aquela cor hypada talvez seja completamente fora do ideal para o seu negócio.
Vocês sabem do que estou falando, não preciso nem mostrar imagens. Se a sua intenção é se destacar através de uma MARCA, não faz o menor sentido copiar uma marca que já existe ou que já está manjada, entende?
É que antes de se escolher uma paleta de cores, é necessário muita pesquisa a respeito da psicologia das cores, o tipo de negócio que você tem e qual é o impacto que você pretende causar.
Vejo muitos ateliês utilizando em seus logos essa paleta de cores com rosé gold e, sendo sincera, eu não consigo identificar o que aquele ateliê faz, o que é ruim, porque é sinal que seu possível cliente também não irá entender.
A única coisa que eu consigo pensar é: mais do mesmo. Nenhum diferencial.
A minha dica sobre as Trends de Design
Se você quer se diferenciar no mercado, realmente ter impacto em relação aos concorrentes: não faça igual aos concorrentes.
Obviamente, é legal ver o que dá certo e o que não dá para aquele teu grande concorrente, mas priorize a sua imagem única, que quando a pessoa bater o olho, saberá que aquele trabalho é teu.
Principalmente quando nos referimos a ateliês, a primeira expressão que nos vem a cabeça quando pensamos em ateliês é "peça única" ou "feito à mão".
Poxa, é feito à mão e tem coisa mais linda do que algo feito com todo o carinho do mundo? Nunca se fará uma peça igual a outra!
Faça algo que se assemelhe a isso, busque uma identidade visual que valorize o "feito a mão" com uma letra mais cursiva, enfim, passe um sentimento!
Por isso que eu digo que é importante fazer a sua identidade visual com um designer de confiança.
Não precisa ser aqui (mas se quiser pode hahaha, não deixe de nos chamar clicando aqui e solicitar um orçamento sem compromisso) ou peça indicação de alguém competente, que entrega no prazo e faz acontecer.
Se você gostou deste post, não deixa de conferir os outros que eu escrevo aqui também, todos são destinados a empreendedores e profissionais autônomos que decidiram não ser mais 1 neste mundo e sim um diferencial!
Todos nós somos diferentes uns dos outros e precisamos valorizar isso.
Até o próximo post! Vejo vocês em breve!




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