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Saiba por que talvez você não venda nada pelo Instagram

Atualizado: 27 de mar.

Já percebeu que nos últimos tempos TODO mundo resolveu criar conteúdo para o Instagram?


Virou uma febre! Todo mundo agora quer compartilhar o que sabe, e todo mundo sempre tem uma solução para a sua vida...




Mas ainda assim a realidade de muita gente é: tentar expor seu negócio no Instagram usando todas aquelas táticas que todos os coaches de vendas falam, mas sem sucesso.

Mas é importante ressaltar que nem sempre é culpa sua ou do seu negócio.


Às vezes, você está fazendo tudo certinho e do jeito que deve ser, mas mesmo assim não ontem resultados.

E o prováveis motivos eu vou explicar neste post. Vamos lá?

Por que nem sempre "criar conteúdo" é a solução para vender?


Infelizmente, muitos profissionais de marketing estão te vendendo uma solução que nem sempre é a mais eficaz para o seu negócio. E já eu vou te explicar o porquê:

Porque não existe receitinha mágica para o sucesso, gata!

Por exemplo, se você vende produtos, talvez as dicas que eles te vendem podem ser eficazes, mas tudo é muito incerto, depende do teu tipo de negócio, do quanto você se empenha em vender e do seu talento para vender.

As pessoas vendem (literalmente) uma ideia muito errônea do empreendedorismo, como se fosse algo simples, uma fonte rápida e fácil de dinheiro, que qualquer um pode fazer dinheiro fácil empreendendo, mas isso é a maior mentira que você pode acreditar.

E pior, isso pode te levar a frustração e ao fracasso.

Acreditar que tudo vai ser tão simples e que comprar um e-book irá te fazer o rei do e-commerce é simplesmente ingenuidade, portanto, é necessário ter noção de que empreender requer tempo, muita força de vontade e foco, não basta seguir receitinha pronta e achar que tudo vai fluir depois disso.

Quem nunca ouviu alguém falar "cansei de ter chefe, vou pedir demissão e ser o meu próprio chefe..."

Mal sabe o coitado que agora ele terá milhares de chefes: os seus clientes.

Enfim, onde eu quero chegar com essa introdução longa?


Que nem sempre o seu nicho de negócio foi feito para ser divulgado no Instagram.


Resumindo: o habitat natural do seu negócio NÃO é no Instagram!



Quer um exemplo prático?


O estúdio que você está visitando neste exato momento. Para nós designers, criar conteúdo para o Instagram não faz o menor sentido, sabe por que?


Porque o meu trabalho é altamente visual e meus clientes não procuram conteúdo, procuram pela imagem.


Os meus novos clientes, que são o meu público-alvo não vem até a mim por causa de conteúdos de valor no Instagram.


Eles chegam até a mim porque viram uma foto de um cartão de visita no google ou viram um logotipo de algum cliente e gostaram ou foi indicado por um cliente nosso.

Portanto, para que eu vou criar conteúdo no Instagram se eu não vendo pelo conteúdo e sim pela IMAGEM?

Já percebeu que muitos coaches de vendas falam mal de um Instagram "que só posta produtos"? Mas ué, como você vai vender os seus produtos se você não postá-los?

Ou seja, a questão não é apenas criar conteúdo e sim ser criativo com o seus produtos.


Tirar excelentes fotos vai te fazer vender SIM, ter uma boa identidade visual vai fazer você vender SIM, sabe por que?

Porque o Instagram é VISUAL. É extremamente visual. As pessoas estão lá para ver fotos. Por isso, não caia nesta conversinha de quem quer vender e-book para você. Nem sempre é verdade este negócio de criar conteúdo.

Eu falo isso porque eu vejo um monte de profissionais criando conteúdo e no final eles atraem o que? Mais profissionais. Porque os conteúdos que eles postam atraem profissionais do ramo, não os clientes.

Ou aquelas empreendedoras que compartilham como elas fazem seus produtos, o que acaba atraindo mais profissionais do ramo dela ou pior: pessoas que querem tudo de graça, não querem comprar dela.


Querem o conteúdo gratuito apenas e nada mais.

Portanto, reanalisar o que você está postando pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Analise o que o seu cliente ideal gostaria de ver.

Mas eu vendo serviços, e agora?


Provavelmente se você vende serviços, é mais difícil postar fotos do que você fez, aí você não tem outra escolha a não ser criar conteúdo.

Mas aí você precisa ter um diferencial, faça um conteúdo que deixe o cliente com um gostinho de "quero mais". Não se entregue de bandeja, senão você não vai vender.

Também não poste coisas muito técnicas, porque senão o efeito é rebote, você vai acabar atraindo os seus colegas de profissão. Foque no seu cliente ideal. É ele que importa.


Quais são as dúvidas destes clientes? O que eles precisam saber para valorizar o seu serviço e pagar por ele?

E o mais importante de TUDO: mostre os resultados!


Mostre como o seu produto funciona, mostre a sua eficácia e o porque o cliente deve comprar de você. É isso que importa para ele.

Não adianta ficar se exibindo com seus milhares de seguidores se você não mostra resultados.


Ter 10000 seguidores não é garantia de ter 10000 clientes (se fosse assim seria ótimo).

Eu vejo muita gente se importando mais com os seguidores do que os leads.


Eu te digo isso com muita propriedade, porque o estúdio tem 570 seguidores no Instagram, mas quase metade deles são ou já foram clientes. Ou seja, tenho uma média de 200 clientes!

Agora de que adianta eu ter 10000 se todo esse povo é pra "encher linguiça"? Percebe que é muito relativo este negócio de ter engajamento no Instagram?

Então devo parar de investir no Instagram?


Jamais, eu acredito sim que as redes sociais têm um potencial imenso de divulgação gratuita. É uma das formas mais baratas de marketing atualmente, porque você pode usar o engajamento ao seu favor.

Mas não caia nesta cilada de ficar aficionado no engajamento, com sangue nos olhos para ganhar seguidores.



Primeiro cuide da aparência da sua empresa.


Mostre para os seus clientes o quanto você é confiável, depois cuide bem da imagem dos seus produtos e o restante virá naturalmente.

Se tiver dinheiro para investir, compre uma câmera ou pague um fotógrafo de produtos, mostre a preocupação que você tem compromisso os seus produtos e a sua empresa. Tudo isso importa.

A imagem vale mais que mil palavras! Leve essa frase clichê a sério.

Têm milhares de empresas maravilhosas por aí que só postam fotos de produto e mesmo assim engajam muito!


Quer um exemplo? A @carimboselimoes que vende carimbos personalizados e, se você olhar o Instagram da empresa só tem fotos.

E são fotos lindas, profissionais e que agregam um valor imenso para a empresa e seus produtos. E o mais importante: vendem.

Por isso, esqueça essa ladainha de ter a obrigação de criar conteúdo para vender. Tudo é relativo!


Você precisa encontrar aquilo que se encaixa melhor com a SUA realidade.

Às vezes você vende muito mais pelo Facebook do que o Instagram, só que todo mundo não para de falar no IG e você acaba indo com a onda e sai no prejuízo.

Ou às vezes compensa muito mais ter um blog do que ter um Instagram ou Facebook (o caso do nosso estúdio aqui, cof cof).

Portanto minha amiga, seja esperta, enxergue a estratégia que funciona pra você e corra atrás dela.


Não procure fórmulas prontas, porque tá cheio de gente por aí querendo tomar seu dinheirinho suado para lhe vender uma solução que não se encaixa na sua realidade.


Então como posso descobrir a melhor estratégia?


Tentativa e erro. Acho que é a melhor forma de descobrir é testando. Teste tudo!


Teste o Instagram, teste fazer um site, anúncio pago no Google, teste o Facebook, o LinkedIn, Pinterest, Tiktok, veja o que flui resultados para VOCÊ. Não para seguir a modinha.

Já parou para pensar que o Instagram neste momento já tá saturado de gente fazendo a mesma coisa e que existem milhares de terrenos vazios e férteis por aí na internet para você vender seu peixe?

Não perca tempo, teste! E leve essa dica para a sua vida. ;)

Espero ter te ajudado! Se te ajudou e te deu um insight, não deixe de compartilhar esse post nas redes sociais e deixar o seu amor aqui nos comentários.

É sempre um prazer imenso escrever aqui, te espero no próximo post!! :)

Beijos!

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