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Qual é a diferença entre logomarca, logotipo, logo, slogan e tagline?

Atualizado: 27 de mar

Eita, eis aqui um post muito conceitual! Hoje vamos entender de uma vez por todas quem é quem.



Afinal logomarca e logotipo são a mesma coisa? Tem diferença entre slogan e logo? Enfim, vamos descobrir agora.


O que é logotipo, logo ou logomarca?


Um logotipo, também chamado de logo ou logomarca (erroneamente, porém muito conhecido dessa forma), é o desenho somado ao texto que representa a sua marca.


Quer um exemplo? Aqui na Casa de Lilith Studio o logotipo é a borboleta junta ao texto ACASADELILITH. Esse é o nosso logotipo.


O "logo" na verdade significa "MARCA" e é aquele desenho da borboleta que você vê ao lado do texto ACASADELILITH. Já o "tipo" você deve imaginar que seja o próprio texto, já que "tipo" significa isso mesmo. Lembra de tipografia? Pois é!


Por isso que é "errado" chamar logotipo de logomarca, porque na verdade você está sendo redundante. Falar logomarca é como falar "marca marca" ou "descer para baixo".


Porém, eu mesma nem ligo para isso. Acho que logomarca, logotipo, enfim, chame como quiser. O que importa é a pessoa entender do que se trata.


Vejo muitos designers ficarem P's da vida quando ouvem um cliente falar "a logomarca". Qual é o problema em falar assim, ué?

Se a mensagem foi transmitida com sucesso é isso que importa.



Agora, o que é tagline?


A tagline provavelmente você desconhece, mas já viu diversas vezes. A tagline geralmente está abaixo do logo e mostra ao consumidor do que se trata aquela marca.


Sabe quando você vê uma marca FULANO DE TAL e "calçados" escrito embaixo? Esse "calçados" é a tagline.


É isso. Simples assim! A tagline serve para a pessoa entender do que se trata a marca.


E o que é slogan?


Bom, o slogan é até famoso, porque vemos slogans o tempo todo na TV como o da Nike "Just Do It", do MC Donald's que é "amo muito tudo isso", da Coca-Cola, da Magazine Luiza, enfim, diversas marcas usam muito o slogan para reforçar uma ideia, um conceito.


O slogan não é nada mais do que uma frase que é curta porém transmite uma ideia, um call tô action (compre, faça, venha, etc), ou uma frase de impacto emocional.

Ultimamente, não vejo muito as empresas usarem slogans até porque caiu um pouco de moda. Antes, os comerciais na tv precisavam chamar atenção para captar os clientes.

Por isso, fazer frases chicletes e impactantes atraiam as pessoas por se identificarem com a marca.


A internet veio e mudou um pouco esse conceito de fazer propaganda, então trouxe o marketing de uma forma mais envolvente, com mensagens mais tocantes e engajadas do que simplesmente um monte de gente cantando um jingle sem noção e falando o slogan da marca no final...


Vocês até devem pensar em uma marca em específico quando eu me refiro a isso, né? Eu sei, pois é. Bem ultrapassado, pouco cativante e até sem noção.


Por isso que existe uma importância em estudar marketing e entender o que se torna trend e aquilo que vira obsoleto, mas isso é um tema para outro post, senão ficará muito extenso o conteúdo.


Espero ter esclarecido as dúvidas e, caso tenha sobrado alguma, não deixe de perguntar.


Beijo e até o próximo post!

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