O que faz um designer e qual é a influência deste profissional na minha empresa?

Atualizado: 8 de jul. de 2020

Já deixo avisado que este post é longo e tem como objetivo explicar o que é um designer, o que faz e quais são os benefícios de ter um designer para cuidar da parte visual da sua empresa.


Vira e mexe surge alguns clientes que classifico como "difíceis", não por serem pessoas ruins (jamais inclusive, tenho sorte de ter ótimos clientes), mas por não entenderem a função do designer, acabam arrastando e prejudicando o processo criativo.


E para você não cometer este erro, que nomeio como "o erro do empreendedor de primeira viagem", trouxe aqui um pouco do que faz um designer, pra que serve, o que estuda (o que come e onde é o seu habitat).



Antes de tudo, precisamos saber que, assim como a as engenharias, existem vários tipos de designers:

  • Designer gráfico - trabalha com projetos gráficos, identidade visual, estamparia, diagramação de livros, revistas, papelaria e impressos.

  • Designer de interiores - trabalha com projeto, decoração de ambientes internos (e em alguns casos externos também) e móveis

  • Designer de games - trabalha com criação de jogos, modelagem 3D e criação de personagens.

  • Designer de moda - trabalha com projeto de roupas, calçados, acessórios e estampas.

  • Designer de joias - projeta brincos, colares, pulseiras, relógios, etc.

  • Designer de interfaces - trabalha com a criação da interface de aplicativos móveis

  • Web Designer - trabalha com a criação de layout para sites (não faz desenvolvimento de site, apenas a parte visual)

  • Designer de produto - projeta móveis, utensílios, máquinas e ferramentas, enfim, projeta 99,9% das coisas que estão no seu redor neste momento.

Design tem relação com projeto.


O designer projeta coisas. Na verdade o celular, tablet ou o mouse que você está segurando agora enquanto lê foi projetado por um designer. A cadeira que você senta, o aplicativo que você usa, até mesmo o livro que você lê. Que coisa doida né? Tudo ao nosso redor foi projetado por um designer (mas todo mundo só valoriza os engenheiros...)!

Ai você pergunta: tá, mas projeta de que forma?


Simples: o designer trabalha com desenhos de projetos e tem como objetivo torná-los mais ergonômicos e atraentes. Isso significa que o design serve pra deixar as coisas mais bonitas e o mais importante: funcionais.


Imagina usar uma cadeira de dois pés, um livro com uma paleta de cores horrível de enxergar ou um um app que você não consegue usar porque além de bagunçado, possui botões pequenos demais para os seus dedos.


De que adianta ser bonito se não funciona, né não?


Além disso, o designer utiliza de outros fatores para tornar o projeto mais bonito e funcional.


São fatores técnicos que dividimos com outras áreas como a engenharia e o marketing.


Áreas que não tem nada a ver uma com a outra, mas no design elas se complementam e se ajudam.

Usamos técnicas de marketing para melhorar a capa de um livro ou CD e utilizamos técnicas de engenharia para fazer uma cadeira por exemplo.

Ou seja, o objetivo do designer é tornar o projeto bonito e funcional em todos os sentidos, sejam eles físicos ou visuais.