Home Office: dicas para tornar o trabalho em casa mais agradável

Atualizado: 6 de jul. de 2020

Boa parte do trabalho realizado aqui no estúdio é feito na minha casa. Muitas clientes não sabem disso e, quando descobrem, ficam surpresas por acharem que aqui é uma mega empresa com dezenas de funcionários. Mas a realidade é bem diferente...


home office: como tornar mais confortável o seu escritório e ser mais produtivo

A realidade é essa: trabalho sozinha e me desdobro em mil para postar aqui semanalmente, atender os orçamentos, responder os clientes, postar nas redes sociais, ir aos correios, pensar no logo que preciso entregar na próxima semana, desenhar os cartões de visita de outra cliente, enfim. É uma correria.



Mas como conseguir dar conta de tudo isso sem enlouquecer?


Antes de tudo, mega ultra importante: gostar do que faz, é claro! Para mim não é um "porre" fazer o que faço. Eu adoro o que faço e fico mega feliz quando lembro que sou paga para fazer aquilo que gosto.


Óbvio que tenho dias que quero largar tudo e desistir, mas todo profissional passa por isso... bate a insegurança às vezes.


Portanto, não adianta de nada ter um mega escritório estilo Pinterest se o que você pretende fazer nele te estressa e te deixa triste ou cansada. Eu sou adepta do "faça o que você gosta SEMPRE, não importa o que aconteça".


Por outro lado, não adianta gostar do que faz e alugar um mega escritório no bairro mais chic da cidade se você ama mesmo é trabalhar com os seus gatos pulando na mesa (eu amoooo, é a melhor parte do meu dia ♥ )!


Sua produtividade será menor em um ambiente que não se sente bem.


Enfim, um mega parênteses neste texto né? Mas é importante colocar isso em pauta. Se você estava procurando um sinal do universo para começar a fazer aquilo que gosta, este é um sinal do universo. <3


Mas hoje eu vim mesmo é dar algumas dicas para tornar o seu home office ainda mais confortável e fazer o seu trabalho, mesmo se você ainda não faz aquilo que gostaria de fazer.



0. Organize


Zero! Porque é mais do que importante, é básico! Cara... eu sei como é, chega ser até cliché, mas é ULTRA fundamental.


É papel de rascunho, lista de afazeres e um monte de canetas espalhadas na sua mesa, mas comece ter, todos os dias, o de arrumar a sua mesa APÓS terminar o seu trabalho.


Eu sei como é, no final do dia você estará morta, cansada, mas é o momento certo para guardar tudo e preparar o seu home office para o dia seguinte.


Sabe por que? Porque é muito mais legal acordar cheia de energia e ver seu escritório arrumadinho e aconchegante te esperando para começar o dia. Experiência própria. Arrumo todas as noites, religiosamente, 10 min antes de terminar o expediente.



1. Tenha horário


E quando eu falo definido é esquema CLT mesmo. E não, aqui não existe esse negócio de "sou meu próprio chefe". Na verdade você terá dezenas de chefes: os seus clientes.


Se você quer ter sucesso fazendo home office, é necessário estipular tarefas e os tempos certos para cada uma delas, caso contrário, você se perderá nas tarefas e irá trabalhar o dobro do necessário.


Tenha uma rotina e estabeleça qual hora vai acordar, qual hora vai almoçar e quanto tempo irá trabalhar por dia (e por semana).


E o mais importante: tenha um dia de folga! Desligue os celulares e telefones, deixe no automático no Wpp Business. Você precisa descansar também.

Isso lhe dá segurança e a sensação de controle maior, afinal não temos alguém para dizer o que devemos ou não fazer.


Então seja você mesmo esta pessoa. Não trabalhe "24 horas" como muita gente romantiza por aí, isso só vai te dar estresse, doenças físicas e emocionais e o pior, a produtividade e motivação diminui.


Dinheiro NENHUM vai conseguir se equiparar ao valor da sua sanidade mental. Lembre-se disso.



2. Decore