Dica maravilhosa para você fazer o máximo de tarefas em um dia só!

Não querendo me gabar (longe disso, pois sou uma mortal como qualquer um de vocês), mas comandar um estúdio de design com site, blog, WhatsApp, Pinterest, Instagram, Linkedin, email, correios, gráfica, entregas, atendimento e outras mil coisas sozinha é coisa de doido, concorda?


Foto por Ann Nekr

E manter tudo isso intacto, funcionando, requer algumas metodologias de produtividade, porque se eu não me planejar eu fico louca!


Sim, eu fico prestes a surtar, mesmo gostando do que eu faço.


Trabalho é trabalho, né mores?

E gente, não é normal a gente trabalhar 16h por dia não...


O ideal é 8h com 1h de pausa para almoçar e desconectar do trabalho, além de pequenas pausas de 2 a 5 min a cada 30 min de profunda concentração para desconectar o cérebro e descansar!


Isso sim é produtivo e saudável!


Ficar forçando o seu cérebro a fazer aquela tarefa que não está saindo só vai te deixar mais nervosa, irritada e o resultado será desastroso, portanto o importante é soltar quando você sentir que o negócio não tá fluindo.


E uma das técnicas de produtividade que eu mais utilizo não é apenas uma, mas "várias que adaptei para a minha realidade".


Eu gosto de praticidade quando se refere a tarefas. Odeio coisas muito mirabolantes.

Ok, tem gente que gosta de planilhas, planners e outros escritinhos bonitinhos, canetas coloridas, etc.


Eu detesto! Hahaha, comigo não funciona, não adianta, já tentei e não rola!


Por exemplo, eu odeio post-its, mas amo listas de "to do it" porque consigo enxergar o que é prioritário, o que eu posso esperar um pouco mais e o que dá para ser jogado para o dia seguinte.


Não posso chamar de "metodologia própria" porque seria muito egoísta da minha parte, mas chamo de uma metodologia mista meio doida, já que envolve uma série de métodos já existentes que mesclados, dão muito certo para mim!



Minha metodologia de produtividade


  • Geralmente, na noite anterior, principalmente se for no domingo, já começo a dividir os meus afazeres em três prioridades: os muito urgentes, os urgentes para esta semana e os que precisam ser feitos mas não há pressa.


Exemplo, tenho um logo para entregar com urgência impreterivelmente até o dia 19 e outro cartão que preciso entregar a arte final até sexta-feira e um trabalho para a semana que vem, então eu organizo a minha lista diária com base no primeiro item e, se sobrar tempo, faço os demais.


  • Depois de escolher o que será feito essa semana e o que será feito na próxima, eu estabeleço o que deve ser feito todos os dias, como por exemplo atender um cliente, responder emails, enviar a arte. Então eu sempre faço isso primeiro (todos os dias) antes de começar qualquer outro projeto do dia.


Isso me ajuda a ter um momento da rotina só para responder orçamentos, atendimento, tirar dúvidas e responder emails.


  • Eu ainda separo os itens da minha lista por "velocidade da operação". Supondo que eu preciso escrever um contrato e responder um email, então eu irei responder o email primeiro porque este segundo é muito mais rápido.


Meu lema é: se a tarefa puder ser feita em 5 minutos, então faça logo para se livrar.

Sempre faço aquilo que pode ser feito o mais rápido possível, porque assim você se livra da tarefa e já fica livre para concentrar naquilo que demanda mais energia.


O bloco de tarefas


Ter um bloquinho de to-do list é fundamental para te animar no dia dia para fazer as suas tarefas. Isso te ajuda a perceber o quão produtiva você está sendo no seu dia a dia sem precisar de um planner de centenas de reais.


Eu fiz o meu mesmo, mas você pode comprar o seu bloquinho pronto ou se quiser a gente faz o seu também por aqui, com seu logotipo, bem bonito!


Aliás vou deixar uma arte de graça para você imprimir e usar. É um bloquinho tamanho a5 que pode ser utilizado frente e verso.


Basta você imprimir e usar.


Recomendo usar aquelas folhas de sulfite que estão com 1 lado delas já usado, porque além de você anotar as suas tarefas do dia, economiza papel e diminui o desperdício.


Portanto recapitulando:


  • Organize seu dia na noite anterior, assim você já acorda sabendo o que vai fazer primeiro

  • Use um bloco de anotações para separar as tarefas e risque sempre que concluir alguma (isso vai te dar uma sensação maravilhosa de controle)!

  • Priorize as tarefas por urgência e depois pela facilidade de serem executadas

  • Faça primeiro as tarefas do dia que são rotineiras e demandam menos tempo, assim sobra mais tempo para fazer coisas mais complexas e importantes


Eu tenho certeza de que se você aplicar essas práticas, seu dia a dia será muito mais produtivo e você se sentirá realizada de fazer as suas tarefas, porque é muito gratificante riscar as tarefas da lista.


E por hoje é só, post curtinho, porém necessário.


Espero que você tenha gostado!!

Beijo!

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