Em tempos de quarentena, boa parte das pessoas que trabalham em regime CLT estão fazendo home office e enquanto acham esta forma de trabalho maravilhosa e muito mais produtiva, alguns estão arrancando os cabelos por conta da procrastinação e dificuldade de administrar o tempo entre o trabalho e as tarefas domésticas.
E eu, que trabalho há anos desta forma acredito que posso te ajudar um pouco com as minhas dicas (que são as dicas que a maioria dos empreendedores segue também).
1. Reserve um local
Não é porque você está em casa que vai se comportar como se estivesse em um dia de folga. Creio que seja justamente por isso que grande parte das pessoas tem dificuldade e preguiça de trabalhar em casa.
Não há necessidade de colocar uma roupa social e sapatos, mas tenha a postura de quem está trabalhando, afinal, no seu trabalho você não fica assistindo a TV o dia todo, né?
Reserve um espaço só para isso, (silencioso de preferência) com uma mesa e uma cadeira, que fique o mais longe possível da sua cama ou sofá. Parece bobeira, mas o fato de estar longe da TV e da cama já te ajuda a ficar focado por mais tempo.
2. Faça uma lista do que precisa ser feito hoje
Ter uma to-do list é essencial para entender quais são as tarefas do dia e como você precisa administrar este tempo para completar.
Sabendo disso, a gente tem um presentinho para você: uma to-do list gratuita que pode ser baixada clicando aqui. Você pode imprimir em casa e usar todos os dias, sempre que precisar.
Eu mesma, antes de dormir, escrevo no meu bloquinho a data e a lista de tarefas que precisam ser feitas sem falta no dia seguinte.
Isso me ajuda a saber o quanto falta para terminar um projeto. Riscar cada tarefa concluída me deixa muito feliz!
3. Bloqueie as redes sociais
A não ser que você seja social media ou trabalhe no setor de atendimento ou marketing da empresa, ter as redes sociais disponíveis a todo momento só irá te trazer procrastinação.
Por isso, use aquele famoso "timer" que já existe no android 9 ou baixe aplicativos que bloqueiam as redes sociais a partir de um certo tempo ou horário como o AppBlock, por exemplo.
Aí você me pergunta: mas e no computador? No computador também temos a solução! Há dois apps: o StayFocused e o Block & Focus para PC que você consegue instalar no chrome. Aí cabe a você não abrir o Firefox, né?
4. Peça ajuda aos familiares
Trabalhar em casa pode ser maravilhoso para quem tem filhos, por exemplo. Consegue ficar mais perto das crianças e vê-las com mais frequência.
Porém, sua vida pode se tornar um inferno caso não haja compreensão dos familiares, principalmente aqueles que acham que você "passa o dia inteiro na internet".
Se você mora com parentes (adultos) e tiver como se trancar em um quarto enquanto estiver trabalhando, faça.
Vai te ajudar a não se dispersar no seu trabalho por conversas fiadas dos parentes ou discussões que te fazem esquecer onde você havia parado.
Para as crianças maiores, é possível pedí-las para que não o atrapalhe enquanto estiver trabalhando e chamar só em casos emergenciais. Assim que concluir o trabalho, você pode dar toda a atenção do mundo para os pequenos. <3
5. Pequenas pausas
Não é porque a gente está trabalhando em casa que precisamos ficar 24h na frente do computador, até terminar o projeto.
Gente, como vocês já sabem, sou da área criativa e criatividade não é uma fonte inesgotável. Se eu ficar forçando a minha mente a criar alguma coisa, entro em parafuso, porque isso estimula o bloqueio criativo.
Aí não compensa ficar olhando para a tela do computador e forçando meu cérebro.
É necessário pausar um pouco, talvez uns 15 a 20 minutos e beber água, comer alguma coisa, molhar as plantinhas, brincar um pouco com os meus gatos, e por fim voltar a atividade quando estiver menos cansada.
6. Dê a si mesmo uma recompensa
Quando terminar todo o trabalho e riscar tudo que estiver na lista, presenteie a si mesmo com um bom banho, uma comida gostosa e saudável ou até mesmo uma conversa boa com as pessoas que você ama.
Vai te deixar muito feliz depois de tanto tempo isolado e em silêncio, principalmente se você for aquela pessoa sociável e extrovertida, que não aguenta ficar parada. Para os introvertidos (para mim, por exemplo) é fácil, mas para os extrovertidos é um baita desafio.
E o post de hoje é isso. Como vocês já devem imaginar, não estou de quarentena por causa do Coronavírus.
Na verdade, minha vida mudou pouca coisa, pois estou sem ir ao curso à noite. Trabalho em casa e sei as dificuldades que tenho para conciliar trabalho e vida pessoal.
Então espero que este post sirva de ajuda a todos, inclusive o pessoal que trabalha em CLT, empreendedores que possuem espaços físicos e se viram obrigados a fazer home office por conta da quarentena.
Agora é um esforço que faremos e pode nos custar bastante, mas no fim vai valer muito a pena.
É isso, obrigada a todos!
Desejo sorte, prosperidade e saúde a todos nós!
Beijos e até a próxima!
Comments