Como se diferenciar de seu concorrente?

Atualizado: Mai 21

Afinal, todo mundo tá na internet hoje, mas como fazer o cliente escolher você e seu negócio ao invés do concorrente?


Como se diferenciar da concorrência
Foto por Ivan Samkov

Como se diferenciar daquele que faz as mesmíssimas coisas que você e pior, ainda te imita buscando roubar sua clientela usando preços mais baixos.


Uma coisa que aprendi na base da prática, afinal também tenho um negócio é: se você faz algo diferente, uma hora vão começar a te copiar e ainda colocar o preço pela metade.


Não importa o quão específico e inovador é aquilo que você cria. Portanto, lide com isso ou ficara doida(o). Hahah!


Então o que fazer para continuar sendo diferente? Já que todo mundo usa as mesmas estratégias para vender, as mesmas redes sociais, os mesmos produtos...


A dica principal é: seja um caçador de oportunidades.

Para empreender, você precisa estar constantemente buscando novos solos para pisar, novas habilidades e serviços que você poderá oferecer, porque caso contrário você ficará para trás.


Se você ficar choramingando porque o concorrente te copiou e tá na sua frente, você só irá ficar para trás mesmo. Portanto, busque novas oportunidades e novas formas de vender o seu produto.


Mas a pergunta é: como?


E é agora que lhe darei algumas dicas fundamentais que me fazem não depender diretamente de uma única rede social ou do instagram para vender, por exemplo.


Vamos lá



1) PARE de fazer o que tá todo mundo fazendo


Sim parece loucura ou clichê, mas é verdade. Se você faz o que todos estão fazendo, irá se tornar, adivinha só, mais um fazendo...


Portanto se está todo mundo está no instagram se matando para ganhar engajamento em um meio super saturado de pessoas que parece que tem mais gente lá querendo vender produto do que comprar, saia de lá, busque formas inovadoras e mais fáceis de divulgar o seu produto.


Uma dica DE OURO que posso lhe dar: crie um site!


Tenha o seu próprio domínio! Além de lhe dar autoridade, você poderá ter mais uma fonte inesgotável de clientes: o Google!


Posso lhe garantir que 70% dos meus clientes hoje em dia me encontram no Google, então foi um dos melhores investimentos que eu fiz.


E diferente do instagram, o qual seu post da semana passada não tem mais engajamento algum, o google só cria engajamento conforme vão passando os meses!


É engajamento a longo prazo, muito mais direcionado e menos concorrido do que o instagram.


Portanto encontre um local pouco explorado e faça dele seu novo método de captar clientes.



2) Ser autoridade é fundamental


Como é que seu cliente vai te preferir se você não tem aperfeiçoamento, se você não tem base, cursos, eventos, programas diferentes?


Uma outra dica que eu sempre dou é: SE COLOQUE NA POSIÇÃO DE CLIENTE.


Pense muito bem: você contrataria a si mesma(o) para fazer este tipo de serviço?


Será que você teria capacidade e formação suficientes para realizar tal tarefa ou vender tal produto?


Se você não sente confiança em si mesmo, o que dirá o cliente, concorda? Então busque ter autoconfiança fortalecendo a sua base e seus conhecimentos.


Fazer cursos, comprar uma matéria prima de maior qualidade, fazer investimentos em maquinário e mostrar a qualidade do seu trabalho é o que te torna excepcional.



3) Invista na sua aparência!


Investir em sua identidade visual também demonstra o quanto você se importa com o serviço que oferece e o quanto você confia no seu trabalho.


A identidade visual é um critério de peso para um cliente escolher comprar com você ao invés do concorrente, porque nós seres humanos somos extremamente visuais!


Quanto mais você demonstra que sabe do que está falando, que confia no seu trabalho e, por isso, investe nele, mais autoridade você terá, melhor será seu trabalho e, consequentemente os clientes irão preferir você!


Quando se é autoridade e excelência em um assunto, NÃO existe concorrência!



4) Busque novos horizontes


Se tá todo mundo criando aquele mesmo conteúdo que o seu ou se o seu produto foi copiado, é hora de mostrar para o que veio: crie algo com ainda mais qualidade do que costuma fazer.


Se você vende algum produto, convém aprimorar algum material daquele produto para que ele se torne o original, o melhor e o mais desejado pelas pessoas.


É tipo havaianas, as cópias estão por aí, mas todo mundo prefere ela porque é a pioneira.


Se você vende algum serviço, convém aprimorar o seu serviço, fornecendo algum tipo de pequeno serviço adicional, subindo levemente o preço, de forma que os clientes vejam o benefício em contratar 2 serviços pelo preço de 1.


É importante mostrar para o mundo que o seu cliente, quando te contrata, ele precisa se sentir muito importante e até mesmo se sentir em um patamar diferente dos demais, porque ele tem aquele produto e os outros não.

E é isso que faz as pessoas se tornarem fãs do seu negócio. É fazer com que elas se sintam a última bolacha do pacote!



5) Procure novas formas de vender o seu produto constantemente


Eu sempre procuro formas de aumentar o valor agregado do meu serviço, porque sei que com o passar do tempo, certas coisas se tornam ultrapassadas e obsoletas.


Por isso, eu invisto sempre em novas técnicas, novos serviços para oferecer! Atualmente estou aprendendo JavaScript e programação, porque quero me aperfeiçoar em design digital.


E a partir daí, em breve, quando eu me sentir mais firme é claro, irei lançar mais 1 tipo de serviço novo aqui no estúdio.


É o fato de nunca me conformar com o que eu já faço que me faz procurar novas técnicas e, consequentemente, novas modalidades de serviços!


Portanto, nunca se canse de buscar coisas novas, é isso que te fará diferente e exclusivo.


Esqueça os copiadores. Logo, logo, eles verão que viver de cópias não traz valorização, pelo contrário, torna o profissional apenas mais um que te copiou!


É isso, espero que tenha te dado alguma ideia.

Confie em você mesmo que vai dar tudo certo! Boa sorte!

Beijo e até o próximo post!

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