top of page

Como saber se tenho perfil para empreender?

Atualizado: 26 de mar.

Você tem dúvida se tem ou não o perfil empreendedor? Tá vendo todo mundo abrindo seus negócios, tem vontade de abrir também mas fica aquela pulga atrás da orelha? Este post é para você.




 Como saber se tenho perfil para empreender?

Graças à internet, podemos hoje abrir nossos negócios com uma facilidade absurda e vender para o mundo todo, mesmo se a sua empresa mora na sua garagem. Que maravilha (obrigada, internet por existir).


Com essa onda, surgem milhares de pessoas dizendo que faturam horrores na internet vendendo seus produtos.


A questão é: será que você também nasceu para ser empreendedora?


Por isso, trouxe alguns traços de personalidade de pessoas que tem o perfil empreendedor e você verá se bate com a sua personalidade.


Obviamente isto não é um teste com validade psicológica. É apenas um post para te mostrar alguns dos traços de personalidade que pessoas empreendedoras possuem, beleza?


Então vamos lá!



1. Você não gosta de rotina


Ser empreendedora é estar imersa em uma montanha russa diariamente, portanto se você é aquele tipo de pessoa viciada em previsibilidade e tarefas repetitivas ou precisa de uma rotina estável para se adaptar, pode ser que não se dê tão bem com o mundo do empreendedorismo.


Todos os dias, você atenderá pessoas diferentes, resolverá pepinos diferentes e nunca, NUNCA um dia será igual ao outro!



2. Você é criativo e estrategista

Sabe aquela pessoa que tem uma gambiarra (no melhor sentido) para tudo? É uma pessoa que tira ideias dentro do fundo do poço? Enxerga oportunidades e cria estratégias únicas?


São pessoas assim que evoluem no mundo dos negócios, pois precisamos estar prontos para agir criativamente sob qualquer problema que surgir.


E neste caso, não há gerente, supervisor ou o dono para resolver, o problema é 100% seu.



3. Você é um bom vendedor


Eu sempre bato na tecla que, antes de ser uma empreendedora ou designer, eu sou uma vendedora. Para o seu negócio fluir, é necessário vender e, se você não sabe fazer isso, irá a falência.


Por isso, para ser um bom empreendedor é necessário saber vender, conhecer bem o seu produto e mostrar a sua eficácia para os clientes. :)


Aprender e saber vender é FUNDAMENTAL.



4. Você tem sangue frio para lidar

com faturamentos irregulares


Acho que de todos, este é o mais fundamental e talvez o maior motivo da falência de muitos negócios!


Se você acha que ser empreendedora será um mês com o faturamento maior que o outro, está entrando em uma doce (e triste) ilusão.


Ter um negócio é faturar 10 mil em uma semana e no mês seguinte só 500 reais.

Se você é do tipo de pessoa impulsiva, que não tem controle sob os gastos e gasta tudo que tem ou é do tipo que precisa ter um valor estável todo mês para dormir em paz, talvez o empreendedorismo não seja uma boa opção para você.



5. Você é autodidata


Você deve ter paixão por aprender, pois para se tornar um grande empreendedor é necessário buscar conhecimento constantemente e se aperfeiçoar a cada dia para poder vender ainda mais.


E não digo apenas na área em que atua, é em TUDO.


Eu aprendo sobre design, mas aprendo sobre finanças, sobre marketing, artes visuais, direito do consumidor, comportamento, vendas, etc.


Tudo isso molda meu negócio e o faz tornar cada dia melhor.



6. Você consegue ficar só por bastante tempo


Se você quer ser empreendedor, ainda mais se for individual, é necessário aprender a adorar a própria companhia, caso contrário terá muita dificuldade em se concentrar se você é uma pessoa muito sociável ou dependente emocionalmente.


Claro, não é necessário ser um eremita, mas tenha plena noção de que passará um bom tempo consigo mesmo e que isso será essencial para se concentrar nas estratégias.


7. Você quer empreender porque gosta,

e não pelo dinheiro


Tá aí a chave do sucesso, se é que você estava procurando. Para ser um bom empreendedor é necessário pensar menos em riqueza e mais em amar o que faz e saber o principal: porque faz.


Eu tenho o meu negócio porque eu AMO o que eu faço, amo trabalhar desta forma, amo atender meus clientes, amo fazer absolutamente tudo relacionado a ele.


Ter um propósito, uma história e um motivo de persistir é o que faz um negócio se tornar uma empresa especial.



8. Você tem autonomia


Sabe aquela pessoa que tem total autonomia? Ninguém precisa dizer nada para ela fazer as tarefas ou criar alguma coisa.


Ela simplesmente vai lá e faz, sozinha, com total autonomia e vontade própria.


Se você é uma pessoa proativa neste sentido, meus parabéns!


Porque além de ser um traço de personalidade maravilhoso, é um claro sinal de que se dará muito bem no mundo do empreendedorismo.


Para ser um bom empreendedor, é necessário traçar metas e realizar tarefas sem que ninguém tenha que ficar te cobrando para fazer.


Lembre-se: você não vai ter um chefe para lhe ditar as regras, que dita as regras é você mesmo.



9. Você tem prazer pelos desafios


Empreender é um desafio diário, porque você não tem a menor previsão do que irá acontecer, diferente de um emprego CLT que temos tarefas diárias delegadas pelo chefe e, quando somos demitidos sem justa causa, temos direito ao seguro desemprego.


No empreendedorismo você não tem certeza de absolutamente nada.


Obviamente, com os anos, você consegue ter estimativas de faturamento por exemplo, mas você nunca saberá os desafios que terá que enfrentar.


Por isso, ter muito amor (muito amor mesmo, não estou brincando) pelas incertezas e pela adrenalina de pisar em terrenos que você não conhece, se arriscar e criar estratégias é essencial para ser um bom empreendedor.



10. Resiliência


Se você desiste fácil das coisas, perde a motivação depois de acontecer um problema ou perder dinheiro com algo, talvez convém pensar se empreender é mesmo para você.


Vai ter dia que você estará triste, com a autoestima baixa e inseguro, mas faz parte! Tem dias que atendemos clientes horríveis também, que sugam nossas energias e nos deixam mal por horas, até por dias, mas também faz parte.


Se você realmente tem o sonho de se tornar grande um dia, é necessário passar por certos perrengues de cabeça erguida.


E sim, tá tudo bem chorar, ficar triste e se achar um fracasso! É a vida e tudo é temporário.


Você não precisa estar bem o tempo inteiro, porém não deve jogar tudo para o alto na primeira dificuldade que encontrar.



Empreender é diferente de ser arrogante


Desabafando aqui, eu não gosto da forma como as pessoas (principalmente do ramo de negócios) classificam o perfil empreendedor como alguém tão seguro de si a ponto de ser arrogante.


Desculpe-me, mas ser arrogante é diferente de ser confiante em si mesmo. Ser líder é saber estimular pessoas com cordialidade e respeito, não pisá-las.


Se você acha que empreender é ficar mandando nos outros, pisando e ofendendo pessoas porque você é o dono do negócio, provavelmente sua empresa irá a falência.


Empregados desmotivados atendem mal, os clientes se sentem mal com o péssimo atendimento e param de comprar no seu negócio. Resultado: você irá a falência.

É isso! Espero ter lhe ajudado sobre o assunto e desmitificado este perfil, porque eu vivo esta realidade e venho de uma família de empreendedores.


Além disso, leio sobre o assunto tirei alguns aprendizados de outros empreendedores.


Tem muita romantização do perfil empreendedor, mas a realidade é bem diferente.

Não confie muito em testes de empreendedorismo também, porque há muita romantização e tudo depende da área que você atua.


Acredito que se você se encaixa com a maioria dos tópicos deste post, é certeza que você se dará bem no seu negócio.


Antes de tudo, quem precisa acreditar no seu negócio é você mesma. Não sou eu, nem sua família, mas você.


Este é o post de hoje, agradeço por ter lido até aqui.

Beijocas e até o próximo post!

Se inscreva para

receber os nossos

posts novos :)

 Tudo certo! Obrigada pelo envio!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

bottom of page